Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2013
O corpo humano …

Olá meninas,

 

Com este post pretendemos dar a conhecer uma das atividades realizada nas nossas intervenções.

Para iniciar o estudo dos sistemas do corpo humano começamos por trabalhar com os alunos alguns órgãos internos. Neste sentido, foi apresentada uma caixa com as imagens dos órgãos: coração, pulmões, estômago, fígado, rins, intestino grosso e intestino delgado. Esta atividade foi realizada em grupo, sendo que cada grupo elegeu uma porta-voz que ficou responsável por retirar um órgão de dentro de uma caixa. Optamos por levar os órgãos numa caixa para criar surpresa mas também para evitar zangas/confusões relativamente à escolha do órgão. O que acham desta estratégia?

Cada grupo ficou com um órgão e depois foi-lhe dado um texto sobre esse órgão. Os alunos tinham de ler o texto e sublinhar a informação mais relevante. De seguida, foi dado a cada aluno uma ficha com algumas questões a que os alunos tinham de dar resposta, consultando o texto e discutindo em grupo. Além disso, havia uma questão em que os alunos tinham oportunidade de desenhar o órgão.

Por fim, houve o confronto de ideias entre todos os grupos.

 

Continuação de bom trabalho J

Beijinhos,

Daniela Ferreira e Joana Ferreira

 

 


tags: , , ,

publicado por danielafferreira às 21:01

10

De fabianamabrantes a 16 de Dezembro de 2013 às 21:34
Meninas, realmente considero que seja uma boa estratégia, principalmente para não haver atritos entre as crianças. Obrigada pela partilha. Certamente que será útil no futuro.


De samantacaleiro a 16 de Dezembro de 2013 às 23:52
Olá meninas :)
Penso que o modo como planificaram e desenvolveram esta atividade foi positivo. De que forma e como formaram os grupos? Já tinham pensado neles antes da atividade?
Na minha opinião a caixa com as imagens dos órgãos foi uma boa opção na medida em que todos estavam na mesmo situação e iriam trabalhar, pelo que entendi, um órgão da mesma maneira.
Relativamente à análise do texto, os alunos foram capazes de selecionar a informação mais relevante? Explicaram aos alunos como é que tinham que proceder para a selecionar? Como?
Por fim deixo-vos uma questão sobre o confronto de ideias uma vez que a Daniela referiu que os vossos alunos tinham mais dificuldade em realizar atividades em grande grupo: Como geriram esta atividade de forma a ser positiva e propícia à aprendizagem sem gerar confusão?
Estas questões foram surgindo à medida que li o vosso comentário e que espero que vos faça refletir.

Continuação de um bom trabalho,
Samanta :)


De danielafferreira a 17 de Dezembro de 2013 às 18:04
Olá Samanta,

Obrigada pelo comentário.
Os grupos de trabalho foram pensados e definidos por nós antes da atividade, de forma aleatória.
Sim, os alunos conseguiram identificar a informação mais relevante. Para isso, pedimos aos alunos que sublinhassem o que para eles era mais importante. Depois demos a cada aluno uma ficha com questões que ajudava a selecionar a informação.
Não foi fácil gerir o trabalho em grupo, contudo o porta-voz de cada grupo ficou responsável por essa parte do trabalho.


Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas :)
Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira


De imgt a 17 de Dezembro de 2013 às 17:33
Olá meninas :)
Achei boa ideia o facto de levarem os órgãos na caixa e fazer com que estes fossem retirados aleatoriamente pelo porta voz, desta forma evitou-se discussões entre os grupos.
Também achei interessante a atividade que desenvolveram relativamente a esta temática, desta forma permitiu que as crianças compreendessem melhor o nosso interior e os órgãos que o constituem.
Bjinhos
Ivete Teixeira


De mrmo a 18 de Dezembro de 2013 às 09:47

Olá Daniela e Joana :)

Considero que esta vossa atividade é muito importante, uma vez que é essencial que as crianças compreendam que no interior do nosso corpo cada órgão tem a sua função, sendo todas muito importantes e que sem esses órgãos não conseguiríamos viver.

Gostei da estratégia que utilizaram para distribuição dos órgãos pelos grupos, pois permite que as crianças percebam que não há uma escolha concreta, simplesmente ficam com o órgão que lhes sair.

Gostaria de saber se todas as crianças tiveram, posteriormente, o texto sobre cada órgão ou se o texto ficou para o grupo.

Relativamente ao confronto de ideias, queria saber se registaram em algum local esse confronto, se distribuíram informação por todas as crianças. Ou seja, cada grupo falou do seu órgão e nada mais? As restantes crianças, não tiveram acesso a essa informação?

Continuação de bom trabalho !!

Beijinhos

Márcia Oliveira


De joanaazevedo a 22 de Dezembro de 2013 às 13:40
Olá Márcia :)

Concordámos contigo, é fundamental que as crianças percebam que no nosso interior temos órgãos e qual a função de cada um deles. Isto é, é essencial que as crianças percebam que esses órgãos são importantes para a nossa sobrevivência.
Respondendo à tua primeira questão, cada grupo ficou com o texto do seu órgão. Relativamente ao confronto de ideias cada grupo falou sobre o seu órgão, sendo que depois esta atividade foi concluída pela professora.


Beijinhos,
Joana Ferreira e Daniela Ferreira


De baptista a 19 de Dezembro de 2013 às 11:23
Olá meninas :)

Considero que trabalharam uma atividade interessante, pois dá a conhecer às crianças alguns órgãos do corpo humano, órgãos importantes para o funcionamento do mesmo.

Relativamente à questão que colocam, julgo que optaram por uma boa estratégia, visto que dessa forma todas as crianças deram início à atividade nas mesmas circunstâncias.

No entanto, gostaria de saber se as crianças escolheram facilmente o porta-voz de cada grupo. Houve situações em que várias crianças pertencentes ao mesmo grupo quisessem ser o porta-voz? Se sim, como fizeram nesse caso?

Relativamente à vossa última afirmação, que balanço fazem do confronto de ideias que houve entre os vários grupos formados?

Continuação de bom trabalho.

Beijinho.

Sandra Baptista.


De joanaazevedo a 22 de Dezembro de 2013 às 13:48
Olá Sandra :)

As crianças escolheram facilmente o porta-voz do grupo.
Respondendo à tua última questão, o balanço foi positivo, na medida em que cada grupo conseguiu perceber qual a função de cada um dos órgãos. Além disso, conseguiram retirar do texto a informação mais importante com a ajuda da ficha que lhes foi dada.

Beijinhos,
Joana Ferreira e Daniela Ferreira


De ana-resende a 19 de Dezembro de 2013 às 15:32
Olá meninas :)

Gostei de ler o vosso post, pois dão-nos a conhecer uma das atividades que foi desenvolvida numa interevenção vossa.
Respondendo à vossa questão, parece-me que a estratégia que adotaram foi boa e teve em conta as características do vosso grupo de crianças. Pois, se calhar, se fosse noutra turma a mesma estratégia não funcionaria.
Gostava de saber como reagiram as crianças a esta atividade? Em que se baseiam?

Continuação de um bom trabalho,
Ana Resende


De danielafferreira a 22 de Dezembro de 2013 às 13:57
Olá Ana :)

Esta atividade foi uma das primeiras atividades das nossas intervenções.
As crianças gostaram da atividade, sendo isso visível através das suas expressões e na forma como realizavam a atividade.


Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post