Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 13 de Dezembro de 2011
Reflexões - Parte 2

Semana de intervenção 4 – de 31 de Outubro e 2 de Novembro

Esta semana foi da responsabilidade de ambos os elementos que constituem a díade, nomeadamente Denise Francisco e Sara Nunes. Dado que foi feriado a 1 de Novembro, esta semana só contou com dois dias de intervenção. Deste modo, foi mais dedicada a revisões dos conceitos estudados até ao momento.

 

Área de Conteúdo: Língua Portuguesa

No dia 31 de Outubro festeja-se o Dia das Bruxas e como na Gafanha da Nazaré têm como tradição cozinhar as Papas de Abóbora, realizámos em conjunto com os nossos alunos a receita Papas de Abóbora. Esta foi elaborada através de uma Banda Desenhaada em que as personagens dão indicações relativamente aos ingredientes e procedimentos. Já na quarta feira, dia 2 de Novembro, a turma recebeu a visita de uma nutricionista do Centro de Saúde de Ílhavo. A nutricionista veio falar com os alunos sobre a alimentação saudável, quais os hábitos alimentares que se deve ter em conta e reforçou a ideia da importância da atividade física para uma vida mais saudável.

 

Área de Conteúdo: Matemática

Nesta semana foram trabalhadas estratégias de cálculo sem recorrer ao algoritmo, bem como foram trabalhadas as sequencias númericas e escritas de números por extenso, por ordens e classes, tendo sempre como objetivo rever conceitos relacionados com a dezena de milhar.

 

Área de Conteúdo:Estudo do Meio

Nesta semana a área de conteudo de Estudo do Meio só contou com uma aula. Neste sentido, a díade elaborou um jogo, denominado de “Sistemas em Jogo”, sendo este um quizz que permitia aos alunos reverem os três sistemas do corpo humano estudados anteriormente. Foi um jogo realizado em grupo, havendo regras e sendo atribuidos pontos aos alunos. (Fotografias desta atividade podem ser vistas no nosso Blog)

 

Balanço da semana: Tal como na semana anterior, os alunos participaram de forma ativa e dinâmica, o bom comportamento da turma foi notável eas aulas decorrem de forma harmoniosa.

 

Semana de intervenção 5 – de 7 a 9 de Novembro

Esta semana iniciaram-se a intervenções individuais, tendo sido esta da responsabilidade de Denise Francisco.

 

Área de Conteúdo: Língua Portuguesa

Na área da Língua portuguesa, estudou-se o texto “O Monstro”, de Luísa Ducla Soares. Tal como os outros textos estudados, este foi analisado. Falámos sobre o tipo de texto, se era real ou imaginário, quais as personagens que integravam a história e quais as peripécias ocorridas. Através de algumas palavras retiradas do texto procedeu-se à revisão de conceitos dados na semana anterior (divisão silábica – sílaba tónica e sílaba átona) e continuámos o estudo da divisão silábica, classificando as palavras quanto ao número de sílabas (monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo). Falámos, também, na acentuação fónica da palavra (Esdrúxula, Grave, Aguda).

Dado que dia 9 de Novembro é o dia Mundial contra o racismo, lemos o texto “Meninos de todas as cores”, de Luísa Ducla soares, e foram levantadas as concepções dos alunos relativamente ao racismo. Realizámos, ainda, uma ficha de interpretação do texto e exercícios de aplicação sobre a divisão silábica.

 

Área de Conteúdo: Matemática

Ao longo desta semana os alunos realizaram diversos exercícios sobre a dezena de milhar, as várias formas de atingir o número 10 000, decomposição do número, progressões numéricas e realizaram problemas de raciocínio matemático.

 

Área de Conteúdo: Estudo do Meio

Esta semana, estudámos o sistema excretor. Tal como nos sistemas anteriores, iniciámos a temática com um concept cartoon (pois verificámos que eles gostam de fazer esta atividade). De forma a encontrarem a resposta ao concept cartoon, visionámos uma entrevista em vídeo feita à Drª. Anita (médica de clínica geral). Os alunos gostaram muito e retiraram diversas informações para o levantamento de conceitos, que fazemos sempre, e registámos no caderno diário. Legendámos, também, um poster relativo ao sistema excretor, os alunos colocaram todas as suas questões na caixa das questões e tiveram a oportunidade de observar (e mexer) num par de rins de um porco. (Fotografias desta atividade podem ser vistas no nosso Blog)

 

Balanço da semana: O nível de envolvimento e desempenho manteve constante. Tal como nas semanas anteriores, gostaram imenso das aulas de estudo do meio, de ver mais um órgão diferente. As aulas de matemática, foram um pouco mais agitadas devido às correções dos exercícios no quadro (nas quais todos queriam participar) e á utilização de materiais que não utilizam frequentemente (MAB).

 

Semana de intervenção 6 – de 14 a 16 de Novembro

Esta semana foi da responsabilidade de Sara Nunes.

 

Área de Conteúdo: Língua Portuguesa

Na sexta semana de intervenção realizou-se a leitura do poema “A Rua dos gelados”, falou-se do tipo do texto e suas características e foi feita a revisão da sílaba tónica e sílaba átona e da acentuação fónica. Iniciou-se, ainda, o estudo da acentuação gráfica (grave, agudo, til e circunflexo).

Sabendo que a 15 de Novembro é o Dia Nacional de Língua Gestual Portuguesa, falámos com os alunos sobre essa mesma temática, oferecemos um abecedário de linguagem gestual e falámos nos diferentes tipos de comunicação.

Já no dia 16 de Novembro é o Dia do Mar, como tal realizámos a leitura de três textos, “O Mostrengo”, de Fernando Pessoa, “O Mar”, do Manual escolar “Trampolim” e um panfleto intitulado “O Mar” e dobrado em forma de barco, elaborado pela díade. Após a leitura destes três textos, realizámos um levantamento das diferenças entre eles, qual a nível de construção frásica e tipo de texto, quer a nível de conteúdos.

 

Área de Conteúdo: Matemática

Nesta semana, iniciámos o estudo da centena de milhar. Tal como no estudo do milhar e dezena de milhar, realizámos a representação do número 100 000 e efectuámos o registo no caderno diário. Ao longo da semana, realizaram-se diversos exercícios de aplicação que envolviam a composição/decomposição, operações com algoritmo e sem algoritmo e problemas de raciocínio matemático.

 

Área de Conteúdo: Estudo do Meio

Na área de conteúdo de estudo do meio, iniciámos o estudo do último sistema do corpo humano, o Sistema Reprodutor. Ao contrário do que a díade previa, as aulas decorreram de forma tranquila e os alunos fizeram questões banais que puderam ser respondidas sem qualquer tipo de constrangimento.

Mais uma vez, iniciámos a temático com um concept cartoon, o qual foi respondido através do visionamento do filme “Era uma vez a vida – o nascimento”. Realizámos o levantamento dos diversos conceitos relacionados com a temática e registámos no caderno diário. Fizemos, ainda, a legendagem de um poster com os sistemas reprodutores feminino e masculino e mostrámos um poster com as diversas fases de gestação. Por fim, mostrámos, ainda, uma ecografia digital que os alunos puderam assistir no quadro interativo.

 

Balanço da semana: Esta semana os alunos encontraram-se ligeiramente mais agitados, mas decorreu tudo dentro da conformidade. Gostaram das atividades no seu geral e, como sempre, demonstraram muito interesse, entusiasmo e participação nas aulas de estudo do meio.

 

Semana de intervenção 7 – de 21 a 23 de Novembro

Esta semana foi da responsabilidade de Denise Francisco.

 

Área de Conteúdo: Língua Portuguesa

Esta semana iniciámos a leitura e análise do livro “HÁ FOGO NA FLORESTA”, de Ana Magalhães e Isabel Alçada, sugerido pelo PNL. Uma vez que nos vamos centrar na primeira parte do livro e que esta parte se encontra dividida em cinco capítulos, optámos por trabalhar um capítulo por semana. Deste modo, esta semana estudámos o Capítulo 1 – “Uma boa surpresa”. Dado que o livro contempla animais com características humanas, estudámos a fábula, vimos quais as suas principais características e que características humanas é que os animais integrados na história tinham. Foi, também, realizada uma ficha de interpretação e iniciámos o estudo do género do nome (masculino e feminino). Inicialmente, foi dada uma lista de nomes no masculino aos alunos e eles colocaram os nomes no feminino e através das suas concepções, procedemos à correção e ao levantamento das diversas formas de obter o feminino. Foram, ainda, realizados exercícios de aplicação.

