Sexta-feira, 25 de Novembro de 2011
O jardim de infância do Griné pertence ao Agrupamento de Escolas de São Bernardo. Este JI situa-se nas instalações da EB1 dos Areais, que pertence à freguesia de Santa Joana. Inicialmente, o número de crianças era 21, contudo, atualmente contamos com 23 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos.
No âmbito de Seminário de Investigação Educacional A2 (S.I.E. A2), desenvolvemos e continuaremos a propor atividades baseadas nas temáticas Consciência Fonológica e Literacia Emergente. Embora sejam temáticas distintas, estas estão inter-relacionadas e interdependentes, pois ambas articuladas contribuem para o processo da aquisição e compreensão da leitura e da escrita. Assim sendo, a leitura de histórias foi o nosso ponto de partida para o desenvolvimento de competências literácitas.
As atividades propostas não se cingiram apenas á àrea da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, mas amplifica-se e extende-se às àreas do Conhecimento do Mundo, da Matemática e Expressões, tendo por base todas elas a àrea de Formação Pessoal e Social. Face às carências de higiene das crianças, a nossa primeira e prioritária preocupação foi de sensibilizar e incutir hábitos de higiene, que passaram por lavar as mãos antes de todas as refeições e depois de irem à casa de banho. O que muito ajudou na aquisição deste aspeto foi o facto de uma mãe ter oferecido um banco de plástico, fácil de transportar até à casa de banho, e que permitiu às crianças mais pequenas chegarem ao lavatório.
Ao longo destas 4 semanas de intervenção, verificamos uma progressão significativa relativamente ao desenvolvimento da fala e da comunicação e expressão oral/escrita. Neste sentido, as crianças já pronunciam melhor determinadas palavras polissilábicas, já são capazes de reconhecer os nomes sem recurso ao cartão do nome e ainda algumas letras do alfabeto.
Após esta partilha, gostaríamos de vos colocar algumas questões no âmbito do que fomos referindo no texto e que dessem o vosso “feedback”.
Questões:
1) Quais as dificuldades sentidas até ao momento?
2) Se têm sentido algum tipo de limitação na realização e concretização das atividades planeadas? E qual a recetividade por parte das crianças?
3) Se nos vossos contextos educativos são ou não trabalhadas, de uma forma geral, as nossas temáticas de SIE A2?
Bom fim de semana!!
Andreia Alcobia,
Sónia Correia
Olá meninas!
De facto a vossas questões são mesmo pertinentes...no que se refere à primeira questão, inicialmente sentimos alguma dificuldade em conseguir realizar as planificações no seu todo, pois os nossos alunos têm um ritmo de trabalho lento e algumas atividades ficavam por realizar. No entanto, rapidamente demos a volta à situação, começamos por reduzir o número de atividades e estabelecemos limite de tempo em atividades como passar o sumário, na qual perdiam imenso tempo, por mais curto que fosse. A pouco e pouco, a turma foi ganhando ritmo de trabalho e realizam maior parte das atividades realizadas.
De resto, não temos qualquer tipo de limitações... dentro da sala de aula temos a liberdade para realizar todo o tipo de atividades que considerarmos pertinentes para a aprendizagem dos nossos alunos.
Denise Francisco e Sara Nunes
Comentar: