Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2013
Explorar História - um desafio contra o ensino transmissivo
 

                                                                

 

Boa tarde meninas,

 

Estamos aqui hoje para solicitar a vossa ajuda. Durante este período de estágio, foi necessário explorarmos, com as crianças, toda a História de Portugal. Tentámos sempre construir atividades que envolvessem as crianças de forma a que estas se tornassem construtoras do seu próprio conhecimento. Realizamos a construção de um friso das diferentes dinastias (cada dinastia representada por uma cor diferente) e trabalhos de pesquisa.

 


 

No entanto, outras sessões foram ao encontro do ensino transmissivo (usámos powerpoint’s e construção de esquemas). Segundo Cachapuz, Praia e Jorge (2002) este tipo de ensino é caracterizado por uma transmissão de conteúdos, no qual a criança apresenta um papel passivo, recetor de informação, em que aprende por memorização. Na maioria das vezes, as crianças não compreendem o que decoraram e lhes foi transmitido.

Têm outras sugestões de atividades mais práticas para explorar História sem ser através do ensino por transmissão ou das atividades práticas por nós realizadas?

 

Referências Bibliográficas

Cachapuz, A.; Praia, J. & Jorge, M. (2002). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.



publicado por angelasofia às 19:28

De fabianamabrantes a 16 de Dezembro de 2013 às 21:32
Quero vos dar os parabéns. Gostei muito das atividades em que as crianças tiveram que construir um friso das diferentes dinastias (cada dinastia representada por uma cor diferente) e trabalhos de pesquisa. Acho que é uma boa estratégia, motivadora e estimulante para as crianças aprenderem e, assim são elas que constroem o seu próprio conhecimento. O uso do PowerPoint também é uma boa estratégia na minha opinião, pois como referem facilita-lhes a memorização. Sempre que houve oportunidade, recorri a esta estratégia. Parabéns! Beijinhos


De andreiacsilva a 17 de Dezembro de 2013 às 12:34
Olá,

Penso que nos entendeste mal, pois não consideramos o PowerPoint uma boa estratégia porque o ensino acaba por ser transmissívo e nao se pretende que as crianças memorizem, mas sim que construam o seu próprio conhecimento. Durante a nossa prática privilegiámos o trabalho de pesquisa, no então gostávamos de saber se conheciam outras estratégias que não passassem por um ensino transmissívo.

Obrigada :)


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários