Reflexão sobre a 9ª semana de Intervenção
A 9ª semana de intervenção (de 5 a 7 de Dezembro) foi da responsabilidade da Cristiana. Como o Natal já está muito presente em todo o lado e as crianças andavam ansiosas, iniciámos a temática do Natal.
Foi proposto às crianças escreverem a carta ao pai Natal, ou seja, desenharem um presente que estas desejem receber no Natal.
Posto isto, foi lida uma pequena história “O Natal do Rato Renato”, que retrata o espírito natalício aliado à troca de afectos e de solidariedade. Foram colocadas algumas questões sobre a história e referido o espírito de entre ajuda que deve existir entre todos nós.
Em seguida, passámos à decoração da nossa sala com uma actividade de colagem de brilhantes e outros materiais em figuras de cartão, com motivos de natal (arvore, bola e estrela).
Na terça-feira, colocámos a música do “pinheirinho” no computador e começámos a ensinar uma coreografia às crianças. Foi muito divertido ver as crianças tão implicadas na aprendizagem da coreografia.
Posto isto, continuámos com as actividades de decoração da sala, foram disponibilizados diversos materiais às crianças. Desde figuras em cartão, a figuras em gesso, a decalques de materiais. Outra actividade proposta, foi a construção de uma árvore de natal feita através do decalque das mãos de todos. O resultado foi uma árvore de natal em que os ramos são as nossas mãos, desta forma, sensibilizámos as crianças para a importância do trabalho de grupo. E que juntos podemos fazer coisas muito criativas.
Na quarta-feira tivemos um dia cheio de actividades. Iniciámos com o preenchimento da morada do pai natal no envelope, quando perguntámos onde morava o pai natal, ouvimos coisas hilariantes. Que o Pai Natal mora no gelo, no Pólo Norte, no céu e no Fórum (centro comercial). Quando terminámos de colocar as moradas nos respectivos envelopes, realizámos uma saída até à caixa de correio mais próxima da nossa escola.
À tarde o fotógrafo foi a nossa escola, enquanto algumas das crianças tiravam fotografias, iniciámos a confecção de um bolo rei (bolo de iogurte com frutas cristalizadas). Dividimos o grande grupo em dois grupos mais pequenos, e iniciámos a preparação do bolo. Explorámos a receita para nos certificarmos que não faltava nada, com a minha orientação e da Andreia, as crianças começaram a envolver os ingredientes.
Considero que este semana foi muito positiva, as crianças estão muito empolgadas com o natal e envolvem-se bastante nas actividades propostas.
Na nossa sala já cheira a Natal!