Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2013
Uma forma divertida de “ver” e de “provar”…

 Olá a todas J

Numa das aulas de estudo meio decidimos continuar a exploração dos cinco sentidos, uma vez que este tema constava na planificação semanal de turma. Neste dia abordamos a visão fazendo a ponte para as pessoas invisuais. O nosso objetivo seria que os alunos percebessem que as pessoas invisuais passam por algumas dificuldades no seu dia-a-dia pois a sociedade onde vivemos não está adaptada à diferença. Foi um momento de grande partilha, com testemunhos dos alunos e das professoras acerca dos problemas que estas pessoas enfrentam e o que podem fazer para com conseguir ter uma vida o mais normal possível.

Realizamos uma pequena atividade na sala onde a turma foi dividida em dois grupos e dentro desses grupos, metade dos alunos foram vendados para que através de alguns objetos, descobrissem o tipo de textura: liso, rugoso ou macio.

Como forma de voltarmos ao assunto inicial da aula, realizamos uma atividade a pares, fora da sala, no corredor da escola. O colega que estava vendado deveria ouvir as indicações do seu par para que se movimentasse num determinado espaço. Foi bastante prazeroso observar a alegria das crianças e a implicação que depositavam na atividade. Quando forneciam indicações ao colega, tinham bastante cuidado para que este não fosse contra algo ou se magoasse. Como estávamos perto da hora de almoço, a indicação que deveriam dar de seguida, seria conduzir o colega até ao refeitório. Normalmente as crianças vão em fila para o refeitório (regra imposta pelo Colégio) e este dia foi diferente. Cada para chegou separadamente consoante as indicações dos colegas e os alunos sentiram um prazer enorme em conduzir o amigo ao seu lugar.

  

O outro sentido explorado, numa outra aula, foi o do paladar. Os alunos tinham à sua disposição três frascos com sabor amargo, doce e salgado. Através de um conta-gotas, estes sabores eram provados e, no final de todos os provarem, juntos, tirávamos conclusões. Tal como a atividade anterior, esta também aconteceu com uma conversa prévia para percebermos as ideias dos alunos. O facto de utilizarmos o conta-gotas foi algo novo para os alunos pois nunca tinham estado em contacto com este material e adoraram a forma como este era utilizado. Queriam provar uma segunda vez os sabores e estavam realmente implicados e felizes.

Em relação a estas atividades fazemos um balanço muito positivo. Tentámos estar mais atentas às crianças dos nossos estudos de caso, sempre com incentivos e elogios, e atentas a qualquer reação da sua parte.

Espero que nos vossos contextos consigam sentir as vossas crianças felizes como nós sentimos neste dia e em muitos outros J

Bom trabalho!

 

Beijinhos

 

 


tags: , ,

publicado por joanafpereira às 16:36

De baptista a 16 de Dezembro de 2013 às 18:06
Olá meninas :)

Considero as vossas atividades interessantes, em especial a primeira, quando trabalham a visão. É importante sensibilizar as pessoas para a diferença e, se começarmos desde cedo, ainda melhor.

Logo no início referem que a realização da atividade foi um “[...] momento de partilha de grande partilha, com testemunhos dos alunos e das professoras acerca dos problemas que estas pessoas enfrentam e o que podem fazer para com conseguir ter uma vida o mais normal possível”. Podem partilhar connosco um testemunho de um dos alunos?

Como é que as crianças vendadas reagiram à situação? O que é que elas acharam?

Beijinho.

Bom trabalho :)

Sandra Baptista.


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários