Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013
Está a chegar o Natal…
Olá meninas,


Com este post pretendemos dar a conhecer como trabalhamos o Natal com os nossos alunos.
Já que estamos tão perto do Natal, os alunos começaram por ouvir a canção “Pó de Estrelas”, de Maria Vasconcelos. Optámos por esta canção, uma vez que aborda alguns símbolos do Natal e também permite trabalhar com os alunos a “partilha” que há nesta época do ano. Além disso, é uma canção engraçada, percebendo-se bem toda a letra.
A partir dessa canção foi pedido às crianças que sublinhassem as palavras que estavam relacionadas com esta época festiva. Posteriormente, foi dado a cada aluno uma pequena árvore de natal numa folha de papel, onde tinham de colocar as palavras da área vocabular de Natal. Cada aluno decorou e colou a sua árvore no caderno.
A partir de algumas palavras da canção também trabalhámos a classificação de palavras quanto ao número de sílaba, a classificação morfológica dessas mesmas palavras, a classificação de palavras quanto à sílaba tónica e a conjugação de verbos.
Ainda neste mesmo dia, os alunos elaboraram uma quadra com algumas palavras da área vocabular de Natal. Essa quadra foi colocada num símbolo relacionado com o Natal (bola ou sino), que serviu para decorar uma árvore de Natal que foi colocada na porta da sala.
Além disso, também trabalhamos a pintura, a colagem e o recorte com os alunos. Estes pintaram alguns desenhos alusivos ao Natal, como por exemplo: pai natal, presépio, bota e vela. Para estes desenhos encontrava-se disponível algodão para que os alunos pudessem colocar nos seus desenhos. No final, os alunos recortaram esses desenhos, que foram utilizados para decorar a sala. Os alunos, em alguns destes desenhos, tinham espaço para dar asas à sua imaginação, por exemplo, na bota de Natal. Optámos por dar a bota sem enfeites para que o aluno pudesse ser criativo na sua criação.
Considerámos importante desenvolver a criatividade dos alunos, pois assim conseguirão ser adultos com uma grande capacidade de imaginação e com facilidade em resolver os problemas. Para desenvolver a criatividade nos alunos, o professor tem um papel importante.
Concluindo, os alunos gostaram destas atividades, sendo isso visível através das suas expressões. Salientamos a audição da canção, pois foi algo que os alunos gostaram muito, na medida em que pediram para repetir.
E nos vossos contextos desenvolveram alguma atividade relacionada com o Natal?



Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira
tags: , , , ,

publicado por joanaazevedo às 23:58

12

De samantacaleiro a 12 de Dezembro de 2013 às 10:22
Vejam o meu post sobre o Natal! :)


De marciaandreia a 12 de Dezembro de 2013 às 11:35
Olá meninas :)

Gostei muito das vossas atividades relacionadas com o Natal, pois através da canção de Maria Vasconcelos conseguiram criar atividades lúdicas e diversificadas, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender várias coisas, como vocês deram o exemplo trabalharam a área vocabular de natal, a classificação de palavras quanto ao número de sílaba, a classificação morfológica dessas mesmas palavras, a classificação de palavras quanto à sílaba tónica e a conjugação de verbos. ao mesmo tempo que relacionaram também com a área da plástica, através dos recortes e colagens, por exemplo. Achei interessante que através de uma atividade, neste caso, a audição de uma canção conseguissem partir para outras áreas, nomeadamente para o português e expressões.
Relativamente à vossa questão, eu e a minha díade, na hora do conto lemos o conto "A Noite de Natal", de Sophia de Mello Breyner, e optamos por não contar o final da história e decidimos que seria a turma que o iria decidir, numa escrita colaborativa. Esta atividade foi muito interessante e os alunos mostraram grande interesse e entusiasmo na sua realização. Para alem disso, para enfeitar a sala, construímos uma árvore de Natal com rolhas de cortiça e decoramo-la com materiais reciclados. Com isto, conseguimos relacionar a decoração de Natal, com materiais recicláveis, ao projeto que exste na escola que é o "Projeto Eco-escola". :)

Continuação de um bom trabalho!

Beijinho,
Márcia Santos


De joanaazevedo a 13 de Dezembro de 2013 às 21:51
Olá Márcia :)

Obrigada pelo teu comentário.
As atividades que desenvolveram com os vossos alunos nesta época festiva são interessantes. Além disso, preocuparam-se em relacionar as atividades de decoração de Natal com o Projeto Eco-Escolas no qual a escola se encontra integrada.
Uma das atividades que nos chamou a atenção foi a árvore de Natal com rolhas de cortiça, pois é uma ideia diferente e criativa. Gostaríamos muito de ver a vossa árvore :) Foram os alunos que trouxeram os materiais para a construção e decoração desta árvore?
Relativamente à leitura do conto “ A Noite de Natal” de Sophia Mello Breyner referes que a turma decidiu o final numa escrita colaborativa. Como é que vocês geriram a participação dos alunos?

Beijinhos,
Joana Ferreira e Daniela Ferreira


De ana-resende a 12 de Dezembro de 2013 às 21:00
Olá meninas :)

Gostei muito do vosso post :)

Como a Márcia referiu é muito interessante o facto de terem conseguido partir de uma música e, progressivamente irem trabalhando as diferentes áreas de conteúdo. É evidente que tiveram a preocupação da existência de um fio condutor entre todas as atividades o que, na minha opinião, é uma mais-valia para o sucesso de todas as atividades desenvolvidas.
Considero o facto de partirem de uma música para a introdução da temática de Natal muito importante, pois como afirma Góes (2009, p.3) “a música é uma forma de conhecimento que possibilita modos de perceção e expressão únicas e não pode ser substituída por outra forma de conhecimento.” Acrescenta que “a música é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia.” (Góes, 2009, p.4).
Gostava de saber como é que as crianças reagiram ao verem os seus trabalhos, alusivos ao Natal, afixados na porta da sala? Ficaram mais motivadas para a realização das restantes atividades?
Por fim, e respondendo à vossa questão, no nosso contexto de estágio também desenvolvemos atividades alusivas ao Natal, como por exemplo cada criança pintou e decorou uma pinha, transformando-a numa árvore de natal (ficaram expostas na entrada do J.I.); aprenderam canções de natal; fizeram uma experiência, em que coloriram o sal de várias cores e, posteriormente encheram um frasquinho transparente com o sal colorido às camadas (construção de um móbil de natal - os frasquinhos funcionaram como bolas de natal); recorte e colagem de imagens de brinquedos que queriam para o Natal (carta ao pai natal); ida aos correios para entregar a carta ao pai natal; entre outras atividades que já explicámos num post que fizemos. Podemos dizer que estas atividades foram um sucesso e muito bem recebidas pelas crianças.

Continuação de um bom trabalho,
Ana Resende

Referência bibliográfica:
Góes, R. (2009). A música e suas possibilidades no desenvolvimento da criança e do aprimoramento do código linguístico. Revista do Centro de Educação à Distância.


De joanaazevedo a 13 de Dezembro de 2013 às 22:25
Olá Ana :)

Obrigada pelo comentário.
Os alunos já estão habituados a verem alguns dos seus trabalhos expostos na sala e também pelos corredores da escola. Relativamente aos trabalhos de Natal que fizeram, os alunos reagiram bem, na medida em que ao verem os seus trabalhos expostos começaram a procurar qual era o seu trabalho.
Respondendo à tua última questão, a decoração da sala foi a última atividade que realizamos nesse dia, no entanto, os alunos ao verem os seus trabalhos expostos ficam mais motivados e entusiasmados para outras atividades.

Beijinhos,
Joana Ferreira e Daniela Ferreira



De ssd a 12 de Dezembro de 2013 às 21:41
Boa noite meninas,

sim, também não podia deixar de realizar atividades relacionadas com o Natal.
Toda esta semana foi dedicada a esta época festiva. Na área da matemática apresentei a temática das simetrias e frisos, deste modo os alunos realizaram frisos com motivos de Natal para decoração da sala. Na área de português as crianças realizaram estrelas de cartolina, onde tiveram de escrever um compromisso que fariam ao Menino Jesus e um desejo, que posteriormente foram colocadas numa caixa decorada junto do presépio. Este presépio foi também construído pelas crianças. Para isto utilizamos materiais recicláveis, como pacotes de leite. Para levarem para casa, os alunos fizeram ainda uma pequena árvore de Natal recorrendo também a materiais recicláveis, rolos de papel higiénico e cápsulas de café. Por fim, não podia faltar a árvore de Natal, que foi feita em cartão e decorada com dobragens de papel.

Beijinho e continuação de um bom trabalho!

Sabrina Duarte


De danielafferreira a 13 de Dezembro de 2013 às 22:46
Olá Sabrina :)

Obrigada pelo comentário.
Através da leitura do teu comentário vemos que realizaste com os alunos atividades interessantes, conseguindo trabalhar o Natal na área de matemática e também na área de Português.

Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira


De marisaasilva a 13 de Dezembro de 2013 às 14:53
Olá meninas :)
Aproveito também para dizer que gostei desta estratégia, uma vez que partem de algo motivador para as crianças e, a partir daí conseguem fazer a exploração de diversos conteúdos. Estou certa que assim a aprendizagem das crianças é facilitada e mais prazerosa para todos os intervenientes. Concordam?
No nosso contexto, toda esta semana girou à volta deste tema, ouvindo também músicas em inglês, possibilitando a exploração deste vocabulário.Numa das minhas intervenções fizemos uma atividade idêntica à vossa. Partimos do conto "A noite de Natal" de Sophia de Mello Breyner Andresen, para posteriormente explorarmos o campo lexical de Natal. Aqui, as nossas crianças conseguiram explorar e conhecer diversas palavras.
Por isso, e como eu estou numa turma de 1.º ano, não consideraram esta tarefa um pouco "básica" para a vossa turma? Como se sentiram os alunos? Motivados ou fazendo a tarefa "mecânicamente"?

Continuação de bom trabalho! ;)
Beijinho,
Marisa


De danielafferreira a 13 de Dezembro de 2013 às 23:11
Olá Marisa :)

Obrigada pelo comentário.
Concordamos contigo, se partirmos de algo que as crianças gostem, estas estarão mais implicadas na exploração de outros conteúdos, facilitando assim a aprendizagem.
Relativamente às tuas atividades, consideramos interessante o facto de pegares em músicas em inglês sobre o Natal e a partir daí trabalhares o vocabulário. Mas como é que fazes a exploração do vocabulário das músicas em Inglês?
Respondendo às tuas questões, não consideramos uma atividade básica para o ano de escolaridade no qual estamos a estagiar, pois no programa de Português o campo lexical é um dos conteúdos previsto para o 3.º ano de escolaridade. Assim, é uma forma de os alunos aprofundar/adquirir novos vocábulos.
Os alunos estavam entusiasmados e motivados na procura de palavras que pudessem pertencer ao campo lexical de Natal. Além disso, esta atividade era um ponto de partida para a elaboração de uma quadra.

Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira


De marisaasilva a 13 de Dezembro de 2013 às 23:28
A música em inglês e a exploração do vocabulário ocorreu porque nós também temos de lecionar esta disciplina, apesar de não ser obrigatória, o colégio oferece esta disciplina aos seus alunos. Não esteve ligada à disciplina de português. :)
Quanto à vossa atividade, referi esse aspeto porque eu própria senti que os meus alunos estavam a sentir a atividade um pouco "básica", e por isso decidi explorar também os sentimentos desta época festiva, nomeadamente, a fé, partilha, amizade, ...
Mas considero que foi uma boa estratégia pois permitiu trabalhar e explorar outros conteúdos, como a quadra como referem.

Beijinho


De carolina-dias a 15 de Dezembro de 2013 às 12:35
Olá meninas :)

Gostei muito de saber as atividades que realizaram para a temática Natal. São ideias que, certamente, nos irão ser úteis no futuro :)
Estive a ler os comentários das colegas e penso que as mesmas colocaram questões pertinentes e eram as mesmas que vos gostava de colocar, pelo que já vi o que lhes responderam.
Relativamente às vossas questões, a Ana Catarina Resende já respondeu às mesmas, pois é a minha colega de estágio. Assim, não me vou repetir dizendo as atividades realizadas.

Continuem o bom trabalho que estão a realizar :)

Beijinho, Carolina.


De vaniacastro a 17 de Dezembro de 2013 às 15:37
Olá meninas :)
Na nossa salinha também desenvolvemos algumas atividades relacionadas com o natal.
Em primeiro lugar devo dizer que as crianças andava todas entusiasmadas com o tema pois o natal é para eles uma época que lhes traz muita felicidade e entusiasmo. Nós começámos por ler histórias alusivas à época, escrevemos a nossa cartinha para o pai natal e fomos, todos juntos, levá-la aos correios.
Depois disto começaram os preparativos para decorar a nossa sala.
As crianças começaram por decorar com recortes, brilhantes, algodão entre outros materiais, imagens como sinos, bolas, árvores de natal, bonecos de neve e renas. Estes trabalhos serviram para decorar a árvore de natal da nossa sala e ainda fazer móbiles para espalhar pela sala. Tenho a dizer-vos que a sala ficou um encanto :)
Depois, decorámos ainda a porta e o placard exterior à nossa sala.
Nesse placard foram colocadas cartas que as crianças tinham "escrito" ao pai natal, o depoimento escrito de como era o natal de cada uma delas, um presépio, uma árvore de natal e ainda uma lareira. Ficou tudo muito engraçado e as crianças adoraram participar nestas atividades.
Beijinho,
Vânia Castro


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post