A décima semana de intervenção foi da responsabilidade da Elisabete.
Nesta semana, como já tinha acontecido na semana anterior, continuámos com os trabalhos referentes à época Natalícia.
Na segunda-feira, contámos-lhes uma história intitulada: “Pinheirinho de Natal” – uma adaptação de António Torrado utilizando a ferramenta powerpoint.
Era uma vez um pinheirinho que vivia num bonito canteiro, num jardim de uma aldeia.
Era pequeno mas viçoso, luzidio e verde, muito verde!
Todos os habitantes desta aldeia gostavam e admiravam o pequeno pinheirinho. Este era diferente de todos os outros: parecia querer dizer a todos os que passavam por ali: «Bom dia!».
Então, todos os anos pelo Natal, as pessoas daquela aldeia, enfeitavam-no com fitas coloridas e brilhantes, com bolas de todas as cores e lindos laçarotes vermelhos.
O João, um menino traquina era o seu maior admirador. Trazia sempre a sua grande e bonita estrela dourada, para que fosse colocada no ponto mais alto do pequeno pinheiro. Este ficava resplandecente e todos achavam que era o pinheiro de Natal mais espetacular das redondezas.
Orgulhoso de tanta admiração e carinho, o pinheirinho sentia-se o mais feliz dos pinheiros... Esticava os seus braços vigorosamente e suspirava de satisfação!
As suas raízes estenderam-se, saudáveis e fortes, e este cresceu, cresceu...
Alguns anos se passaram e o pequeno pinheiro havia-se transformado. Tornou-se num pinheiro robusto e muito, muito alto! As pessoas, pouco a pouco desinteressaram-se e deixaram de lhe dar importância. Já nem era enfeitado no Natal.
Mas o João não desistia... Continuava a pedir à mãe algumas fitas e bolas, que colocava nos ramos que conseguia alcançar. O pinheiro apercebendo-se que o tinham abandonado, começou a sentir-se cada vez mais triste. As suas folhas iam pouco a pouco perdendo o brilho. Já não tinha alegria de viver...
Certa noite de Natal, lamentava-se o pobre pinheiro da sua pouca sorte, quando de repente, viu que algumas estrelas lindas e brilhantes se desprenderam do céu e, rodopiando numa dança maravilhosa, poisaram suavemente nos seus ramos. Sentiu uma verdadeira felicidade a espalhar-se por todo o corpo...
Todos olhavam maravilhados e completamente pasmados para o que estava a acontecer...
Ao verem isto, todos compreenderam o seu erro.
A partir desse altura, todos os anos pelo Natal, aquele pinheiro é o mais bem enfeitado e o mais bonito pinheiro de Natal de todo o mundo… e para agradecer canta a canção:
“Pinheirinho, pinheirinho”
FIM
No final da história, o grupo respondeu a algumas questões e comprovou-se que estiveram muito atentos! Para além disso, tiveram a fazer o registo gráfico. A cada criança foi-lhes dada uma folha com um pinheiro onde tiveram de o enfeitar. Tiveram oportunidade de dar uso à sua imaginação e criatividade decorando o pinheirinho com purpurinas, glliters, algodão e lápis de cor. O resultado final ficou muito engraçado.
Na terça-feira, continuámos com as decorações de Natal em que cada menino pôde fazer um Pai Natal ou uma Rena, consoante a escolha. A cada menino foi-lhe entregue uma folha com os membros do Pai Natal ou da Rena que, inicialmente, teve de pintar, depois, recortar e, por último, montar. As crianças mostraram-se bastante motivadas e implicadas no decorrer da atividade.
Depois, foram à biblioteca ouvir uma história dinamizada pelo professor bibliotecário. A história chamava-se “A prenda de Natal do Henrique Semprespera” que nos fala da história de um menino que deixa um presente de Natal ao Pai Natal. O Pai Natal quando vê a prenda que o Henrique lhe deixou, fica comovido e decide também retribuir esse gesto. No entanto, como as renas estavam muito cansadas porque estiveram a distribuir os presentes, o Pai Natal decide ir pelo seu próprio pé. Até chegar à casa do Henrique passa por muitas aventuras…mas lá consegue chegar. A história termina sem se desvendar qual o presente que o Pai Natal levou ao Henrique. Por isso mesmo, quando as crianças foram para a sala tiveram de imaginar qual o presente que o Henrique recebeu. A maioria dos meninos desenhou carros, bolas, bonecos!
Na quarta-feira, último dia de estágio, foi um dia um pouco diferente do habitual. Inicialmente, apresentaram a coreografia do pinheirinho à outra sala do Jardim de Infância e sentiram-se muito importantes! Para além disso, houve ainda tempo para muita dança e diversão.
Depois, fizemos um lanche juntamente com a outra sala e até pipocas tivemos direito…. Para terminar, realizámos diversos jogos com eles, nomeadamente, o jogo das cadeiras; o jogo dos tubarões, o jogo dos coelhos às tocas!
E assim terminámos as nossas intervenções e, claro, vão deixar saudades….
As atividades desenvolvidas por nós podem ser visualizadas no seguinte blog: http://crescerepartilhar.blogspot.com
Realizado por: Andreia Osório e Elisabete Amaral