Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2011
Reflexão sobre a 10ª semana de intervenção (de 12 a 14 de Dezembro)

 

A 10ª e última semana de intervenção (do dia 12 ao dia 14 de Dezembro) foi da responsabilidade da Joana, sendo que ambas planificamos juntas, como é habitual.
Esta semana foi muito especial e intensa, uma vez que foi uma semana de preparação para o Natal e de despedida, sendo esta a última semana de intervenção com as crianças.
 
Assim, os temas de trabalho desta semana foram os seguintes:
 
2ª Feira:
·         9h00 – 12h00: Apresentação dos projetos realizados pelas crianças, com as árvores genealógicas das suas famílias;
·         13h00 – 15h00: Ensaios para a festa de Natal.
 
Iniciámos a manhã de segunda-feira com a apresentação dos projetos realizados pelas crianças, com as árvores genealógicas das suas famílias.
Cada criança construiu a sua em casa e os resultados foram formidáveis! Desde cartolinas, a puzzles, a móbiles e até a árvores verdadeiras... As crianças demonstraram uma criatividade enorme e, sobretudo, uma motivação elevadíssima para a realização desta proposta. Estavam todas muito entusiasmadas por apresentar a sua família, sendo que cada criança apresentou a sua à turma, e no final de cada apresentação, a turma poderia colocar questões.
Esta atividade durou a manhã toda, uma vez que todas as crianças tinham perguntas para fazer sobre as famílias dos elementos da turma. Foi uma manhã muito divertida!
Durante a tarde, realizou-se o ensaio de uma dança africana, que seria a coreografia apresentada pelas crianças no dia da festa de Natal.
 
3ª Feira:
·         9h00 – 10h30: Conclusão da análise do livro: “O Segredo do Rio”;
·         11h00 – 12h00 e das 13h00 – 14h00: Revisões de Matemática;
·         13h00 – 15h00: Ensaio para a festa de Natal.
 
Na terça-feira de manhã, procedemos à conclusão da leitura e análise do livro “O Segredo do Rio”, de Miguel Sousa Tavares (livro trabalhado desde o início do período).
Lemos as últimas páginas do livro, depois fizemos a interpretação desse mesmo excerto e as crianças preencheram, ainda, um questionário de auto-avaliação, onde puderam descrever os aspetos que mais gostaram no livro, os que menos gostaram e ainda apresentarem cinco argumentos para aconselhar um amigo a ler o livro. Depois, puderam ilustrar a parte que mais gostaram.
Durante a segunda parte da manhã e um pouco da tarde, cada criança resolveu uma ficha de revisões de Matemática, dado ser importante praticarem com frequência os conteúdos trabalhados este período.
Durante o resto da tarde, o tempo foi disponibilizado para o ensaio para a festa de Natal, que se realizou no dia seguinte, quarta-feira.
 
4ª Feira:
·         9h00 – 12h00: Elaboração de postais de Natal;
·         13h00 – 15h00: Visualização do filme: “Gnomeu e Julieta”;
·         15h00 – 17h30: Preparação para a festa de Natal;
·         17h30 – 19h30: Festa de Natal, com crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, professores e família.
 
Normalmente, o nosso horário às quartas-feiras é apenas durante a manhã, mas esta semana decidimos ficar todo o dia, uma vez que era o último dia de intervenção e as crianças iam ter a sua festa de Natal ao fim da tarde.
A manhã de quarta-feira teve início com a elaboração de postais de Natal. Ensinámos às crianças a técnica do Origami, ensinando-lhes a construir árvores de Natal, Pais Natal e flores, sendo que depois as crianças utilizaram a construção que mais gostaram e construíram os seus postais de Natal, com a colagem dessas mesmas construções em cartolina. Sendo que existe uma criança na turma que pertence a uma religião onde o Natal não é festejado, a criança construiu flores em Origami e executou na mesma o seu postal, mas destinado aos pais, sem motivos natalícios.
            No início da tarde, demos uma fotografia nossa com todas as crianças a cada uma delas, sendo que atrás cada uma continha uma mensagem personalizada. As crianças ficaram muito sensibilizadas e, portanto, foi uma tarde muito intensa, onde foram esboçados muitos sorrisos, mas também algumas lágrimas.
            Ao longo da tarde vimos o filme “Gnomeu e Julieta” escolhido pelas crianças e, depois das 15h00, começámos a ajudar a vestir e a pintar as crianças, para a festa de Natal.
            O tema da festa era “O Natal pelo mundo”, sendo que a nossa turma teve que representar o continente africano. Logo, foi realizada uma coreografia para uma música africana, e as crianças vestiram-se a preceito, com cores e cabelos africanos.
            A festa começou por volta das 17h30, e estivemos sempre presentes para ajudar as crianças e para viver esse mesmo momento com elas.
            Depois da festa terminar, as crianças, juntamente com os pais, vieram despedir-se de nós e o momento difícil chegou... a despedida!
            Foi um momento muito complicado, tanto para nós como para as crianças... Adorámos esta experiência, a turma e serão, sem dúvida, sempre muito especiais!
 
            Terminou mais uma etapa, agora resta-nos entrar em força na seguinte: A elaboração do nosso relatório de estágio!

tags: , ,

publicado por ritagoncalves às 17:39

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post