 

Área de Conteúdo: Matemática

Nesta semana, iniciámos o estudo das sequências e regularidades. Como tal, realizámos diversos exercícios para que os alunos seguissem um determinado critério, para que descobrissem qual o critério utilizado e para que criassem um critério de construção de sequências e regularidades. No desenvolvimento destes exercícios trabalhámos as operações de adição, multiplicação e subtração, bem como a noção de números ímpares e números pares, múltiplos de 2 e múltiplos de 3.

 

Área de Conteúdo: Estudo do Meio

Dado que todos os sistemas do corpo humano foram trabalhados, voltámos a realizar o jogo “Sistemas em Jogo”, desta vez já completo, contendo todos os sistemas estudados.

Nos restantes dias da semana, a área de estudo do meio foi dedicada às sensações (agradáveis e desagradáveis: fome, sede, frio, calor, cansaço…) e estados psíquicos (tristeza, alegria, desilusão, surpresa…) e nada melhor do que colocar os alunos em contacto com certas sensações.

De forma a introduzir a temática, partiu-se de uma sensação real do quotidiano, comparando o frio e vento que as professoras estagiárias apanharam no trajeto até à paragem de autocarros (sensação desagradável) com a chegada de uma aluna bem agasalhada à escola (sensação agradável). A partir desta situação, efectuou-se o levantamento e registo de conceitos associados. Seguidamente, realizámos o jogo “caixa das sensações”. Esta caixa encontrava-se dividida em 9 secções com diversos materiais (areia, esponja de banho, lixa, esfregão, mação, batata, “pega-monstros” [substancia fria e pegajosa], prata e saqueta de pó com cheiro), vendaram-se os olhos aos alunos e estes escolheram uma secção. Apalparam, cheiraram ou saborearam o material que lhes calhou e já de olhos descobertos fizeram uma descrição do material, o que pensavam ser o material e qual a sensação. Após se ter ouvido todos os alunos, mostrou-se qual o conteúdo de cada secção da caixa. (Fotografias desta atividade podem ser vistas no nosso Blog)

 

Balanço da semana: Esta semana foi calma, os alunos participaram ativamente em todas as atividades, estavam empenhados e motivados e reagiram bem a tudo o que lhes foi proposto.

 

Semana de intervenção 8 – de 28 a 30 de Novembro

Esta semana foi da responsabilidade de Sara Nunes.

 

Área de Conteúdo: Língua Portuguesa

Na oitava semana de intervenção, leu-se o segundo capítulo do livro “HÁ FOGO NA FLORESTA”, intitulado de “Discussão de vizinhos”. Após a leitura do texto, procedeu-se à análise do mesmo e realizou-se uma ficha de interpretação. Como na semana passada estudámos o género do nome, na semana presente iniciou-se o grau (aumentativo e diminutivo) e número (singular e plural) do nome, onde os alunos realizaram diversas atividades, entre elas uma sopa de letras na qual tinham que encontrar certos nomes em todos os graus e no singular e plural.

 

Área de Conteúdo: Matemática

Na área da matemática continuámos com exercícios de sequencias numéricas, realizamos jogos didáticos e labirintos numéricos que despertaram muita curiosidade nos alunos. E, como todas as outras semanas, dedicámos um dia à resolução de situações problema para trabalhar o raciocínio matemático.

 

Área de Conteúdo: Estudo do Meio

Esta semana, tivemos uma iniciativa diferente. Para além de elaborarmos um concept cartoon com os alunos, fazermos os levantamentos de todos os conceitos e o registo no caderno diário, elaborámos uma caixa de Primeiros socorros para a sala de aula, pois os Primeiros Socorros era a temática em estudo. Convidámos para vir à nossa sala dois elementos da Corporação dos Bombeiros Velhos de Aveiro para darem uma palestra aos nossos alunos, e restantes alunos do 3º ano da Escola de Chave, sobre os primeiros socorros. No fim, entregámos a todos os alunos um mini-book informativo elaborado pela díade. (Fotografias desta atividade podem ser vistas no nosso Blog)

 

Balanço da semana: Tal como na semana anterior, esta semana foi calma, os alunos participaram ativamente em todas as atividades, estavam empenhados e motivados e reagiram bem a tudo o que lhes foi proposto.

