Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Sábado, 14 de Dezembro de 2013
"A cor das línguas" - projeto de intervenção didática

        O projeto de intervenção didática que iremos apresentar e denominado “A cor das línguas”, apesar de ainda inacabado, foi implementado em sete sessões de trabalho. Ao longo de todas as sessões realizamos atividades diversificadas, recorrendo às diferentes modalidade de trabalho, nomeadamente em grupo, em par, individual e coletivamente.

      Contextualizando as nossas sessões de intervenção visando o ensino da gramática, no Programa de Português, pertencem à competência do Conhecimento Explícito da Língua e inserem-se no plano morfológico (flexão nominal em género e em número) e no plano das classes de palavras (nome e adjetivo). De seguida, iremos apresentar a tabela de síntese geral das sessões até agora realizadas:

Sessões

Objetivos principais

Sessão 0 – A cor das línguas

       Reconhecer as representações das crianças sobre línguas de diferentes estatutos;

       Identificar conhecimentos prévios das crianças sobre os conceitos de nome e adjetivo e distingui-los;

       Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais sobre o texto ouvido;

Sessão I – Os nomes

       Identificar conhecimentos prévios das crianças sobre os conceitos de nome e adjetivo e distingui-los;

       Distinguir nomes próprios e nomes comuns;

       Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais sobre o texto ouvido;

       Promover o desenvolvimento da consciência linguística;

 

Sessão II – O género e o número

       Identificar conhecimentos prévios das crianças sobre os conceitos de nome e adjetivo e distingui-los;

       Distinguir nomes próprios e nomes comuns;

       Identificar conhecimentos prévios das crianças sobre os conceitos número e género;

       Promover o desenvolvimento da consciência linguística;

       Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais sobre o texto ouvido;

       Manipular palavras e constituintes de palavras e observar os efeitos produzidos:

        - Formar femininos, masculinos; singulares e plurais;

       Comparar dados e descobrir regularidades;

 

Sessão III – O que eu já aprendi sobre o género e o número

       Identificar conhecimentos prévios das crianças sobre os conceitos de nome e adjetivo e distingui-los;

       Distinguir nomes próprios e nomes comuns;

       Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais sobre o texto ouvido;

       Manipular palavras e constituintes de palavras e observar os efeitos produzidos:

        - Formar femininos, masculinos; singulares e plurais;

       Comparar dados e descobrir regularidades;

 

Sessão IV –Sabes falar cabo-verdiano?

·         Associar palavras ao seu significado;

·         Integrar sistematicamente novas palavras no seu léxico;

·         Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos discursos ouvidos;

·         Mobilizar conhecimentos prévios.

Sessão V – O género e o número em cabo-verdiano

  • Identificar conhecimentos prévios das crianças sobre os conceitos número e género;

  • Promover o desenvolvimento da consciência linguística;

  • Manipular palavras e constituintes de palavras e observar os efeitos produzidos:

        - Formar femininos, masculinos; singulares e plurais;

  • Comparar dados e descobrir regularidades;

·         Comparar e descobrir regularidades;

 

Sessão VI – Afinal gosto de ti

(última sessão a realizar dia 16 de dezembro)

 

 

Beijinhos, 

Sandra e Sofia :)


tags:

publicado por sandrap às 16:09

De ana-vivas a 15 de Dezembro de 2013 às 17:49
Olá meninas.

Acho interessante o tema do vosso projeto e os meus parabéns por escolherem este tema para uma turma de 1.º ano.

Perante isto eu gostaria de saber como as crianças reagiram ao vosso projeto e se o feedback foi positivo. Como foi a reação das crianças às línguas?

Faço estas questões pois partilhamos o mesmo seminário, e em relação à diversidade linguística os meus alunos adoraram, sendo que mostraram-se sempre muito motivados e implicados nas sessões. Os alunos conseguiram superar as nossas espectativas. pois achávamos que elas iriam ter muitas dificuldades.

Quais as vossas dificuldades?
Conseguiram recolher muitos dados?

Beijinhos e continuação da bom trabalho

Ana Vivas


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários