Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2013
Atividades relacionadas com a época Natalícia

Bom dia meninas :)

Nesta última semana de intervenção optei por trabalhar a época Natalícia com os nossos alunos.

Para iniciar esta temática explorei a obra "O peixe que perdeu a cabeça" de Paulo Trincão. A história foi transmitida aos alunos através de um cd que vem com o livro e que foi posteriormente analisada. Este peixe é um bacalhau, mas é um bacalhau qualquer. É o John Oliveira da Silva Bacalhau que sempre quis descobrir a origem do seu nome tão esquesito. E é isso que nos explica a história. O bacalhau acaba na mesa da ceia de Natal, de facto diz-se "Em Portugal não há Natal sem Bacalhau"! Assim, com esta atividade pretendia não só abordar o Natal como o bacalhau, uma vez que existe muita gente que pensa que o bacalhau é como vemos à venda no supermercado e não um peixe como os outros.

De seguida, produzimos um texto coletivo intitulado "A ceia de Natal" uma vez que um dos objetivos da professora é trabalhar a escrita com os alunos. Nesta atividade foi ainda possível perceber se os alunos tinham compreendido o conteúdo do livro trabalhado anteriormente.

Da parte da tarde, no último tempo, construimos alguns enfeites de Natal para decorar a árvore de Natal que ofereci e a sala de aula. Para introduzir esta atividade apresentei um PPT com algumas ideias, ideias estas que os alunos já tinham apresentado quando explorámos o livro da parte da manhã. Neste PPT cada enfeite tinha o material necessário para a sua construção e os moldes que irião ser distribuidos por cada um. 

 

Aqui podem ver um bocadinho do trabalho feito pelos alunos :)

No dia seguinte, da parte da manhã, realizámos uma visita de estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo, onde as crianças puderam conhecer o processo da apanha do bacalhau e neste espaço puderam visitar o aquário do bacalhau onde lhes foi explicado todas as características deste peixe, o seu habitat, a sua alimentação, os cuidados a ter para estarem no aquário, entre outras.

Após a visita fizemos o registo que tinha sido combinado antes da visita que continha os seguintes tópicos: o que mais gostei, o que menos gostei, o que aprendi, dúvidas, interesses e curiosidades. Nesta atividade para além de termos feito a síntese de tudo o que aprenderam com esta visita pude esclarecer algumas dúvidas que não ficaram totalmente esclarecidas. 

De seguida, foi cedido a cada aluno um caderno de atividades onde os alunos puderam: ver e explorar as rotas da pesca do bacalhau; perceber como se pode ver a idade dos peixes pelas escamas e realizar a atividade "Se fosses um peixe, como seriam as tuas escamas?"; desenhar o bacalhau fresco e o bacalhau seco e fazer uma experiência com a água "Porque os peixes não afundam?". Tudo isto foi uma consolidação e aprofundamento do que aprenderam na visita. 

No final, puderam ouvir a música do John Oliveira da Silva Bacalhau e cantar! Um momento mais divertido e descontraído no final de um dia cheio de trabalho :)

Beijinhos,

Samanta



publicado por samantacaleiro às 10:22

De samantacaleiro a 16 de Dezembro de 2013 às 23:33
No que toca à experiência realizada, esta atividade já estava planificada no entanto foi ao encontro do que foi referido no decorrer da visita de estudo e no levantamento do que aprenderam. Não foi feito nenhum registo uma vez que a atividade consistia no caderno de atividades e apresentava as imagens ilustrativas com as conclusões. Agora questiono-me: teria sido mais interessante serem os próprios alunos a fazerem esse registo? Talvez! Numa próxima oportunidade penso que poderá ser uma estratégia a adotar.
Relativamente à questão “verificaste alguma mudança de interesse e atenção dos teus alunos quando realizaram estas atividades, em comparação com as que realizaram anteriormente?” é difícil de responder. Penso que a audição da história através de um cd despertou interesse e atenção que nunca tinha notado durante a leitura de um livro. Quanto às restantes atividades penso que os alunos reagiram de igual forma uma vez que tenho proporcionado atividades desta natureza que motivam os alunos e proporcionam momentos de aprendizagem – jogo do bingo, quebra-cabeças, jogo da memória, pintura de uma girafa e de uma galinha em 3D, preenchimento de um caderno de atividades, entre outros.
Posso dizer que os alunos adoraram todas as atividades, não só pelos comentários feitos como pelo registo no diário de turma.

Continuação de um bom trabalho,
Samanta


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários