Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013
Está a chegar o Natal…
Olá meninas,


Com este post pretendemos dar a conhecer como trabalhamos o Natal com os nossos alunos.
Já que estamos tão perto do Natal, os alunos começaram por ouvir a canção “Pó de Estrelas”, de Maria Vasconcelos. Optámos por esta canção, uma vez que aborda alguns símbolos do Natal e também permite trabalhar com os alunos a “partilha” que há nesta época do ano. Além disso, é uma canção engraçada, percebendo-se bem toda a letra.
A partir dessa canção foi pedido às crianças que sublinhassem as palavras que estavam relacionadas com esta época festiva. Posteriormente, foi dado a cada aluno uma pequena árvore de natal numa folha de papel, onde tinham de colocar as palavras da área vocabular de Natal. Cada aluno decorou e colou a sua árvore no caderno.
A partir de algumas palavras da canção também trabalhámos a classificação de palavras quanto ao número de sílaba, a classificação morfológica dessas mesmas palavras, a classificação de palavras quanto à sílaba tónica e a conjugação de verbos.
Ainda neste mesmo dia, os alunos elaboraram uma quadra com algumas palavras da área vocabular de Natal. Essa quadra foi colocada num símbolo relacionado com o Natal (bola ou sino), que serviu para decorar uma árvore de Natal que foi colocada na porta da sala.
Além disso, também trabalhamos a pintura, a colagem e o recorte com os alunos. Estes pintaram alguns desenhos alusivos ao Natal, como por exemplo: pai natal, presépio, bota e vela. Para estes desenhos encontrava-se disponível algodão para que os alunos pudessem colocar nos seus desenhos. No final, os alunos recortaram esses desenhos, que foram utilizados para decorar a sala. Os alunos, em alguns destes desenhos, tinham espaço para dar asas à sua imaginação, por exemplo, na bota de Natal. Optámos por dar a bota sem enfeites para que o aluno pudesse ser criativo na sua criação.
Considerámos importante desenvolver a criatividade dos alunos, pois assim conseguirão ser adultos com uma grande capacidade de imaginação e com facilidade em resolver os problemas. Para desenvolver a criatividade nos alunos, o professor tem um papel importante.
Concluindo, os alunos gostaram destas atividades, sendo isso visível através das suas expressões. Salientamos a audição da canção, pois foi algo que os alunos gostaram muito, na medida em que pediram para repetir.
E nos vossos contextos desenvolveram alguma atividade relacionada com o Natal?



Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira
tags: , , , ,

publicado por joanaazevedo às 23:58

De marisaasilva a 13 de Dezembro de 2013 às 14:53
Olá meninas :)
Aproveito também para dizer que gostei desta estratégia, uma vez que partem de algo motivador para as crianças e, a partir daí conseguem fazer a exploração de diversos conteúdos. Estou certa que assim a aprendizagem das crianças é facilitada e mais prazerosa para todos os intervenientes. Concordam?
No nosso contexto, toda esta semana girou à volta deste tema, ouvindo também músicas em inglês, possibilitando a exploração deste vocabulário.Numa das minhas intervenções fizemos uma atividade idêntica à vossa. Partimos do conto "A noite de Natal" de Sophia de Mello Breyner Andresen, para posteriormente explorarmos o campo lexical de Natal. Aqui, as nossas crianças conseguiram explorar e conhecer diversas palavras.
Por isso, e como eu estou numa turma de 1.º ano, não consideraram esta tarefa um pouco "básica" para a vossa turma? Como se sentiram os alunos? Motivados ou fazendo a tarefa "mecânicamente"?

Continuação de bom trabalho! ;)
Beijinho,
Marisa


De danielafferreira a 13 de Dezembro de 2013 às 23:11
Olá Marisa :)

Obrigada pelo comentário.
Concordamos contigo, se partirmos de algo que as crianças gostem, estas estarão mais implicadas na exploração de outros conteúdos, facilitando assim a aprendizagem.
Relativamente às tuas atividades, consideramos interessante o facto de pegares em músicas em inglês sobre o Natal e a partir daí trabalhares o vocabulário. Mas como é que fazes a exploração do vocabulário das músicas em Inglês?
Respondendo às tuas questões, não consideramos uma atividade básica para o ano de escolaridade no qual estamos a estagiar, pois no programa de Português o campo lexical é um dos conteúdos previsto para o 3.º ano de escolaridade. Assim, é uma forma de os alunos aprofundar/adquirir novos vocábulos.
Os alunos estavam entusiasmados e motivados na procura de palavras que pudessem pertencer ao campo lexical de Natal. Além disso, esta atividade era um ponto de partida para a elaboração de uma quadra.

Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira


De marisaasilva a 13 de Dezembro de 2013 às 23:28
A música em inglês e a exploração do vocabulário ocorreu porque nós também temos de lecionar esta disciplina, apesar de não ser obrigatória, o colégio oferece esta disciplina aos seus alunos. Não esteve ligada à disciplina de português. :)
Quanto à vossa atividade, referi esse aspeto porque eu própria senti que os meus alunos estavam a sentir a atividade um pouco "básica", e por isso decidi explorar também os sentimentos desta época festiva, nomeadamente, a fé, partilha, amizade, ...
Mas considero que foi uma boa estratégia pois permitiu trabalhar e explorar outros conteúdos, como a quadra como referem.

Beijinho


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários