Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Turma e Método de aprendizagem da leitura

Olá meninas,

 

Tal como já foi referido, esta turma do 1.º ano de escolaridade é composto por 21 alunos, 12 rapazes e 9 raparigas com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos.

Considero ser bastante importante referir que nesta turma:

·      Existem duas crianças diagnosticadas com doenças pertencentes ao Síndrome de Autismo, sendo que uma delas apenas se encontra integrada na turma a tempo parcial, apenas estando com a turma durante atividades especiais e realizando a socialização com os colegas de turma na hora do lanche da manha no contexto de sala de aula;

·      Existem duas irmãs gémeas na turma;

·      Existem crianças que já reconhecem, globalmente, a maior parte das palavras;

·      Uma das crianças é órfã de pai e duas estão ao encargo dos avós.

Destacamos estas particularidades da turma, pois pensamos que irão influenciar a dinâmica das intervenções visto que será necessário uma particular atenção nestes casos.

Sendo esta uma turma de 1.º ano, fase de importante aquisição de competências de escrita, e de como iria eu ensinar essas competências a uma turma, é necessário que se compreenda qual o método que a professora da turma escolheu usar: Método de Leitura Global.

O Método de Leitura Global (MLG) assenta em princípios de apreensão global, interesse, avanço do simples para o complexo, isto é, parte-se dos elementos de significação da língua (palavra, frase, texto), ficando para um momento posterior a análise dos seus componentes (Borges, 1998), e é dada prioridade na perceção visual em detrimento da auditiva

Segundo Viana & Teixeira (2002), o MLG insere-se numa pedagogia de tipo ativo, em que a criança deve ser o principal agente da sua aprendizagem. Deve descobrir por si própria, e não ser o agente passivo do ensino dado pelo professor. O desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade constituem os fatores mais importantes reclamados pelos defensores destes métodos na educação e na formação da personalidade da criança. A criança aprende a ler, lendo como aprende a falar, falando.

No entanto, com o decorrer das intervenções, creio que o método utilizado embora fosse baseado no MLG, era um Método Misto pois apelava simultaneamente à análise e à síntese, sendo estres perspetivados como processos contínuos.

Os métodos mistos agrupam duas tendências: a primeira inicia o ensino pela apresentação global da palavra para, com maior ou menor rapidez, a decompor em sílabas e letras. A segunda parte da sílaba, associando rapidamente vogais e consoantes, apresentadas a partir de palavras com sentido.

Alguma de vós já experienciou um destes dois métodos? Qual deles preferem?

 

Beijinhos,

 

Vanessa Samouco

 

 

 

Bibliografia

Borges, T. M. (1998). Ensinando a ler sem silabar. Campinas: Papirus Editora. Viana, F.L. & Teixeira, M.M. (2002). Aprender a Ler: da Aprendizagem Informal à Aprendizagem Formal. Porto: Asa Editores.



publicado por vanessasamouco às 13:12

Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários