Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sexta-feira, 25 de Novembro de 2011
Jardim de infância do Griné - O contexto onde estamos inseridas.

 

O jardim de infância do Griné pertence ao Agrupamento de Escolas de São Bernardo. Este JI situa-se nas instalações da EB1 dos Areais, que pertence à freguesia de Santa Joana. Inicialmente, o número de crianças era 21, contudo, atualmente contamos com 23 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos.

 

 

 

 

 

No âmbito de Seminário de Investigação Educacional A2 (S.I.E. A2), desenvolvemos e continuaremos a propor atividades baseadas nas temáticas Consciência Fonológica e Literacia Emergente. Embora sejam temáticas distintas, estas estão inter-relacionadas e interdependentes, pois ambas articuladas contribuem para o processo da aquisição e compreensão da leitura e da escrita. Assim sendo, a leitura de histórias foi o nosso ponto de partida para o desenvolvimento de competências literácitas.  
As atividades propostas não se cingiram apenas á àrea da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, mas amplifica-se e extende-se às àreas do Conhecimento do Mundo, da Matemática e Expressões, tendo por base todas elas a àrea de Formação Pessoal e Social. Face às carências de higiene das crianças, a nossa primeira e prioritária preocupação foi de sensibilizar e incutir hábitos de higiene, que passaram por lavar as mãos antes de todas as refeições e depois de irem à casa de banho. O que muito ajudou na aquisição deste aspeto foi o facto de uma mãe ter oferecido um banco de plástico, fácil de transportar até à casa de banho, e que permitiu às crianças mais pequenas chegarem ao lavatório.
Ao longo destas 4 semanas de intervenção, verificamos uma progressão significativa relativamente ao desenvolvimento da fala e da comunicação e expressão oral/escrita. Neste sentido, as crianças já pronunciam melhor determinadas palavras polissilábicas, já são capazes de reconhecer os nomes sem recurso ao cartão do nome e ainda algumas letras do alfabeto.
Após esta partilha, gostaríamos de vos colocar algumas questões no âmbito do que fomos referindo no texto e que dessem o vosso “feedback”.
Questões:
1)      Quais as dificuldades sentidas até ao momento?
2)      Se têm sentido algum tipo de limitação na realização e concretização das atividades planeadas? E qual a recetividade por parte das crianças?
3)      Se nos vossos contextos educativos são ou não trabalhadas, de uma forma geral, as nossas temáticas de SIE A2?
 
Bom fim de semana!!
Andreia Alcobia,
Sónia Correia

tags: , , ,

publicado por andreia-alcobia às 17:11

3

De ritagoncalves a 26 de Novembro de 2011 às 17:46
Olá Andreia e Soninha!!!

Antes de mais, muitos parabéns pelo trabalho desenvolvido até agpra!!!

Achamos muito interessante a promoção dos hábitos de higiene, pois em contextos mais desfavorecidos, é muito importante fazer uma educação nesse sentido.

Quanto à vossa terceira questão, no contexto onde nós estamos, até então, achamos que o tema da competência social (nosso tema de SIE) não era muito valorizado... Contudo, ficámos esta semana muito satisfeitas pois a professora da turma disse-nos que gostaria de dar continuidade ao nosso projeto quando fôssemos embora, o que nos deixou muito satisfeitas :)


Ficamos a aguardar mais notícias vossas :)

Beijinhos

Joana Tavares e Rita Gonçalves


De andreiaosorio a 28 de Novembro de 2011 às 18:10
Olá Andreia e Sónia =)
Achámos muito pertinentes as vossas questões. Até ao momento, não temos muitas dificuldades ao nível da nossa intervenção. Contudo, poderemos dizer que no semestre anterior tivemos grandes dificuldades na gestão do comportamento e controlo do grupo. Foi um pouco complicado a esse nível, porque isso condicionou algumas das nossas atividades. No contexto que nós estamos, as crianças são muito calminhas, interessadas, empenhadas e motivadas. Todas as atividades, até ao momento, têm tido bons níveis de implicação.
Relativamente às atividades, a nossa educadora sempre nos deixou por em prática todas as nossas ideias. Quanto a isso tivemos sempre muita sorte! Como já foi referido anteriormente, as crianças ficam sempre muito entusiasmadas pelas atividades que lhes propomos, o que para nós é ótimo! O único senão é que talvez, para determinada atividades pensámos em ocupar um determinado tempo e, por vezes, as crianças são tão rápidas que temos de improvisar. Até agora temo-nos safado bem ao nível da improvisação.
Quanto às nossas temáticas de SIE A2, o da Andreia estava relacionado com os animais e o da Elisabete com os meios de transporte. Foram dois temas que as crianças adoraram e é sempre uma temática que as crianças gostam de abordar. No entanto, achámos que foi pouco tempo para abordar cada um dos temas, uma vez que foi muita informação que eles tiveram de armazenar. Apesar de não ter sido a primeira vez que eles abordaram os dois temas, há sempre aspetos que gostaríamos de ter aprofundado um pouco mais, mas com tão pouco tempo que tivemos, não o podemos fazer.

Beijinhos,
Andreia Osório e Elisabete Amaral


De sara-cristina a 13 de Dezembro de 2011 às 20:55
Olá meninas!
De facto a vossas questões são mesmo pertinentes...no que se refere à primeira questão, inicialmente sentimos alguma dificuldade em conseguir realizar as planificações no seu todo, pois os nossos alunos têm um ritmo de trabalho lento e algumas atividades ficavam por realizar. No entanto, rapidamente demos a volta à situação, começamos por reduzir o número de atividades e estabelecemos limite de tempo em atividades como passar o sumário, na qual perdiam imenso tempo, por mais curto que fosse. A pouco e pouco, a turma foi ganhando ritmo de trabalho e realizam maior parte das atividades realizadas.
De resto, não temos qualquer tipo de limitações... dentro da sala de aula temos a liberdade para realizar todo o tipo de atividades que considerarmos pertinentes para a aprendizagem dos nossos alunos.

Denise Francisco e Sara Nunes


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post