Nós encontramo-nos no Jardim de Infância de Esgueira, com um grupo de 21 alunos onde as idades variam entre os 4 e 5 anos. É um grupo que se interessa bastante por todo o tipo de atividades, o que para nós é uma mais-valia.
Ao longo das nossas intervenções na Prática Pedagógica Supervisionada temos experimentado imensas atividades com as crianças.
Durante estas 6 semanas, temos seguido um plano, que consiste:
- 2ª feira: caixa das surpresas, que serve para quando queremos introduzir algum tema a utilizarmos. Desta forma, conseguimos perceber os interesses das crianças. Interesses esses que podemos utilizar mais tarde para trabalhar com eles.
- 3ª feira: Culinária/experiências: numa semana fazemos culinária, que depende sempre do que as crianças pedem para fazer e na semana seguinte fazemos experiências.
- 4ª feira: Hora do conto: todas as semanas contámos uma história, uma vez que é uma atividade bastante apreciada pelo grupo. Umas vezes usámos os livros, outras vezes inventámos histórias, dramatizámos, utilizamos fantoches, sempre com o intuito de cativar as crianças.
Assim podemos afirmar que já experimentamos imensas coisas durante estas intensas 6 semanas.
Esta semana foi da responsabilidade da Andreia onde ela trabalhou com as crianças o tema de seminário de investigação educacional o que obrigou a fugir um pouco à rotina. Assim sendo, ela trabalhou o tema dos animais, tema que muito cativa este grupo de crianças. O que ela fez ao longo da semana foi explorar com eles diversas carateristicas de imensos animais, através de uma tabela. Para além disso, contou uma história "O alfabeto dos bichos" efizeram um trabalho de investigação sobre a serpente. Na última sessão explorou o conto tradicional "O principe com orelhas de burro", que serviu de mote para explorar com as crianças o corpo humano e ainda o corpo dos animais, de forma a fazerem o paralelismo entre estes.
A sensação com que ficámos foi que foi muita informação para as crianças em tão pouco tempo, pois era um tema que eles gostavam muito e que havia muitas coisas que deveriam ter sido exploradas mais aprofundadamente, mas uma vez que este serviu para a disciplina de seminário, como já referimos, teve de ser feito um pouco à pressa.
Todas as atividades por nós realizadas ao longo desta semanas de intervenção podem ser visualizadas no blog da nossa sala de jardim de infância, que foi criado pela educadora responsável da sala, mas que nós vamos também dinamizando, onde colocámos todas as noticias e vídeos dos trabalhos realizados. Podem espreitar e seguir mais de perto o nosso trabalho em:
crescerepartilhar.blogspot.com
Em breve teremos notícias sobre esta semana intensa de trabalho.
É ainda de salientar, que a educadora cooperante, nos fez uma proposta. Esta consiste em alterarmos o plano diário das nossas crianças, pois desta maneira, podemos explorar outras atividades diferentes que ainda não tivemos oportunidades. Estas atividades que ainda não explorámos são: a dança, música e expressão motora. Assim sendo, na próxima semana já vamos alterar o plano das crianças. Para nós isto é bastante importante, para termos um leque bastante alargado do que se pode fazer com crianças desta idade. E já agora vocês o que acham disto? E vocês têm algumas ideias de atividades diferentes que ainda não explorámos?
Até para a semana!
Andreia Osório
Elisabete Amaral