Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Balanço do Projeto de Intervenção

 Boa noite meninas :)

Terminada mais uma etapa das nossas vidas (estágio) é também importante realizar um balanço acerca do nosso projeto de intervenção.

Assim sendo, ao longo das nossas intervenções de implementação do projeto passámos por momentos bons e alguns menos bons, onde por vezes foi necessário ultrapassarmos os obstáculos que foram surgindo durante a PPSA2. No entanto, tentámos sempre encontrar alternativas que fizessem com que recolhêssemos os resultado que pretendíamos obter.

Para além disso, queríamos referir que utilizámos diferentes instrumentos de recolha de dados, nomeadamente, vídeogravação, notas de campo, diário das descobertas, fichas de trabalho e respostas a algumas questões. Ao obtermos os resultados iremos passar para a fase seguinte, particularmente, a análise dos mesmos e a construção das categorias de análise que nos ajudarão a responder às questões de investigação.

Posto isto, é de esperar que todas tenham tido uma boa prática pedagógica supervisionada e que esta vos tenha servido para crescer enquanto futuras educadoras de infância e professoras do 1º ciclo do ensino básico, mas também tenham tido um desenvolvimento ao nível cognitivo, pessoal e social.

Beijinhos,

Carla e Márcia



publicado por carlaribas às 23:04

4

De ana-resende a 22 de Dezembro de 2013 às 23:32
Olá meninas :)

De facto este fase já terminou e serviu para crescermos enquanto pessoas e profissionais de educação. Podemos dizer que não é uma profissão fácil e que requer por parte do educador/professor ter um olhar atento, ser dinâmico, promover autonomia, responder aos interesses do grupo de crianças, enfim um leque de questões que têm que estar sempre presentes e que não podemos descurar.
Relativamente ao que vocês referem no post, gostava de saber que alternativas é que vocês encontraram?
Porquê que optaram por esses instrumentos de recolha de dados? Em que vos ajudaram? Conseguiram recolher todos os dados necessários para responder à questão de investigação? Por fim, mudavam alguma coisa? Porquê?

Beijinho,
Ana Resende


De carolina-dias a 22 de Dezembro de 2013 às 23:35
Boa noite Carla e Márcia :)

Gostei de saber quais foram os métodos de recolha que utilizaram, pois alguns não os utilizei. Gostava de perceber porque utilizaram a videogravação?
Como vão trabalhar a categorização desses dados?
Sem dúvida que foi uma experiência gratificante os dois estágios por onde passei, cresci e aprendi muito. Penso que era o que precisávamos para dar o salto ;)
Espero que também tenham gostado desta experiência e que apesar das dificuldades que mencionam, apenas guardem o bom que todos esses momentos vos proporcionaram.

Feliz Natal :) Carolina.


De danielafferreira a 22 de Dezembro de 2013 às 23:56
Olá Carla e Márcia :)

Gostei do vosso post, sendo que vocês dão-nos a conhecer quais os instrumentos de recolha de dados que utilizaram no vosso projeto.
A prática pedagógica supervisionada (estágio) permite-me refletir e assim ajuda-me a ser uma melhor profissional.

Bom Natal.
Beijinhos,
Daniela Ferreira


De sofiafonseca a 22 de Dezembro de 2013 às 23:57
Olá Márcia e Carla !
Foi sem dúvida uma etapa que nos irá marcar para toda a vida foram as nossas crianças (as primeiras) e nunca as vamos esquecer nem tudo o que aprendemos ao longo deste período.
Já conhecemos um bocadinho do vosso projeto e gostamos muito! Um aspeto que se destacou, para nós, foi o diário das descobertas, consideramos um método de recolha muito pertinente e "diferente". Dito isto, gostávamos de saber o que recolhiam nesses diário? As crianças escreviam o que queriam sobre a sessão ou existiam algumas questões de orientação?

Parabéns pelo vosso trabalho !

Beijinhos,
Sofia e Sandra


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post