Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Estratégias !

 Olá meninas!

Durante a nossa prática pedagógica utilizámos algumas estratégias para conseguirmos manter o grupo num ambiente de aprendizagem favorável e tranquilo.

A Música

A música foi uma estratégia adaptada do contexto de intervenção do semestre anterior. Ao longo das intervenções fomos experimentando a música durante algumas atividades individuais. Esta estratégia criava um ambiente de trabalho harmonioso e tranquilizador, enquanto trabalhavam as crianças iam “cantarolando”. Sempre que as crianças dispersavam baixávamos o som da música, ou até mesmo desligávamos, e quando isso acontecia as crianças percebiam que estavam a fazer muito barulho e que para voltar a haver música teria que haver silêncio.

“O quadro do comportamento”

O quadro do comportamento é uma tabela onde os alunos colocam vermelho quando têm comportamentos menos adequados e verde quando têm comportamento corretos. Após as crianças colocarem vermelho, “perdíamos” completamente a criança, para corrigir este aspeto decidimos, primeiramente, colocar o nome da criança no quadro e uma bolinha vermelha em cada comportamento errado, quando atingisse as três bolas vermelhas, a criança colocava vermelho no quadro do comportamento.

Outro aspeto sobre esta estratégia é o facto de só o utilizarmos como repreensão e não como reforço positivo, quando experimentámos colocar verde nos alunos que demonstravam comportamentos corretos estes sentiram-se muito mais motivados.

Conhecimento do grupo

A observação permitiu-nos conhecer o grupo e “conhecer as suas capacidades, interesses e dificuldades, recolher as informações sobre o contexto familiar e o meio em que as crianças vivem, são práticas necessárias para compreender melhor as características das crianças e adequar o processo educativo às suas necessidades.” (M.E. p. 25, 1997)

O conhecimento que construímos sobre o grupo permitiu-nos saber mais acerca dos seus interesses e dificuldades e com isso conseguimos adaptar as atividades às experiências e gostos de cada aluno.

Organização da sala

A sala foi organizada de forma estratégica para que os alunos conseguissem ver tanto o quadro como o que era projetado do outro lado da sala. Esta organização permitiu também colocar os alunos mais calmos a trabalhar com os alunos mais agitados, permitindo um equilíbrio no comportamento e um trabalho mais coerente.

E vocês que estratégias utilizaram? Obtiveram resultados positivos? 

 

Beijinhos, 

Sandra e Sofia : )


tags: ,

publicado por sandrap às 18:11

De joanafpereira a 22 de Dezembro de 2013 às 19:25
Olá meninas :)

Considero muito interessante as estratégias que implementaram. Também nas nossas intervenções a música era uma constante para (por exemplo) contextualizar determinado tema. Weigel (1988 cit. Smole, 2000) diz que a" música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade ao ser humano, especialmente no que se refere às crianças". O som, o ritmo e a melodia são elementos básicos, essenciais na música e que podem despertar e reforçar a sensibilidade da criança, provocar nela reações de cordialidade e entusiasmo, prender a sua atenção e estimular a sua vontade. (Smole, 2000, p.145) Com esta estratégias as crianças ficavam mais despertas e implicadas mo que estava a decorrer.
Gostaria apenas que me esclarecessem, se for possível, um aspeto referente à organização da sala. Quando referem "permitindo um equilíbrio no comportamento e um trabalho mais coerente" perceciono que esta estratégia deu bons frutos. Gostaria apenas de saber que mudanças ocorreram nas crianças e se realmente o comportamento dos alunos mais calmos, surtiu ou não efeito nos mais agitados.

Um ótimo Natal :)
Beijinhos
Joana

Referência bibliográfica:
- Smole, K. C. (2000). A matemática na educação infantil-A teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed Editora.


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários