Olá meninas!
Durante a nossa prática pedagógica utilizámos algumas estratégias para conseguirmos manter o grupo num ambiente de aprendizagem favorável e tranquilo.
A Música
A música foi uma estratégia adaptada do contexto de intervenção do semestre anterior. Ao longo das intervenções fomos experimentando a música durante algumas atividades individuais. Esta estratégia criava um ambiente de trabalho harmonioso e tranquilizador, enquanto trabalhavam as crianças iam “cantarolando”. Sempre que as crianças dispersavam baixávamos o som da música, ou até mesmo desligávamos, e quando isso acontecia as crianças percebiam que estavam a fazer muito barulho e que para voltar a haver música teria que haver silêncio.
“O quadro do comportamento”
O quadro do comportamento é uma tabela onde os alunos colocam vermelho quando têm comportamentos menos adequados e verde quando têm comportamento corretos. Após as crianças colocarem vermelho, “perdíamos” completamente a criança, para corrigir este aspeto decidimos, primeiramente, colocar o nome da criança no quadro e uma bolinha vermelha em cada comportamento errado, quando atingisse as três bolas vermelhas, a criança colocava vermelho no quadro do comportamento.
Outro aspeto sobre esta estratégia é o facto de só o utilizarmos como repreensão e não como reforço positivo, quando experimentámos colocar verde nos alunos que demonstravam comportamentos corretos estes sentiram-se muito mais motivados.
Conhecimento do grupo
A observação permitiu-nos conhecer o grupo e “conhecer as suas capacidades, interesses e dificuldades, recolher as informações sobre o contexto familiar e o meio em que as crianças vivem, são práticas necessárias para compreender melhor as características das crianças e adequar o processo educativo às suas necessidades.” (M.E. p. 25, 1997)
O conhecimento que construímos sobre o grupo permitiu-nos saber mais acerca dos seus interesses e dificuldades e com isso conseguimos adaptar as atividades às experiências e gostos de cada aluno.
Organização da sala
A sala foi organizada de forma estratégica para que os alunos conseguissem ver tanto o quadro como o que era projetado do outro lado da sala. Esta organização permitiu também colocar os alunos mais calmos a trabalhar com os alunos mais agitados, permitindo um equilíbrio no comportamento e um trabalho mais coerente.
E vocês que estratégias utilizaram? Obtiveram resultados positivos?
Beijinhos,
Sandra e Sofia : )