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Sábado, 14 de Dezembro de 2013
"A cor das línguas" - projeto de intervenção didática

        O projeto de intervenção didática que iremos apresentar e denominado “A cor das línguas”, apesar de ainda inacabado, foi implementado em sete sessões de trabalho. Ao longo de todas as sessões realizamos atividades diversificadas, recorrendo às diferentes modalidade de trabalho, nomeadamente em grupo, em par, individual e coletivamente.

      Contextualizando as nossas sessões de intervenção visando o ensino da gramática, no Programa de Português, pertencem à competência do Conhecimento Explícito da Língua e inserem-se no plano morfológico (flexão nominal em género e em número) e no plano das classes de palavras (nome e adjetivo). De seguida, iremos apresentar a tabela de síntese geral das sessões até agora realizadas:

Sessões

Objetivos principais

Sessão 0 – A cor das línguas

       Reconhecer as representações das crianças sobre línguas de diferentes estatutos;

       Identificar conhecimentos prévios das crianças sobre os conceitos de nome e adjetivo e distingui-los;

       Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais sobre o texto ouvido;

Sessão I – Os nomes

       Identificar conhecimentos prévios das crianças sobre os conceitos de nome e adjetivo e distingui-los;

       Distinguir nomes próprios e nomes comuns;

       Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais sobre o texto ouvido;

       Promover o desenvolvimento da consciência linguística;

 

Sessão II – O género e o número

       Identificar conhecimentos prévios das crianças sobre os conceitos de nome e adjetivo e distingui-los;

       Distinguir nomes próprios e nomes comuns;

       Identificar conhecimentos prévios das crianças sobre os conceitos número e género;

       Promover o desenvolvimento da consciência linguística;

       Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais sobre o texto ouvido;

       Manipular palavras e constituintes de palavras e observar os efeitos produzidos:

        - Formar femininos, masculinos; singulares e plurais;

       Comparar dados e descobrir regularidades;

 

Sessão III – O que eu já aprendi sobre o género e o número

       Identificar conhecimentos prévios das crianças sobre os conceitos de nome e adjetivo e distingui-los;

       Distinguir nomes próprios e nomes comuns;

       Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais sobre o texto ouvido;

       Manipular palavras e constituintes de palavras e observar os efeitos produzidos:

        - Formar femininos, masculinos; singulares e plurais;

       Comparar dados e descobrir regularidades;

 

Sessão IV –Sabes falar cabo-verdiano?

·         Associar palavras ao seu significado;

·         Integrar sistematicamente novas palavras no seu léxico;

·         Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos discursos ouvidos;

·         Mobilizar conhecimentos prévios.

Sessão V – O género e o número em cabo-verdiano

  • Identificar conhecimentos prévios das crianças sobre os conceitos número e género;

  • Promover o desenvolvimento da consciência linguística;

  • Manipular palavras e constituintes de palavras e observar os efeitos produzidos:

        - Formar femininos, masculinos; singulares e plurais;

  • Comparar dados e descobrir regularidades;

·         Comparar e descobrir regularidades;

 

Sessão VI – Afinal gosto de ti

(última sessão a realizar dia 16 de dezembro)

 

 

Beijinhos, 

Sandra e Sofia :)


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publicado por sandrap às 16:09

De ssd a 16 de Dezembro de 2013 às 17:52
Boa tarde meninas...

antes de mais gostaria de saber o porquê de o vosso projeto se denominar de "A cor das línguas".
O projeto que apresentam é comum às suas? Qual é a especificidade de cada uma de vós?
No vosso projeto encontro muitas semelhanças com o meu. Para além de sensibilizar as crianças para a diversidade linguística com o recurso a várias línguas, também trabalhei questões da gramática. Inicilamente estava com algumas dúvidas, uma vez que me encontrava a estagiar numa turma de 2.º ano e questionava-me sobre o que iria trabalhar na gramática com as crianças, pois pensava que neste ano de escolaridade ainda trabalhavam pouco as questões da gramática. Contudo, e ao longo da planificação do projeto, percebi que as minhas dúvidas não faziam qualquer sentido, e que era perfeitamente possível trabalhar a gramática com crianças tão novas, tendo em conta, o programa de 2.º ano. No vosso caso, que ainda trabalharam com crianças mais novas, conseguiram também desenvolver um bom trabalho.
Uma vez que que já implementaram a vossa última sessão hoje, em que é que esta consistiu?

Beijinho e continuação de um bom trabalho!

Sabrina Duarte


De sandrap a 19 de Dezembro de 2013 às 18:10
Olá Sabrina : )
Como já explicamos anteriormente, o nome do projeto foi um "click" que surgir na junção das várias ideias do nosso projeto.
O tema é comum às duas mas enquanto uma trabalha o género outra trabalho o número.
Compreendemos perfeitamente o teu receio, conosco aconteceu o mesmo mas tinha a agravante de as crianças ainda não saberem ler e escrever. Nas nossas cabeças não fazia sentido ensinar gramática, de forma mais aprofundada, a crianças que ainda não sabiam ler e escrever e muito menos comparar com outras línguas quando ainda não conheciam a sua própria língua.
Mas ao longo do projeto fomos completamente surpreendidas pelas crianças, eles conseguem tudo e a forma como criam os conceitos de gramática é bastante bom de se ver e ouvir.
A nossa última sessão consistiu em mais uma atividade sobre o número em cabo-verdiano, porque percebemos que esta questão ainda não tinha ficado completamente esclarecida para as crianças e ainda a finalização da nossa história que, como sempre, foi o ponto alto da nossa sessão.

Beijinhos,
Sandra e Sofia


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