Olá a todas J
Numa das aulas de estudo meio decidimos continuar a exploração dos cinco sentidos, uma vez que este tema constava na planificação semanal de turma. Neste dia abordamos a visão fazendo a ponte para as pessoas invisuais. O nosso objetivo seria que os alunos percebessem que as pessoas invisuais passam por algumas dificuldades no seu dia-a-dia pois a sociedade onde vivemos não está adaptada à diferença. Foi um momento de grande partilha, com testemunhos dos alunos e das professoras acerca dos problemas que estas pessoas enfrentam e o que podem fazer para com conseguir ter uma vida o mais normal possível.
Realizamos uma pequena atividade na sala onde a turma foi dividida em dois grupos e dentro desses grupos, metade dos alunos foram vendados para que através de alguns objetos, descobrissem o tipo de textura: liso, rugoso ou macio.
Como forma de voltarmos ao assunto inicial da aula, realizamos uma atividade a pares, fora da sala, no corredor da escola. O colega que estava vendado deveria ouvir as indicações do seu par para que se movimentasse num determinado espaço. Foi bastante prazeroso observar a alegria das crianças e a implicação que depositavam na atividade. Quando forneciam indicações ao colega, tinham bastante cuidado para que este não fosse contra algo ou se magoasse. Como estávamos perto da hora de almoço, a indicação que deveriam dar de seguida, seria conduzir o colega até ao refeitório. Normalmente as crianças vão em fila para o refeitório (regra imposta pelo Colégio) e este dia foi diferente. Cada para chegou separadamente consoante as indicações dos colegas e os alunos sentiram um prazer enorme em conduzir o amigo ao seu lugar.
O outro sentido explorado, numa outra aula, foi o do paladar. Os alunos tinham à sua disposição três frascos com sabor amargo, doce e salgado. Através de um conta-gotas, estes sabores eram provados e, no final de todos os provarem, juntos, tirávamos conclusões. Tal como a atividade anterior, esta também aconteceu com uma conversa prévia para percebermos as ideias dos alunos. O facto de utilizarmos o conta-gotas foi algo novo para os alunos pois nunca tinham estado em contacto com este material e adoraram a forma como este era utilizado. Queriam provar uma segunda vez os sabores e estavam realmente implicados e felizes.
Em relação a estas atividades fazemos um balanço muito positivo. Tentámos estar mais atentas às crianças dos nossos estudos de caso, sempre com incentivos e elogios, e atentas a qualquer reação da sua parte.
Espero que nos vossos contextos consigam sentir as vossas crianças felizes como nós sentimos neste dia e em muitos outros J
Bom trabalho!
Beijinhos