Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 5 de Dezembro de 2011
Reflexão sobre a 8ª semana de intervenção (de 28 a 30 de Novembro)

 

A 8ª semana de intervenção (do dia 28 ao dia 30 de Novembro) foi da responsabilidade da Joana, sendo que ambas planificámos juntas, tal como sempre fazemos, pois consideramos que desta forma as nossas planificações se tornam mais coerentes e se torna uma mais-valia para ambas.
 
Os temas de trabalho desta semana foram os seguintes:
2ª Feira:
·         Formação Cívica: Terminar as atividades relativas ao projeto “CRESCER… Comigo e com os Outros!”;
·         Estudo do Meio: Revisões dos Sistemas do Corpo Humano;
·         Língua Portuguesa: Continuação da exploração do livro “O Segredo do Rio”.
 
Iniciámos a manhã de segunda-feira com a discussão e reflexão de ideias acerca da questão: “Gostarias de viver completamente só?”. Seguindo a abordagem da Filosofia para Crianças, no decorrer do diálogo vamos introduzindo novas questões que contrapõem ou apoiam as respostas ou ideias das crianças, com a intenção de as fazer pensar sobre os mais diversos assuntos do seu dia a dia e das atitudes que demonstram com os outros.
Depois de terminado o diálogo, relembrámos uma atividade que foi realizada na terceira sessão, onde as crianças escreveram e refletiram sobre o que gostavam e o que não gostavam no colega do lado. Tornámos a pegar nesses mesmos papéis e lemos algumas das respostas sobre o que eles não gostavam nos colegas, sem dizer nomes, e eles deram sugestões muito interessantes sobre o que fazer para mudar esses mesmos comportamentos e atitudes.
De seguida, para finalizar o projeto de uma forma mais divertida, resolvemos fazer um vídeo com as fotos das crianças no decorrer das várias atividades realizadas. As crianças adoraram!
Para terminar, demos mais uma espreitadela ao blog, a pedido das crianças, para a visualização dos comentários mais recentes. Tornamos a referir que o endereço do dito blog é: http://www.crescercomigoecomosoutros.blogspot.com/.
Foi para nós uma manhã muito emotiva, uma vez que sentimos que, de facto, esta nossa caminhada está a terminar e que não tarda muito já nos teremos de separar daquelas crianças. Foi, também, uma manhã muito recompensadora, uma vez que as crianças demonstraram bastante tristeza em terminarem as atividades do projeto e mostraram uma enorme vontade de continuar, facto que nos deixou muito satisfeitas, pois mesmo que não tenhamos conseguido mudar atitudes, pelo menos naquela hora conseguíamos colocar as crianças a pensar e a refletir sobre os seus comportamentos… esperemos ter feito um pouco a diferença para as mudanças de atitudes das crianças!
Durante a aula de Estudo do Meio, tinha de se fazer revisões, e então optamos por realizar um powerpoint com várias tarefas e ao mesmo tempo distribuímos uma ficha igual ao powerpoint por todas as crianças. Portanto, a ficha foi realizada em conjunto e as crianças não dispersaram a atenção. Optámos por esta estratégia pois já tínhamos tentado fazer outras atividades no quaxdro interativo, em que vinha uma criança de cada vez ao quadro e as crianças começavam a distrair-se muito facilmente. Por outro lado, não queríamos que as crianças realizassem a ficha de revisões sozinhas pois assim era mais complicado para exporem as suas dúvidas. Então, realizámos essa estratégia, cada um com uma ficha igual ao powerpoint, para não dispersarem a atenção, e, assim, realizámos a ficha em conjunto.
Na aula de Língua Portuguesa, demos continuidade à exploração do livro “O Segredo do Rio” de Miguel de Sousa Tavares. Começámos pela leitura de algumas páginas do mesmo, seguindo-se a interpretação do excerto.
Depois, realizámos alguns desafios de ortografia, pois estas crianças demonstram algumas dificuldades ao nível da escrita.
 
3ª feira:
 
Demos início à aula de Expressão Motora, com o jogo da corda, no qual uma das crianças foi escolhida para iniciar o jogo. Essa criança tinha de tentar apanhar outras crianças, sendo que quando apanhasse alguma, estas teriam que dar as mãos e continuar a apanhar as outras crianças, sendo que se iria formar uma grande corda. Ganhava a última crianças a ser apanhada pela corda.
Depois deste jogo terminar, explicou-se as regras do seguinte: O jogo da serpente. A turma foi dividida a meio, onze para um lado e onze para o outro. Cada equipa dispôs-se em fila, agarrando-se uns aos outros pela cintura, de modo a formarem uma serpente.
As duas serpentes colocaram-se frente a frente e, depois de se contar até três, o jogador da frente de cada equipa tentaria tocar na cauda da outra equipa. Venceu a equipa que tocou em primeiro lugar no último jogador da outra serpente. Este jogo foi repetido várias vezes a pedido das crianças.
De seguida, e para terminar a aula, as crianças jogaram o jogo “Mamã dá licença”. Inicialmente explicou-se as regras. Uma criança foi escolhida para desempenhar a função de “Mãe”, colocando-se junto à parede, enquanto que os outros estavam mais afastados. As crianças diziam, ao mesmo tempo “Mamã, quantos passos?”, ao que a “mãe” respondia quantos passos podiam dar e de que forma: “à caranguejo” são para trás; se forem “à tesoura”, as crianças terão de dar saltos afastando e unindo as pernas deslocando-se para a frente. Se forem passos “à bebé”, são com os pés juntos um ao outro; se forem passos “à gigante”, deverão ser passos muitos largos; se forem “à canguru”, são realizados saltos com os pés juntos; e se for “à panela” as crianças terão que andar com as mãos na cabeça. O jogo terminou quando uma das crianças chegar ao pé da “mãe”, passando a ser ela a desempenhar esse papel.
Terminamos a aula com alguns exercícios respiratórios e de relaxamento.
Esta aula é sempre muito animada e de grande libertação de energias…. As crianças demonstram sempre uma grande motivação pelos jogos propostos.
Na aula de Matemática foram abordadas estratégias de cálculo, tanto para a adição como para a subtração. As estratégias de cálculo são formais mais criativas e simplificadas de resolver uma determinada operação. Estas mesmas devem ser ensinadas antes dos algoritmos convencionais (as chamadas contas em pé), pois estas permitem facilitar os cálculos e arranjar formas mais criativas de resolver uma determinada situação.
Para a exploração dessas mesmas estratégias, partimos de um powerpoint previamente elaborado, com situações problemáticas, quer com adições, quer com subtrações. As crianças, inicialmente, tiveram toda a liberdade para resolver os problemas, com as estratégias que lhes convier, sendo que depois todas as crianças partilharam as diferentes estratégias usadas (algumas escolheram fazer com desenhos, outras resolveram primeiro fazer as operações mais simples e depois passar para as mais complexas, etc). Depois disso, ensinámos duas estratégias novas, uma da decomposição dos números e outra com recurso a uma tabela, numerada de 1 a 100.
Em Língua Portuguesa, começámos por ouvir o conto da “Gata Borralheira” e e fizemos a interpretação desse mesmo conto.
Depois, a turma foi dividida em pares, e a cada par foram dados setes cartões, com imagens relativas a: Um espaço, uma expressão temporal, uma expressão inicial, um objeto mágico, um herói, um vilão, e outros adereços. Cada par teve, assim, de elaborar uma história, tendo em conta as imagens que lhes calharam.
No fim, todas as crianças leram as suas histórias e os outros elementos tiveram de adivinhar quais as palavras-chave que calharam a cada par.
 
4ª feira:
 
Este tema foi ensinado da seguinte forma: Foi projetado um PowerPoint previamente elaborado e foram distribuidas fichas de trabalho sobre a temática dos arredondamentos à dezena, centena e milhar mais próximos. Este powerpoint continha várias tarefas com réguas, nas quais as crianças teriam que colocar o número pedido, seguindo-se o seu arredondamento à dezena, centena ou milhar mais próximo, com o visionamento da sua proximidade na régua. A primeira régua estava numerada de 10 em 10, outra de 100 em 100 e a última de 1000 em 1000.
Para a resolução dos exercícios a Joana pediu a uma criança de cada vez para se dirigir ao quadro interativo resolver a tarefa proposta. Enquanto uma das crianças estava no quadro, os restantes colegas tiham uma ficha de trabalho que acompanhava o PowerPoint, e que teriam que resolver juntamente com os exercícios projetados.
 
Como aspetos positivos, salientamos o progressivo à vontade sentido na exposição da aula, bem como na resolução de problemas que vão surgindo no decorrer dos dias.
Outro dos pontos marcantes é a relação de afetividade e de amizade que as crianças estabeleceram connosco. Isso é, sem dúvida, o mais marcante, pois percebemos que gostam de nos ter lá e das tarefas que lhes propomos.
Ainda sentimos um pouco de dificuldade em controlar algumas atitudes e comportamentos do grupo, mas pensamos que estamos a conseguir evoluir nesse sentido, já conseguimos ser mais assertivas e capazes de tomar decisões, face a situações imprevistas que vão surgindo.
Pensamos que esta semana foi muito positiva e chamamos a atenção para a última atividade do projeto “CRESCER... Comigo e com os Outros!”. Foi um projeto que valeu muito a pena iniciar e a professora da turma tem intenção de dar continuidade a este no próximo período, sendo este facto muito recompensador para nós.
Foi uma semana muito divertida e cheia de aprendizagens, na qual nos demonstramos sucessivamente mais confiantes e mais libertas dos nossos medos!

tags: , , ,

publicado por ritagoncalves às 20:35

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post