Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 23 de Novembro de 2011
Reflexão sobre a 6ªsemana de intervenção

Nós encontramo-nos no Jardim de Infância de Esgueira, com um grupo de 21 alunos onde as idades variam entre os 4 e 5 anos. É um grupo que se interessa bastante por todo o tipo de atividades, o que para nós é uma mais-valia.

Ao longo das nossas intervenções na Prática Pedagógica Supervisionada temos experimentado imensas atividades com as crianças.

Durante estas 6 semanas, temos seguido um plano, que consiste:

- 2ª feira: caixa das surpresas, que serve para quando queremos introduzir algum tema a utilizarmos. Desta forma, conseguimos perceber os interesses das crianças. Interesses esses que podemos utilizar mais tarde para trabalhar com eles. 

- 3ª feira: Culinária/experiências: numa semana fazemos culinária, que depende sempre do que as crianças pedem para fazer e na semana seguinte fazemos experiências.

- 4ª feira: Hora do conto: todas as semanas contámos uma história, uma vez que é uma atividade bastante apreciada pelo grupo. Umas vezes usámos os livros, outras vezes inventámos histórias, dramatizámos, utilizamos fantoches, sempre com o intuito de cativar as crianças.

 

Assim podemos afirmar que já experimentamos imensas coisas durante estas intensas 6 semanas.

Esta semana foi da responsabilidade  da Andreia onde ela trabalhou com as crianças o tema de seminário de investigação educacional o que obrigou a fugir um pouco à rotina. Assim sendo, ela trabalhou o tema dos animais, tema que muito cativa este grupo de crianças. O que ela fez ao longo da semana foi explorar com eles diversas carateristicas de imensos animais, através de uma tabela. Para além disso, contou uma história "O alfabeto dos bichos" efizeram um trabalho de investigação sobre a serpente. Na última sessão explorou o conto tradicional "O principe com orelhas de burro", que serviu de mote para explorar com as crianças o corpo humano e ainda o corpo dos animais, de forma a fazerem o paralelismo entre estes.

A sensação com que ficámos foi que foi muita informação para as crianças em tão pouco tempo, pois era um tema que eles gostavam muito e que havia muitas coisas que deveriam ter sido exploradas mais aprofundadamente, mas uma vez que este serviu para a disciplina de seminário, como já referimos, teve de ser feito um pouco à pressa.

 

Todas as atividades por nós realizadas ao longo desta semanas de intervenção podem ser visualizadas no blog da nossa sala de jardim de infância, que foi criado pela educadora responsável da sala, mas que nós vamos também dinamizando, onde colocámos todas as noticias e vídeos dos trabalhos realizados. Podem espreitar e seguir mais de perto o nosso trabalho em:

crescerepartilhar.blogspot.com

Em breve teremos notícias sobre esta semana intensa de trabalho.

 

É ainda de salientar, que a educadora cooperante, nos fez uma proposta. Esta consiste em alterarmos o plano diário das nossas crianças, pois desta maneira, podemos explorar outras atividades diferentes que ainda não tivemos oportunidades. Estas atividades que ainda não explorámos são: a dança, música e expressão motora. Assim sendo, na próxima semana já vamos alterar o plano das crianças. Para nós isto é bastante importante, para termos um leque bastante alargado do que se pode fazer com crianças desta idade. E já agora vocês o que acham disto? E vocês têm algumas ideias de atividades diferentes que ainda não explorámos?

Até para a semana!

Andreia Osório

Elisabete Amaral


tags: , , ,

publicado por elisabeteamaral às 15:43

5

De ritagoncalves a 24 de Novembro de 2011 às 10:55
Olá! Em primeiro lugar agradecemos muito o vosso comentário à nossa reflexão e obrigada pelos conselhos dados.

Acabámos agora mesmo de ler a vossa reflexão e achámos tão interessante a dinâmica, pois era a semelhante à que nós utilizávamos no semestre passado, quando estávamos num contexto de Jardim-de-Infância, ou seja, dar prioridade ao que as crianças realmente demonstram interesse. Achamos essa vossa dinãmica muito curiosa e interessante! E assim vão mesmo ao encontro dos interesses das crianças e dos seus desejos, o que faz com que estas tenham uma maior vivência no jardim-de-infância.

Quanto às próximas áreas que vocês vão explorar, pensamos que as crianças vão adorar! Tudo o que envolva movimento e música as crianças adoram, até nós!!!!


Nas aulas de expressão motora, um jogo muito giro é o das cadeiras, sabem qual é? Já fizemos esse jogo com as crianças e elas adoraram.

Muitos Parabéns pelo trabalho realizado!



Joana Tavares e Rita Gonçalves


De elisabeteamaral a 24 de Novembro de 2011 às 17:00
É aquele onde temos uma música ou algo, que depois temos de parar e eles terão de ocupar as cadeiras e desta forma vamos eliminando até ficar apenas uma criança, certo?
Achamos essa uma boa ideia para a nossa sessão.

Obrigada pela ideia e pelo comentário.

Andreia Osório e Elisabete Amaral


De ritagoncalves a 24 de Novembro de 2011 às 22:45
É esse mesmo :) Nós fizemos esse jogo e resultou muito bem... De certeza que os vossos meninos vão adorar!



Joana Tavares e Rita Gonçalves


De andreia-alcobia a 25 de Novembro de 2011 às 18:00
Olá Andeia e Elizabete, obrigada pela partilha.

Constatamos que um dos vossos temas é o dos Animais e, por isso, sugerimos o livro Todos no sofá de Luísa Ducla Soares.



Por termos já realizado atividades de expressão motora, sugerimos um percurso em que incluam novos mateiais ainda não explorados, tais como: banco sueco, colchão, cordas, arcos, barras, cadeiras,... saltar ao pé coxinho, salto de rá, andar de andas,... pois as nossas crianças adoraram!


Em relação à expressão musical poderão partir do tema do natal e do inverno e poderão explorar lengalengas, trava-línguas, rimas, provérbios... Alguns livros a que podem recorrer: O natal dos nossos animais de Luísa Ducla Soares; O pai natal que não comia queijo; O mistério das bolachas de natal,...

Esperamos que as sugestões vos ajude.

Beijinho

Andreia Alcobia e Sónia Correia















De sara-cristina a 13 de Dezembro de 2011 às 21:01
Olá Meninas!
A nossa opinião vai ao encontro da opinião que a Rita e a Joana referiram... O jardim - de -infância (pré-escolar) torna-se mais significativo para as crianças quando as educadoras têm presentes os interesses das crianças, bem como as experiências vivenciadas por elas.
Realmente as vossas atividades são bem pensadas... as crianças vão adorar e, com certeza, vão divertir-se muito!
Pois nunca devemos esquecer que a diversão também pode fazer parte do processo de aprendizagem!

Denise Francisco e Sara Nunes




Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post