 

Semana de intervenção 9 – de 5 a 7 de Dezembro

Esta semana foi da responsabilidade de Denise Francisco.

Foi uma semana diferente das anteriores, pois os alunos tiveram os testes de final de período e maioritária parte das atividades tiveram como finalidade rever toda a matéria estudada até ao momento.

(Todas as fotografias das atividades desta semana podem ser visualizadas no nosso blog)

 

Área de Conteúdo: Língua Portuguesa

Antes de se proceder à revisão da matéria anterior, efectuámos a leitura e análise do terceiro capítulo do livro em estudo. Este mesmo capítulo intitulava-se “Festa na árvore grande”. Tal como nos capítulos anteriores, realizámos uma ficha de interpretação sobre o mesmo.

Numa segunda aula, realizámos em conjunto um reconto escrito do texto “O Monstro”, anteriormente trabalhado.

Na última aula, os alunos fizeram um jogo interativo elaborado pela díade intitulado de “Entre palavras e letras” e que continha toda a matéria anteriormente estudada. Neste jogo, baseado no capitulo lio nesta semana, os alunos tinham a questão e quatro respostas possíveis, devendo escolher a resposta que se encontrava correta e assinalar no guião de apoio ao applet. Por fim, todos revimos o jogo em conjunto no quadro interativo e os alunos procederam as devidas correções, sendo retiradas todas as dúvidas existentes.

 

Área de Conteúdo: Matemática

Na área da matemática os alunos fizeram o jogo interativo “Matematicando”, também elaborado pelas professoras. Tal como o jogo realizado em Língua Portuguesa, os alunos tinham a questão e deveriam escolher qual a resposta correta e assinalar no guião de apoio. No fim, também realizámos a correção e retiramos dúvidas.

Já na segunda aula, elaborámos problemas com calendários e de sequências numéricas, que também eram matéria para o teste, todos eles envolvendo a temática do natal. A partir do problema matemático “árvore de Natal”, elaborámos uma grande árvore para a nossa sala e nas bolas de Natal cada menino escreveu um desejo de Natal para a humanidade (que envolve-se valores e sentimentos e não bens materiais).

 

Área de Conteúdo: Estudo do Meio

Esta semana foi iniciado um novo capítulo na área de estudo do meu, O passado Familiar e Local. Como tal, esta semana centrou-se no passado familiar. Numa primeira abordagem realizou-se um concept cartoon, efectuou-se o levantamento de conceitos relativos ao tema e fez-se o seu registo no caderno diário. Já no segundo dia cada aluno elaborou uma árvore genealógica pessoal, previamente elaborada pela díade de acordo com estrutura familiar de cada aluno e também elaboraram uma barra cronológica com os seguintes acontecimentos: casamento dos pais; seu nascimento; o seu baptismo; nascimento do irmão ou primeiro natal e entrada para o 1º Ciclo (organizado de acordo com o passado do aluno).

 

Balanço da semana: Nesta semana houve uma grande dinâmica de trabalho, os alunos gostaram bastante das atividades desenvolvidas, empenharam-se e estavam muito motivados e entusiasmados. Em certos momentos fizeram mais barulho do que o habitual, mas tal deveu-se ao facto do entusiasmo na realização das atividades.

 

Trabalho realizado por:

Denise Francisco

Sara Nunes



publicado por denisefrancisco às 00:07

1

De ritagoncalves a 15 de Dezembro de 2011 às 15:51
Olá Sara e Denise =)

Mais uma vez pudemos perceber que os conteúdos abordados sempre foram semelhantes aos nossos, o que nos permite perceber que um certo tema pode ser trabalhado, realmente, de formas diversas.

Quanto ao Sistema Reprodutor, podemos aconselhar-vos também, um dia que o tornarem a trabalhar, a história "Para onde foi o Zezinho?". É muito divertida e diferente! Existe em livro e também em formato powerpoint na internet...

Muitos parabéns pelo vosso trabalho, foi realmente uma intervenção muito criativa e que, de certeza, motivou bastante as crianças para aprender!


Força para a próxima etapa!


Joana e Rita



Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post