Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 18 de Outubro de 2011
Sobre comunidade e comunicação - algumas reflexões

 

Antes de realizar uma revisão bibliográfica sobre o conceito de comunidade profissional, resolvi refletir sobre a ideia implícita que temos sobre o assunto e que nos permite utilizar a palavra comunidade na certeza de que o nosso interlocutor consegue entender o que queremos dizer.
 

A primeira ideia que se evidencia quando nos referimos a comunidade é a de grupo, conjunto de pessoas. Essa constatação beira o lugar-comum, mas é tão verdadeira e fundamental, que sequer cogitamos uma comunidade formada por apenas uma pessoa. E neste ponto encontro a comunicação como uma condição necessária para a sustentação de um grupo que se reconheça como comunidade. Afinal, não será por acaso que comunidade e comunicação partilham o mesmo radical (communitas, -atis; communicatio, -onis).

Uma segunda ideia, que vem na sequência dessa observação, diz respeito ao sentido que atribuímos à raiz semântica commun-. A este sentido subjaz uma ideia de algo que é partilhado (por) ou que é colocado ao dispor de uma determinada coletividade. No caso da comunicação, há uma procura pela partilha de significados e me parece que muito do que entendemos sobre comunidade também passe por essa noção.

E agora pensando em todo o aparato tecnológico que temos ao nosso dispor na atualidade, já consigo lançar uma outra luz sobre as comunidades constituídas em ambiente on-line por pessoas situadas em lugares diversos do globo (e que talvez jamais tivessem a oportunidade de interagir em presença). Afinal, o que mantém essas pessoas unidas?

A resposta certamente pode estar nos interesses individuais que se entrelaçam em um mesmo fim. Mas são interesses que se entrelaçam por meio da comunicação.


tags: ,

publicado por luciana-mesquita às 11:55

1

De mjoao a 18 de Outubro de 2011 às 17:29
Parabéns à Luciana que iniciou a partilha neste espaço. A mensagem pode suscitar vários comentários que espero não se façam esperar (não me vou adiantar às colegas mas procurarei fazer uma síntese final).


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post