Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 13 de Dezembro de 2011
Reflexões - Parte 1

As breves reflexões que se seguem surgem da Prática Pedagógica Supervisionada A2. Esta mesma encontra-se dividida em três fases.

Numa primeira fase, com uma duração de três semanas, a díade observou o contexto, qual o comportamento e desenvolvimento das crianças, de que forma a professora (orientadora cooperante) se relacionava com as crianças e quais os materiais disponiveis tanto na sala de aula como na restante escola.

Já numa segunda fase, á qual daremos mais ênfase e partilharemos neste bolg, a díade interviu diretamente com o grupo de alunos, planificou atividades e colocou-as em prática. As primeiras intervenções foram feitas conjuntamente, sendo as seguintes intervenções realizadas individualmente.

A terceira e última fase da Prática Peddagógica refere-se à organização do relatório final de estágio.

 

Tal como referido anteriormente, a díade vai partilhar neste blog as atividades realizadas com os alunos do 3º ano, turma 5CH da Escola da Chave.

Gostariamos, ainda, de partilhar com todas vocês o nosso blog de turma, onde poderão ver algumas atividades por nós realizadas e respetivas fotografias:

http://ebchave5ch.blogspot.com/

Esperamos que gostem e comentem...

 

Apesar do nosso post parecer demasiado extenso contemplará todas as semanas de intervenção realizadas até ao momento. No entanto, não será feita uma descrição detalhada e promenorizado do que foi realizado com as crianças. Dado que estamos a publicar todas as semanas em conjunto, a díade optou por fazer uma enumeração das atividades realizadas em cada semana, referindo as reações que as crianças apresentaram ao longo das realizações das atividades.

 

Gostaríamos, ainda, de salientar que o facto de que as atividades que aqui apresentamos parecerem demasiado expositivas, tal não é verdade. Pois as nossas aulas são sempre muito dinâmicas. A díade opta sempre por partir do conhecimento dos alunos e gostamos de criar debates para que sejam eles a chegarem sozinhos a determinadas conclusões e ,por vezes, os conceitos que são registados no caderno diário são estruturados (frásicamente) de acordo com o que os alunos dizem e concluem...

 

Nota: Todas as planificações foram realizadas em grupo, mesmo quando as intervenções eram individuais.

 

Semana de intervenção 1 – de 10 a 12 de Outubro

Esta semana foi da responsabilidade de ambos os elementos que constituem a díade, nomeadamente Denise Francisco e Sara Nunes.

 

Área de Conteúdo: Língua Portuguesa

Na primeira semana de intervenção, a díade optou por iniciar a sua intervenção (na segunda feira) realizando, em conjunto com o grupo de alunos, uma lista de Regras de Comportamento a ter dentro de sala de aula. Optámos por esta atividade porque reparámos que os alunos não respeitavam as regras mais simples em contexto de sala de aula como, por exemplo, não se levantar sem pedir autorização, fazer silêncio, não falar com o colega do lado e estar sentado corretamente. Inicialmente, todos os alunos participaram ativimente, disseram várias regras de comportamento que se deveriam ter em sala de aula e enumeram-nas de acordo com o seu “grau de importância”. No entanto, quando se aperceberam de que estas mesmas tinham que ser cumpridas foi notório algum descontentamento por parte dos mesmo.

Já na terça feira, foi realizada uma ficha de trabalho relativamente à leitura e hábitos de leitura. Esta mesma ficha fazia-se acompanhar por um texto denominado “Os amigos da Inês”, que falava sobre uma menina que gostava bastante de livros e da leitura.

Com esta atividade era pretendido fazer com que os alunos pensassem sobre a importância da leitura na sua vida.

 

Área de Conteúdo: Matemática

No que refere-se à área de conteúdo da Matemática, foi iniciada a temática do Milhar. Ao longo dos três dias de intervenção, realizamos as diferenças representações do número 1000, sendo feito o registo no caderno diário, foram utilizados Applet’s com a representação do MAB e o próprio MAB (material manipulativo), para que os alunos percebem melhor os conceitos estudados. Por fim, realizaram-se diversos exercícios de aplicação para ajudar na consolidação dos conceitos abordados.

 

Área de Conteúdo:Estudo do Meio

Nesta mesma semana, foi iniciado o estudo dos Sistemas do Corpo Humano, sendo o primeiro sistema a ser estudo o Sistema Digestivo. De forma a cativar a atenção e a despertar o interesse dos alunos para esta temática, a díade pensou num conjunto de atividades que se dividiram pelos três dias. No primeiro dia, segunda feira, a díade iniciou a aula através de um diálogo alusivo ao nome do filme “A Carrinha Mágica – para o almoço”. Após serem levantadas as concepções dos alunos relativamente ao nome do filme, passamos para o visionamento do mesmo. Assim que o filme terminou, pedimos aos alunos para que escrevem uma questão relativamente à temática e apresentamentos a “Caixa das questões”, na qual eles podem colocar qualquer tipo de duvida que tenham relativamente a qualquer tipo de matéria. Por fim, falámos sobre o filme, o que vimos e o realmente era a temática do mesmo.

No segundo dia, terça feira, relembrámos o que foi falado no dia anterior e visionamos mais um video, com aproximadamente 6 minutos, que falava sobre os órgãos que constituem o sistema digestivo e sua função. A partir deste mesmo video, foi realizado o levantamento das funções e registado no caderno diário. Por último, realizámos a legendagem de um poster relativo ao sistema digestivo, elaborado pela díade, e os alunos também registaram a localização dos órgãos numa imagem que demos para colarem no caderno diário.

Já na quarta feira, realizaram uma breve ficha de consolidação dos conceitos abordados nos dias anteriores relativamente à temática do sistema digestivo.

 

Balanço da semana: Os alunos estiveram motivados e empenhados nas atividades que executaram, principalmente nas atividades realizadas em Estudo do Meio. Grande parte dos alunos nunca tinha trabalho desta forma dinâmica e notou-se que consigiram compreender muito bem todos os conceitos que queriamos que adquirissem.

 

Semana de intervenção 2 – de 17 a 19 de Outubro

Esta semana foi da responsabilidade de ambos os elementos que constituem a díade, nomeadamente Denise Francisco e Sara Nunes.

 

Área de Conteúdo: Língua Portuguesa

Dado que no dia 16 de Outubro é o dia Mundial da Alimentação, na segunda semana de intervenção dedicámos a nossa primeira aula de Língua Portuguesa ao texto “A Senhora Roda dos Alimentos”. Posteriormente realizámos a análise do mesmo e iniciámos a temática da Família de Palavras e área Vocabular partindo de algumas palavras do texto. Já no segundo dia realizou-se a leitura do texto “Perigos para a Saúde” e foram feitas diversas atividades de consolidação de área vocabular e família das palavras.

 

Área de Conteúdo: Matemática

Nesta semana foram realizadas diversas atividades sobre o milhar, desde decomposiçãos de numeros, sequências numéricas até problemas para desenvolvimento do raciocínio matemático. Foi realizado, também, um placard sobre o Milhar para ficar afixado na sala de aula.

 

Área de Conteúdo:Estudo do Meio

Este semana foi dedicada a duas temáticas. Na segunda feira, dia 17 de outubro, realizámos o levantamento dos diferentes grupos das rodas dos alimentos, quais os beneficios de cada um para a nossa saúde e quais as quantidades diárias que devem ser ingeridas. Nesse mesmo dia, foi realizada uma Salada de Fruta para toda a escola.

 Já na terça e quarta feira, foi trabalhado o Sistema Respiratório, sendo inicado através do um concept cartoon. Tal como no sistema anterior, realizou-se o levantamento das concepções dos alunos, visionou-se um filme relativo aos órgãos do sistema respiratório e suas funções, efectuou-se o registo no caderno diário.

 

Balanço da semana:Nesta semana, foi-nos possivel averiguar de que os alunos já começaram a respeitar a lista de regras que fizeram, o que ajudou no bom funcionamento da sala. As aulas de Lingua Portuguesa são sempre muito calmas, os alunos gostam de ler e dialogar sobre o texto. Já as aulas de Estudo do Meio foram dinâmicas, os alunos participaram ativamente e ficam muito entusiasmados. As aulas de matemática foram mais cansativas, pois tentámos ao máximo desenvolver o raciocínio matemático dos alunos (quase inexistente).

 

Semana de intervenção 3 – de 24 a 26 de Outubro

Esta semana foi da responsabilidade de ambos os elementos que constituem a díade, nomeadamente Denise Francisco e Sara Nunes.

 

Área de Conteúdo: Língua Portuguesa

Na semana presente iniciámos o estudo do Sistema Circulátório e, como tal, optámos por ler o Livro “O Sapo Apaixonado”. Esta leitura foi realizada através de uma animação de Power Point. Os alunos adoraram tanto o texto como as animações. Seguidamente prodeceu-se à análise do mesmo, incicindo desta vez sobre o tipo de texto e os parágrafos. Nas restantes sessões realizou-se o reconto oral do mesmo e realizámos a área vocabular da palavra coração, mostrando a ambiguidade desta mesma palavra (coração – sentimento, coração – músculo). Através do texto foram selecionadas palavras para iniciar o estudo da silaba tónica e silaba átono e dos nomes próprios, comuns e coletivos. Todos os novos conceitos foram registados no caderno diário.

 

Área de Conteúdo: Matemática

Esta semana finalizou-se o estudo do milhar, foram feitos exercícios de clasificação de numero quanto às classes e ordens, atividades de progressão e regressão numérica e realizou-se o jogo “Comboio dos Milhares”. Este jogo consistia em cada aluno retirar de um saco quatro numeros distintos, mas à medida que os retirava do saco tinha que os colocar na casa das unidades, dezenas, centenas ou milhar (de acordo com a sua vontade, não era necessário seguir uma ordem específica). Por fim, com os números que lhe sairam tinha q fazer o maior número possivel e compará-lo com o número que compôs anteriormente.

 

Área de Conteúdo:Estudo do Meio

Uma vez que na semana anterior não foi possivel terminar a temática do sistema respiratório, no início desta semana, procedeu-se à legendagem de um poster (elaborado pela díade) e levámos para a aula um par de pulmões de porco, no qual os alunos poderão observar a traqueia, os brionquios, bronquílos e álveolos pulmonares.

 Tal como referido anteioremnte, este semana foi iniciado o estudo do sistema circulatório, tal como nos anteiores realizou-se um concept cartoon, visionou-se um power point realizado pela díade, procedeu-se ao registo dos conceitos no caderno diário, legendou-se um  poster (elaborado pela díade) e os alunos poderão observar dois corações de porco, um inteiro e um cortado ao meio. Estas atividades foram divididas em dois dias. A observação dos corações para além de ser realizada pelo nossa turma, também se alargou à outra turma de terceiro ano existente na escola. (Fotografias destas atividades podem ser vistas no nosso Blog [referido inicialmente]).

 

Balanço da semana:Os alunos participaram de forma ativa e dinâmica. O bom comportamento da turma foi notável. As aulas decorrem de forma harmoniosa e os alunos adoraram o facto de poderem ver e mexer nos órgãos que levámos para a sala de aula.

 




publicado por denisefrancisco às 00:06

1

De ritagoncalves a 15 de Dezembro de 2011 às 15:47
Olá Denise e Sara!

Nós também estivemos a estagiar com uma turma do 3º ano, logo, é engraçado ver que os conteúdos abordados são muito semelhantes...

Quando demos o sistema circulatório também dissecámos corações de porco e as crianças ficaram entusiasmadíssimas, por isso calculamos o entusiasmo dos vossos meninos também :)

Muito boa ideia a utilização de concept cartoons! Muitos parabéns!!!

Beijinhos,
Joana e Rita


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post