Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 29 de Novembro de 2011
Reflexão sobre a 7ªsemana de intervenção

 A 7ª semana de intervenção (do dia 21 ao dia 23 de Novembro) foi da responsabilidade da Andreia.

Na segunda-feira iniciámos o tema do “bacalhau”. Levámos um bacalhau inteiro e uma embalagem de bacalhau já desfiado. As crianças tiveram a oportunidade de sentir a textura do bacalhau e também o sabor. Algumas crianças ficaram de tal modo entusiasmadas que comeram algum bacalhau cru. Posteriormente, o bacalhau inteiro foi colocado na água (demolhado), para no dia seguinte o podermos desfiar. O bacalhau que já vinha minimamente desfiado foi dado às crianças, para que estas continuassem o processo. Trabalhámos a questão do sal, como é seco o bacalhau, entre outras utilidades.

No dia seguinte, as crianças puderam interpretar a receita de bolinhos de bacalhau e colocar “a mão na massa”. Levaram alguns ingredientes que tinham sido pedidos e começaram o trabalho. Descascaram batatas, partiram os ovos, colheram salsa da horta da escola e misturaram todos os ingredientes. Esmagaram a mistura com um garfo, moldaram os bolinhos com as mãos e nós fritámos. No final do dia, todas as crianças puderam comer os bolinhos que confeccionaram. Esta actividade foi um sucesso, pelo que no dia seguinte fritámos mais bolinhos com a massa que sobrou, as crianças adoraram e ainda oferecemos às crianças do 1ºCEB que queriam participar.

Sendo “o bacalhau” o projecto de agrupamento, decidimos fazer um livro de receitas de bacalhau. Neste dia, quarta-feira, enquanto esperavam pelos bolinhos, as crianças registaram em A3 (desenho) o processo dos bolinhos de bacalhau, assim como os ingredientes em questão. Estes registos farão parte do livro da sala, juntamente com as receitas trazidas pelas crianças.

            A maior dificuldade que continuamos a sentir é pelo grupo ser muito heterogéneo, o que por vezes se torna complicado criar actividades que aliciem o grupo no geral. Como tal, tentamos sempre criar actividades de recurso, caso contrário, as crianças que não quiserem participar no que propomos, poderão brincar livremente.


tags: , , , , ,

publicado por andreiafjesus às 18:03

2

De joana-tavares a 1 de Dezembro de 2011 às 12:53
Olá Andreia e Cristiana!
Achamos muito interessante vocês terem optado por trabalharem sobre a temática do bacalhau, fazendo todo o sentido, pois o JI da Légua está situado em Ílhavo, que se encontra muito ligado às atividades pescatórias e se encontra muito próximo da industria de transformação do bacalhau.
Gostamos particularmente da atividade de criação do livro de receitas de bacalhau, pois existem muitas mesmo, é uma recordação através da qual eles se irão lembrar sempre de vocês e será de grande utilidade.
Identificamo-nos com a vossa dificuldade, na qual dizem que se torna complicado criarem atividades que aliciem o grupo no geral e, tal como vocês, tentamos igualmente criar estratégias de recurso motivantes para que todas as crianças se sintam bem e implicadas no que está a ser realizado.
Continuem com o bom trabalho! :)
Beijinhos
Joana Tavares e Rita Gonçalves


De andreiaosorio a 2 de Dezembro de 2011 às 12:40
Olá Andreia e Cristiana!
Achamos bastantes interessante o livro de receitas do bacalhau visto que Ílhavo que está muito associada à pesca do bacalhau. De facto, as crianças adoram as atividades relacionadas com a culinária, aspeto que já podemos comprovar também com as nossas intervenções no nosso Jardim. Através desse tipo de atividades , as crianças podem manipular os instrumentos e meter a mão na massa, coisa que eles adoram! Continem o bom trabalho =)
Andreia e Elisabete


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post