Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Situação observada - importante refletir

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2012
Situação observada - importante refletir

 

Na semana passada fomos visitar os nossos meninos do ano passado (Pré-escolar). Estivemos a falar com a educadora e apercebemo-nos que os meninos que passaram para o 1º ano não estão a ter tanto sucesso como seria de esperar.
 
A educadora sempre trabalhou muito com os seus alunos, explorando com eles diversas áreas que proporcionam uma melhor preparação para a entrada no 1º ciclo.
 
Analisando e comparando esta situação com a experiência que tivemos no início deste ano com a entrada de crianças para o 1º ano surgiram-nos algumas questões que gostaríamos de partilhar com vocês e de saber também as vossas opiniões. No fundo deparamo-nos com esta situação e achámos importante refletir sobre ela e partilhar convosco.

 

A realidade do 1º ano no início do ano letivo, como em todos os outros anos e ciclos, varia de acordo com o contexto e com os alunos. Cada aluno tem um nível de desenvolvimento, um ritmo de aprendizagem diferente. A acrescentar a estes aspetos se, como era o nosso caso, os alunos vierem de jardins-de-infância diferentes, o professor tem ainda que ter em conta que nem todos os alunos trabalharam os mesmos conteúdos e os que trabalharam pode não ter sido da mesma forma; que uns alunos podem estar mais desenvolvidos numa área do que outros.
 
Tendo tudo isto em consideração, o professor do 1º ano tem de trabalhar as bases, a propedêutica com os alunos. O que pode ocorrer aos alunos que já estejam mais desenvolvidos se desmotivados com estas estratégias e regridam um pouco. Isto pode levar a que os resultados não sejam os esperados nestes alunos.
 
Na nossa opinião, algo que ainda é realidade no nosso país e que nem sempre é benéfico são as salas de aula com anos de escolaridade distintos. No caso que referimos no início do texto, a sala comporta uma turma de 1º ano e outra de 4º ano, sendo que a de 1º é reduzida. Nesta situação acreditamos que o professor deverá ter uma maior preocupação com os alunos do 4º ano, uma vez que estes terão provas e precisam de ser preparados para o ciclo seguinte. Contudo, o professor poderia rentabilizar os conhecimentos destes alunos para motivar e ajudar os alunos do 1º ano.
 
Tendo em consideração os professores que estão neste momento a exercer a profissão, e sabendo que muitos deles não têm os conhecimentos que nós temos em relação ao pré-escolar, acham que é benéfico para as crianças prepará-las tanto no pré-escolar sabendo que depois no 1º ano os professores irão regredir um pouco nos conteúdos a ensinar e assim desmotivam os alunos?
 
Do nosso ponto de vista, o professor do 1º ano deveria inicialmente fazer o diagnóstico dos conhecimentos e desenvolvimentos da turma para depois, se necessário, organizar a turma em grupos (podiam estar formados/definidos no espaço ou não) com diferentes níveis e adaptar as atividades a cada grupo, sendo que estaria a trabalhar o mesmo conteúdo. Caso os alunos conseguissem atingir o mesmo nível de desenvolvimento voltaria a trabalhar da mesma forma com toda a turma. Assim não desmotivaria nenhum aluno, uma vez que as atividades seriam adaptadas.
 
O que achamos crucial é que o professor seja flexível, se adapte aos alunos, aplique diversas estratégias adequadas aos alunos, e que para além de trabalhar com a turma como um todo (o que também é importante) trabalhe também com cada aluno em particular tendo sempre em atenção e consideração os conhecimentos que este já adquiriu. O professor deve partir sempre daquilo que o aluno já sabe.
 
Por tudo isto, consideramos que é importante preparar bem as crianças no pré-escolar para que no 1º ano não tenha tantas dificuldades e o professor possa consolidar melhor os conteúdos.

 

Aguardamos as vossas opiniões.
 
Ana Lisete e Ana Margarida

tags: , , , , , ,

publicado por anagama às 17:37
4


Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSTag 1º ciclo