Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sábado, 3 de Dezembro de 2011
Semana de intervenção de 28 a 30 de novembro de 2011

 

Esta semana foi a última utilizada com vista à aplicação das atividades dos Projetos de Seminário. Assim, iniciamos a semana com a história Palavras pequeninas da autora Maria Antonieta Nabais e da ilustradora Sofia Lucas. Através desta história queríamos apresentar às crianças palavras que embora muito “pequeninas” representam muito na nossa vida (e.g.: ar, água, sol, mãe). No livro, cada palavra faz-se acompanhar por uma ilustração e foi a partir disto que desenvolvemos a segunda atividade do dia e que consistiu em, de entre as letras do alfabeto fornecidas, construir e escrever estas palavras pequeninas e representá-las com recurso à técnica de giz mergulhado no leite. Pela reação das crianças, esta técnica ainda não tinha deveria ter sido experienciada por elas, mas os resultados foram esplendidos. Certamente ficaram curiosas… (ver imagem 1) Isto só demonstra que independentemente da classe social, as crianças, se estimuladas, também poderão evoluir, e muito.

Na 3.ª feira realizamos uma atividade conjunta em que as crianças, de entre várias palavras dadas, tinham de selecionar as que fossem constituídas pelos bocadinhos –ar, -er, -ir, -or e –ur. Algumas eram palavras que estavam presentes na história do dia anterior (e.g.: brincar, mar). As crianças mais pequenas, embora não tivéssem percebido o objetivo da tarefa, também quiseram participar e isso deu-nos uma grande alegria pois, agora, já se voluntariam. Da parte da tarde, continuámos a atividade, mas apenas com as crianças mais velhas, e aliámo-la a um percurso (arcos – lançar a bola ao ar e recebê-la – salto de rã – salto ao pé coxinho), embora pequeno, divertido e que envolvia habilidades como o equilíbrio e que é tão difícil nestas idades, mas que por isso mesmo necessita ser estimulado. Assim, cada criança só ou em par tinha de efetuar a segmentação silábica das palavras. Foi engraçado, contudo dificultoso para as crianças, ver a tendência e a necessidade que ainda têm em terminar as palavras com “e” (e.g.: co-lhe-re em vez de co-lher). Esta capacidade irá evoluindo progressivamente com o contínuo trabalho em volta da literacia e da consciência fonológica.

Na 4.ª feira, em ligação com as atividades já realizadas, propusémos às crianças mais velhas que preenchessem os “bocadinhos” de sílaba (- ar, - er, - ir, - or, - ur) com papel de seda, com o intuito de desenvolver a motricidade fina. E, recorrendo ao rasgo de papel e não ao seu corte, como é costume efetuarem. Assim, démos vida e cor ao quadro efetuado na atividade da manhã do dia anterior. (ver imagem 3) Mais uma vez, as crianças mais pequenas quiseram ajudar. Isto fez-nos pensar e refletir que algumas atividades que dirigimos apenas ao grupo restrito podiam ter sido realizadas com o auxílio das crianças mais pequenas, valorizando o trabalho conjunto e colaborativo. Talvez as tenhamos substimado em detrimento de um maior controlo do pequeno em relação a um grande grupo.


Desejamo-vos um bom fim de semana.

Andreia Alcobia e Sónia Correia

 

Imagem 1 e 2


 

Imagem 3


tags: , , , ,

publicado por soniapcorreia às 23:35

5

De soniapcorreia a 3 de Dezembro de 2011 às 23:42
Desculpem meninas, parece que as nossas imagens não aparecem... : (


De mjoao a 6 de Dezembro de 2011 às 18:55
Olá.
As imagens não aprecem. Se têm imagens com as crianças não as podem publicar sem autorização. Recomendo muito cuidado nestes aspetos.
MJL


De soniapcorreia a 6 de Dezembro de 2011 às 23:52
Boa noite Professora,

as imagens que não aparecem apenas são o resultado obtido do trabalho realizado com as crianças, mas tivémos o cuidado de não expor nenhuma criança.

Não sabemos como fazer para publicar fotografias no blog, será que nos pode ajudar?

Muito Obrigada

Andreia Alcobia e Sónia Correia


De ritagoncalves a 8 de Dezembro de 2011 às 16:19
Olá Andreia e Soninha =)

Muitos parabéns pela excelente semana que prepararam! A nós essa também foi a última semana onde implementamos o nosso projeto, e é realmente uma grande alegria quando chegamos ao fim e dizemos: "Valeu a pena".

Já agora, temos uma dúvida e ficámos muito curiosas... Em que consiste essa técnica que vocês aplicarem de giz em leite?

Beijinhos e parabéns pelo trabalho!


Joana Tavares e Rita Gonçalves


De andreia-alcobia a 11 de Dezembro de 2011 às 22:47
Olá Joana e Rita. :)

Respondendo à vossa questão relativamente à técnica do giz, esta é muito simples de se aplicar. Apenas é necessário giz colorido, cartolina preta (o efeito é mais interessante, pois o contraste das cores é bem mais visível) e um pouco de leite. Num recepiente pequeno coloca-se o leite, molha-se o giz e desenha-se livremente sobre a cartolina ou papel. O leite faz com que o giz se agarre ao papel, servindo de fixador. É realmente um trabalho muito simples e bonito de se realizar. As crianças adoram. ;)

Qualquer coisa digam. Beijinhos

Andreia e Sónia


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post