Boa tarde Sandra e Sofia :)
Com a síntese que realizaram no post é percetível o que pretendiam com cada atividade. Desta forma, apenas coloco algumas questões de maneira a ficar mais esclarecida.
- Como surgiu o nome do vosso projeto?
- O projeto foi criado pelas duas e nas atividades dá para retirarem dados para as duas, ou existe alguma individualidade? Se sim, onde?
- Mencionaram que realizaram as atividades em diferentes modalidades. Quando realizavam a pares ou individualmente, o que faziam as restantes crianças?
- Sentem que conseguiram atingir todos os objetivos?
Por fim, alteravam alguma coisa no vosso projeto de maneira a melhorá-lo?
Continuação de bom trabalho :)
Beijinho, Carolina.
Olá Carolina : )
Bem o nome do nosso projeto deu um bocadinho de trabalho mas juntando todas as ideias do nosso tema caiu uma "luzinha" e surgiu este nome que, para nós, faz todo o sentido :)
O projeto decorreu sempre em díade e todas as atividades, apesar de realizadas em modalidades diferente, eram realizadas por todas as crianças. Todas as atividades realizadas forneciam-nos dados para a questão de investigação de cada uma de nós, porque trabalhámos o género e o número em paralelo.
De forma geral e através dos comentários das crianças percebemos que conseguimos atingir os nossos principais objetivos, as crianças sabem diferenciar conceitos como nome (próprios e comuns), adjetivo, género e número. Conseguem, ainda, perceber como se forma o género e o número em língua portuguesa e comparar com outras línguas, neste caso o cabo-verdiano.
Existiam imensos aspetos que se fosse hoje tínhamos alterado, principalmente os recursos materiais. Estes deveriam ser em tamanhos, ainda, maiores para facilitar a leitura das crianças e torná-los mais apelativos.
Beijinhos : )
Olá meninas.
Acho interessante o tema do vosso projeto e os meus parabéns por escolherem este tema para uma turma de 1.º ano.
Perante isto eu gostaria de saber como as crianças reagiram ao vosso projeto e se o feedback foi positivo. Como foi a reação das crianças às línguas?
Faço estas questões pois partilhamos o mesmo seminário, e em relação à diversidade linguística os meus alunos adoraram, sendo que mostraram-se sempre muito motivados e implicados nas sessões. Os alunos conseguiram superar as nossas espectativas. pois achávamos que elas iriam ter muitas dificuldades.
Quais as vossas dificuldades?
Conseguiram recolher muitos dados?
Beijinhos e continuação da bom trabalho
Ana Vivas
Olá Ana : )
Desde já obrigada pelos parabéns !
A reação não podia ter sido melhor, ao longo do projeto as crianças imploraram-nos para aprender cabo-verdiano e que gostavam mesmo de conhecer pessoas que falassem essa língua. Este pormenor mostra que as crianças estavam recetivas à aprendizagem de novas línguas e apresentavam comportamentos e atitudes de aceitação do outro.
As nossas dificuldades foram essencialmente encontrar atividades adequadas, porque as nossas crianças ainda não sabiam ler e escrever, encontrar pessoas cabo-verdianos e timorenses para nos ajudarem no projeto e a perceber como é que se forma o género e o número nas suas línguas.
Pensamos que temos dados suficientes para responder ao nosso objetivo mas como ainda não tivemos oportunidade de os consultar e analisar ainda é muito cedo para afirmar isso.
Beijinhos,
Sandra e Sofia
Boa tarde meninas...
antes de mais gostaria de saber o porquê de o vosso projeto se denominar de "A cor das línguas".
O projeto que apresentam é comum às suas? Qual é a especificidade de cada uma de vós?
No vosso projeto encontro muitas semelhanças com o meu. Para além de sensibilizar as crianças para a diversidade linguística com o recurso a várias línguas, também trabalhei questões da gramática. Inicilamente estava com algumas dúvidas, uma vez que me encontrava a estagiar numa turma de 2.º ano e questionava-me sobre o que iria trabalhar na gramática com as crianças, pois pensava que neste ano de escolaridade ainda trabalhavam pouco as questões da gramática. Contudo, e ao longo da planificação do projeto, percebi que as minhas dúvidas não faziam qualquer sentido, e que era perfeitamente possível trabalhar a gramática com crianças tão novas, tendo em conta, o programa de 2.º ano. No vosso caso, que ainda trabalharam com crianças mais novas, conseguiram também desenvolver um bom trabalho.
Uma vez que que já implementaram a vossa última sessão hoje, em que é que esta consistiu?
Beijinho e continuação de um bom trabalho!
Sabrina Duarte
Olá Sabrina : )
Como já explicamos anteriormente, o nome do projeto foi um "click" que surgir na junção das várias ideias do nosso projeto.
O tema é comum às duas mas enquanto uma trabalha o género outra trabalho o número.
Compreendemos perfeitamente o teu receio, conosco aconteceu o mesmo mas tinha a agravante de as crianças ainda não saberem ler e escrever. Nas nossas cabeças não fazia sentido ensinar gramática, de forma mais aprofundada, a crianças que ainda não sabiam ler e escrever e muito menos comparar com outras línguas quando ainda não conheciam a sua própria língua.
Mas ao longo do projeto fomos completamente surpreendidas pelas crianças, eles conseguem tudo e a forma como criam os conceitos de gramática é bastante bom de se ver e ouvir.
A nossa última sessão consistiu em mais uma atividade sobre o número em cabo-verdiano, porque percebemos que esta questão ainda não tinha ficado completamente esclarecida para as crianças e ainda a finalização da nossa história que, como sempre, foi o ponto alto da nossa sessão.
Beijinhos,
Sandra e Sofia
Olá Sandra e Sofia :)
Gostei do vosso post, pois dão a conhecer de forma clara quais os objetivos para cada uma das vossas sessões.
Vocês referem que recorreram a “(…) diferentes modalidades de trabalho, nomeadamente em grupo, em par, individual e coletivamente”, por isso, gostaria de saber se conseguiram gerir bem a turma quando as atividades eram feitas em grupo?
Beijinhos,
Joana Ferreira
Olá Sandra e Sofia
Gostei do vosso post, pois dão-nos a conhecer o vosso projeto, onde apresentam as sessões e os objetivos de cada sessão.
Ao ler o vosso post fiquei com uma dúvida. O vosso projeto foi implementado com todas as crianças da turma?
Continuação de bom trabalho.
Beijinhos,
Daniela Ferreira
Olá Sandra e Sofia :)
Antes de mais quero-vos dar os parabéns pelas sessões que prepararam, pois é evidente a preocupação na existência de um fio condutor entre cada sessão, fazendo com que as atividades não apereçam de pára-quedas! Digo isto, porque por vezes, é dificil encontrar esta ligação...
Neste sentido e, de forma a não repetir o que as colegas perguntaram, apenas gostava de saber quais eram os vossos objetivos ao realizarem estas atividades? O que concluiram?
Porquê que optaram pelo cabo-verdiano? Tiveram em consideração os interesses das crianças?
Continuação de um bom trabalho,
Ana Resende
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