A 7ª semana de intervenção (do dia 21 ao dia 23 de Novembro) foi da responsabilidade da Andreia.
Na segunda-feira iniciámos o tema do “bacalhau”. Levámos um bacalhau inteiro e uma embalagem de bacalhau já desfiado. As crianças tiveram a oportunidade de sentir a textura do bacalhau e também o sabor. Algumas crianças ficaram de tal modo entusiasmadas que comeram algum bacalhau cru. Posteriormente, o bacalhau inteiro foi colocado na água (demolhado), para no dia seguinte o podermos desfiar. O bacalhau que já vinha minimamente desfiado foi dado às crianças, para que estas continuassem o processo. Trabalhámos a questão do sal, como é seco o bacalhau, entre outras utilidades.
No dia seguinte, as crianças puderam interpretar a receita de bolinhos de bacalhau e colocar “a mão na massa”. Levaram alguns ingredientes que tinham sido pedidos e começaram o trabalho. Descascaram batatas, partiram os ovos, colheram salsa da horta da escola e misturaram todos os ingredientes. Esmagaram a mistura com um garfo, moldaram os bolinhos com as mãos e nós fritámos. No final do dia, todas as crianças puderam comer os bolinhos que confeccionaram. Esta actividade foi um sucesso, pelo que no dia seguinte fritámos mais bolinhos com a massa que sobrou, as crianças adoraram e ainda oferecemos às crianças do 1ºCEB que queriam participar.
Sendo “o bacalhau” o projecto de agrupamento, decidimos fazer um livro de receitas de bacalhau. Neste dia, quarta-feira, enquanto esperavam pelos bolinhos, as crianças registaram em A3 (desenho) o processo dos bolinhos de bacalhau, assim como os ingredientes em questão. Estes registos farão parte do livro da sala, juntamente com as receitas trazidas pelas crianças.
A maior dificuldade que continuamos a sentir é pelo grupo ser muito heterogéneo, o que por vezes se torna complicado criar actividades que aliciem o grupo no geral. Como tal, tentamos sempre criar actividades de recurso, caso contrário, as crianças que não quiserem participar no que propomos, poderão brincar livremente.