Olá meninas,
Com este post pretendemos dar a conhecer uma das atividades realizada nas nossas intervenções.
Para iniciar o estudo dos sistemas do corpo humano começamos por trabalhar com os alunos alguns órgãos internos. Neste sentido, foi apresentada uma caixa com as imagens dos órgãos: coração, pulmões, estômago, fígado, rins, intestino grosso e intestino delgado. Esta atividade foi realizada em grupo, sendo que cada grupo elegeu uma porta-voz que ficou responsável por retirar um órgão de dentro de uma caixa. Optamos por levar os órgãos numa caixa para criar surpresa mas também para evitar zangas/confusões relativamente à escolha do órgão. O que acham desta estratégia?
Cada grupo ficou com um órgão e depois foi-lhe dado um texto sobre esse órgão. Os alunos tinham de ler o texto e sublinhar a informação mais relevante. De seguida, foi dado a cada aluno uma ficha com algumas questões a que os alunos tinham de dar resposta, consultando o texto e discutindo em grupo. Além disso, havia uma questão em que os alunos tinham oportunidade de desenhar o órgão.
Por fim, houve o confronto de ideias entre todos os grupos.
Continuação de bom trabalho J
Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira