Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 23 de Novembro de 2011
Reflexão sobre a 6ª semana de intervenção (de 14/11 a 16/11)

Reflexao_sobre_a_6_semana_de_intervencao.docx

 

Aqui segue, na hiperligação acima indicada, a reflexão acerca da 6ª semana de intervenção (de 14 a 16 de Novembro)

 

 

 

 

As alunas,

 

Joana Tavares e Rita Gonçalves


tags: ,

publicado por ritagoncalves às 14:42

5

De elisabeteamaral a 23 de Novembro de 2011 às 16:21
Já lemos a vossa reflexão e denotámos que as vossas angústias são as mesmas que nós sentimos quando passámos pelo 1ºCEB. Era uma turma bastante agitada e havia na turma, alguns alunos que nos gostavam de enfrentar o que nos complicava as intervenções. Com o passar do tempo, começámos a perceber que tinham certas atitudes para nos chamar à atenção e começámos por não dar tanta importância a algumas atitudes e essas crianças começaram a melhorar o comportamento. Mas de facto, foi uma grande angústia nossa a gestão do comportamento do grupo.
Uma ideia que nós tínhamos inicialmente era que para impôr alguma disciplina nos casos dos alunos mais indisciplinados teríamos de ser autoritárias, mas depois de vermos este vídeo a nossa ideia mudou completamente. Não foi apenas a nossa ideia mas também a nossa postura perante essas crianças. Deixamos o link do vídeo pois poderá ser muito útil, como foi connosco.
http://www.youtube.com/watch?v=gHzTUYAOkPM&feature=results_main&playnext=1&list=PLB502036D170286D8


De elisabeteamaral a 23 de Novembro de 2011 às 16:21
Andreia Osório e Elisabete Amaral


De ritagoncalves a 24 de Novembro de 2011 às 10:58
Muito obrigada pelo vosso comentário!

De facto, tem sido o nosso maior obstáculo... No entanto, a agitação deles consiste precisamente no entusiasmo que eles sentem e então, muitas vezes, exploram-no de forma a perturbar um pouco o funcionamento das atividades.

Mas são crianças muito respeitadoras e "acatam" as coisas que dizemos... Mas, por vezes, o entusiasmo fala mais alto :)





Joana Tavares e Rita Gonçalves


De andreia-alcobia a 25 de Novembro de 2011 às 18:16
Oi meninas : ),

algumas das vossas frustrações também já foram as nossas.

Em relação à gestão e controlo do grupo, sugerimo-vos que tentem sempre visualizar a turma mesmo que estejam a ajudar uma certa criança; discutam e negociem com elas as regras que gostariam de ser cumpridas na sala. E que tal fazerem um quadro de regras ilustrado ou até mesmo com recurso à banda desenhada feita por elas. Podem mesmo até colocar dilemas para que discutam e elas dêem os seus vários pontos de vista.

Quanto aos níveis baixos de participação poderão criar materiais com níveis progressivos de grau de dificuldade ou materiais manipuláveis e de construção,...

Esperamos estar a ser úteis

Beijinho grande e um bom fim de semana

Qualquer coisa, já sabem. ; )


Andreia Alcobia & Sóninha


De ritagoncalves a 26 de Novembro de 2011 às 17:51
Muito obrigada Andreia e Soninha!!!!

De facto, as nossas dificuldades têm sido essas... Mas a parte de negociar regras é uma ótima ideia!!!

Apesar de já não nos restar muito tempo no contexto, podemos na mesma aplicar essa estratégia e dps podem continuar a aplicá-la com a professora.


Obrigada meninas!!!

Joana Tavares e Rita Gonçalves


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post