Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013
Olá meninas,
Com este post pretendemos dar a conhecer como trabalhamos o Natal com os nossos alunos.
Já que estamos tão perto do Natal, os alunos começaram por ouvir a canção “Pó de Estrelas”, de Maria Vasconcelos. Optámos por esta canção, uma vez que aborda alguns símbolos do Natal e também permite trabalhar com os alunos a “partilha” que há nesta época do ano. Além disso, é uma canção engraçada, percebendo-se bem toda a letra.
A partir dessa canção foi pedido às crianças que sublinhassem as palavras que estavam relacionadas com esta época festiva. Posteriormente, foi dado a cada aluno uma pequena árvore de natal numa folha de papel, onde tinham de colocar as palavras da área vocabular de Natal. Cada aluno decorou e colou a sua árvore no caderno.
A partir de algumas palavras da canção também trabalhámos a classificação de palavras quanto ao número de sílaba, a classificação morfológica dessas mesmas palavras, a classificação de palavras quanto à sílaba tónica e a conjugação de verbos.
Ainda neste mesmo dia, os alunos elaboraram uma quadra com algumas palavras da área vocabular de Natal. Essa quadra foi colocada num símbolo relacionado com o Natal (bola ou sino), que serviu para decorar uma árvore de Natal que foi colocada na porta da sala.
Além disso, também trabalhamos a pintura, a colagem e o recorte com os alunos. Estes pintaram alguns desenhos alusivos ao Natal, como por exemplo: pai natal, presépio, bota e vela. Para estes desenhos encontrava-se disponível algodão para que os alunos pudessem colocar nos seus desenhos. No final, os alunos recortaram esses desenhos, que foram utilizados para decorar a sala. Os alunos, em alguns destes desenhos, tinham espaço para dar asas à sua imaginação, por exemplo, na bota de Natal. Optámos por dar a bota sem enfeites para que o aluno pudesse ser criativo na sua criação.
Considerámos importante desenvolver a criatividade dos alunos, pois assim conseguirão ser adultos com uma grande capacidade de imaginação e com facilidade em resolver os problemas. Para desenvolver a criatividade nos alunos, o professor tem um papel importante.
Concluindo, os alunos gostaram destas atividades, sendo isso visível através das suas expressões. Salientamos a audição da canção, pois foi algo que os alunos gostaram muito, na medida em que pediram para repetir.
E nos vossos contextos desenvolveram alguma atividade relacionada com o Natal?
Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira