Olá meninas : )
Chegou ao fim mais uma etapa deveras relevante das nossas vidas, nomeadamente, a prática pedagógica A2. Como tal é também importante refletir sobre o nosso percurso ao longo das semanas de intervenção no Jardim-de-Infância de Esgueira.
A planificação e a execução do trabalho por projeto com as crianças, a nosso ver, modificou o nível de implicação das mesmas nas atividades, pois como todas as atividades foram realizadas em grupo (s), utilizando diversos materiais e tendo em conta os seus interesses, a maneira como participavam e se interessavam por saber mais aumentou. Na nossa opinião foi deveras importante, pois mostrar às crianças os vários materiais que existem, a forma como os podem utilizar é fulcral para que depois sejam capazes de os utilizar de uma forma autónoma.
Contudo, ainda sentimos algumas dificuldades ao longo da prática, por exemplo, conseguir falar com o grupo continuou a ser uma delas. É verdade que com o passar todas semanas já não sentíamos tanta dificuldade como na fase anterior, mas pensamos que algumas crianças não nos viam como educadoras. Como forma de estratégia e para que todos participassem nas atividades sem se interromperem uns aos outros, em primeiro lugar e em grande grupo explicávamos quais as atividades planificadas para aquele dia. Tinha sempre um grupo definido para a realização de algumas atividades em todas as semanas, mas era sempre permitido que outras crianças que quisessem participassem. Nas atividades que eram orientadas por nós e que era necessário as crianças estarem mais concentradas e implicadas, íamos com elas para um sítio mais sossegado da sala, pois em pequeno grupo era mais fácil chegar a cada um e aumentar os seus níveis de implicação ao longo da atividade. Os restantes grupos ficavam na sala nas áreas ou a realizar trabalhos que tinham que terminar.
Também queríamos partilhar com vocês os vários instrumentos de recolha de dados que utilizamos para conseguirmos obter feedback por parte das crianças acerca de todo o trabalho por projeto desenvolvido com as mesmas, nomeadamente, as notas de campo, as fotografias, as videogravações, as tabelas de avaliação semanais das atividades desenvolvidas, as tabelas finais, os inquéritos por entrevista (crianças e educadora) e o caderno de comentários com todas as atividades realizadas.
Em termos de conclusão, esperamos que todas tenham tido uma excelente prática pedagógica A2 e que tenha sido de alguma forma benéfica para o vosso crescimento pessoal e profissional.
Beijinhos, e uma boa sorte para a próxima fase : )
Gisela Silva e Inês Alves