Boa tarde meninas,
Estamos aqui hoje para solicitar a vossa ajuda. Durante este período de estágio, foi necessário explorarmos, com as crianças, toda a História de Portugal. Tentámos sempre construir atividades que envolvessem as crianças de forma a que estas se tornassem construtoras do seu próprio conhecimento. Realizamos a construção de um friso das diferentes dinastias (cada dinastia representada por uma cor diferente) e trabalhos de pesquisa.
No entanto, outras sessões foram ao encontro do ensino transmissivo (usámos powerpoint’s e construção de esquemas). Segundo Cachapuz, Praia e Jorge (2002) este tipo de ensino é caracterizado por uma transmissão de conteúdos, no qual a criança apresenta um papel passivo, recetor de informação, em que aprende por memorização. Na maioria das vezes, as crianças não compreendem o que decoraram e lhes foi transmitido.
Têm outras sugestões de atividades mais práticas para explorar História sem ser através do ensino por transmissão ou das atividades práticas por nós realizadas?
Referências Bibliográficas
Cachapuz, A.; Praia, J. & Jorge, M. (2002). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.