Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2013
O corpo humano …

Olá meninas,

 

Com este post pretendemos dar a conhecer uma das atividades realizada nas nossas intervenções.

Para iniciar o estudo dos sistemas do corpo humano começamos por trabalhar com os alunos alguns órgãos internos. Neste sentido, foi apresentada uma caixa com as imagens dos órgãos: coração, pulmões, estômago, fígado, rins, intestino grosso e intestino delgado. Esta atividade foi realizada em grupo, sendo que cada grupo elegeu uma porta-voz que ficou responsável por retirar um órgão de dentro de uma caixa. Optamos por levar os órgãos numa caixa para criar surpresa mas também para evitar zangas/confusões relativamente à escolha do órgão. O que acham desta estratégia?

Cada grupo ficou com um órgão e depois foi-lhe dado um texto sobre esse órgão. Os alunos tinham de ler o texto e sublinhar a informação mais relevante. De seguida, foi dado a cada aluno uma ficha com algumas questões a que os alunos tinham de dar resposta, consultando o texto e discutindo em grupo. Além disso, havia uma questão em que os alunos tinham oportunidade de desenhar o órgão.

Por fim, houve o confronto de ideias entre todos os grupos.

 

Continuação de bom trabalho J

Beijinhos,

Daniela Ferreira e Joana Ferreira

 

 


tags: , , ,

publicado por danielafferreira às 21:01

De mrmo a 18 de Dezembro de 2013 às 09:47

Olá Daniela e Joana :)

Considero que esta vossa atividade é muito importante, uma vez que é essencial que as crianças compreendam que no interior do nosso corpo cada órgão tem a sua função, sendo todas muito importantes e que sem esses órgãos não conseguiríamos viver.

Gostei da estratégia que utilizaram para distribuição dos órgãos pelos grupos, pois permite que as crianças percebam que não há uma escolha concreta, simplesmente ficam com o órgão que lhes sair.

Gostaria de saber se todas as crianças tiveram, posteriormente, o texto sobre cada órgão ou se o texto ficou para o grupo.

Relativamente ao confronto de ideias, queria saber se registaram em algum local esse confronto, se distribuíram informação por todas as crianças. Ou seja, cada grupo falou do seu órgão e nada mais? As restantes crianças, não tiveram acesso a essa informação?

Continuação de bom trabalho !!

Beijinhos

Márcia Oliveira


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários