Olá meninas,
mais uma longa etapa chegou ao fim! Esta semana também ela foi longa e dedicada à época natalícia. Na segunda-feira, escutaram a história O primeiro Natal dos animais de Benoît Debecker. Esta é uma versão do Natal que apresenta vários animais, alguns não conhecidos pelas crianças (e.g.: morsa, preguiça), de uma forma cómica e voltada para o ênfase de caraterísticas físicas e comportamentais (“Na noite de natal, se vires um pontinho encarnado a cruzar o céu a grande velocidade, é o PAI NATAL DAS PULGAS.”). Esta história prendeu a atenção de todas as crianças e mesmo as mais pequenas fascinaram-se com a simplicidade do conteúdo textual e das ilustrações.
Na segunda parte da manhã, as crianças construíram o seu presépio, que ficou muito bonito, pois algumas figuras foram feitas em barro, designadamente: a figura do Menino Jesus e a manjedoira. Estas crianças adoram tudo que envolva trabalhos manuais, empenhando-se verdadeira e ativamente. Mais tarde, puderam criar o seu presente e colori-lo em tons de dourado e prateado com os carimbos de natal (vela, pai natal, duende, estrela, sino) e, ainda, pulverizar as imagens carimbadas com purpurinas da mesma cor. Os presentes ficaram muito lindos! E, se pensam que apenas estas crianças desejam bens materiais dispendiosos, aqui vai um pedido de uma criança, “um [simples] chocolate”. Que presente tão docinho…
Esta atividade foi realizada a par com a primeira e assim as crianças puderam auto-organizar-se e mobilizar-se conforme as atividades que, no momento, desejavam realizar. Este é um passo muito grande, quando estamos perante crianças de tão tenra idade e que em setembro tinham muita dificuldade em respeitar regras e organizar-se pelas áreas da sala.
Na 3.ª feira demos continuidade à atividade de construção do presente e, ainda, escutaram a história Nasceu o Menino Jesus. Esta história foi apresentada no sentido de ser retratada pelas crianças na Festa de Natal,. As crianças surpreenderam-nos por saberem escolher e definir bem o papel que queriam desempenhar. Os adereços envolveram-nos ainda mais durante a encenação desta peça de teatro. Para além disto, puderam contactar e cantar várias canções de Natal entre as quais uma nova intitulada we wish a merry christmas. Algumas crianças foram mesmo capazes de pronunciar bem certas palavras, talvez devido a terem irmãos mais velhos já no ensino formal. Tudo isto revela que as crianças são possuidoras de muitas capacidades e o que é necessário é recorrer a estratégias para despoletar isto.
Na 4.ª feira, voltamos à encenação da peça de teatro, de forma a que as crianças comecem a memorizar as suas falas e, acreditem que algumas são longas!
Hoje, dia 16, foi a Festa de Natal, a apresentação da história e das canções de Natal, perante muitos pais e os colegas mais velhos da Escola do 1.º CEB dos Areais, decorreu de uma maneira harmoniosa, embora as crianças se tenham sentido intimidadas perante tantas pessoas e tenham recusado proferir as suas falas. O que importa é que as crianças mostraram as suas potencialidades, se divertiram e divertiram. No fim de todas as apresentações, incluindo a dos outros anos, decorreu o lanche partilhado e os pais também puderam se juntar. Certamente, este é um dia que quer nós adultos quer as crianças não se esquecerão!
Andreia Alcobia e Sónia Correia