Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2013
Promoção da autoestima e das competências sociais

Olá :)

Como último post decidimos dar a conhecer as atividades realizadas para o relatório de estágio de cada uma. Como já referimos num post anterior, o tema da Carolina é o "Bem-estar emocional e a aprendizagem" e, o tema da Catarina é o "Bem-estar emcional e as competências sociais". De salientar que estas atividades apensa incidem na promoção da autoestima e das competências sociais, não sendo estas o cerne do nosso trabalho, uma vez que se tratam de questões que são trabalhadas no dia-a-dia com as crianças. Assim estas atividades foram apensa realizadas como um complemento à ação que é realizada ao longo de todos os dias.

AtividadesCaracterísticasDescrição
“Pedir desculpa” e “Painel da simpatia”
- Promoção da importância do pedido de desculpa
 - Apropriação de boas condutas (agradecer sempre, responder “de nada” quando alguém agradece, pedir com “por favor”, …)
- Sessão de leitura do livro “Desculpa!”, de Norbert Landa e Tim Warnes;
- Diálogo acerca do conteúdo do livro, transpondo para ações do dia-a-dia;
-  Realização de uma lista de boas condutas;
- Painel de simpatia: sempre que um colega for simpático, etc., com outra criança, esta assinala num painel um sorriso, de maneira a identificar a criança que foi simpática;
- Distribuição de um prémio, de forma a premiar as crianças que tiveram comportamentos simpáticos.
“Sei Participar e sei escutar” e “Rede da amizade”
- Promoção das regras de participação
 
- Respeito pelos colegas e pelo trabalho colaborativo

- Saber “escutar” atentamente o outro

- Partilha de elogios

- Identificação das qualidades do outro
- Maleta “Oficina de contos”: com recurso a este material, a criança retira um cartão de uma das categorias existentes (personagem principal, objeto, lugares, amigo, desejo, inimigo e situação final);
- Definição das crianças de onde começa e termina a história. Cada criança, ao olhar para a imagem do seu cartão, tem que ser capaz de acrescentar uma parte à história, sabendo que apenas pode falar na sua vez, que tem de escutar atentamente o colega por forma a continuar a história corretamente;
- Cada criança passa um objeto ao colega próximo e dá-lhe um elogio.
“Brinco sem agressividade” e “Caixa mágica”
- Promoção da “não-agressividade” no brincar

- Importância de comportamentos pacíficos

- Perceção da individualidade de cada um

- Demonstrar a importância da sua existência e da sua maneira de ser
- Visualização do filme: “The Incredibles” (aborda a temática da violência e da importância de modelos);
- Breve diálogo sobre o filme;
- Distribuição por cada criança de uma imagem de um “Incredible”. No lugar da cabeça deste vão colar uma fotografia da sua cara. De seguida têm que mencionar as razões pelas quais podem ser também consideradas um super-herói. Por fim, decoram o fato do super-herói a seu gosto;
- Questionar o grupo acerca da pessoa que consideram ser mais especial do mundo;
- O adulto mostra uma caixa com um espelho no interior, a cada criança (pede-se que guarde segredo da descoberta até todos verem). Ao abrirem a caixa a criança observa a sua própria imagem refletida no espelho;
- Questionar a criança de como se sente ao ver que é especial, se ficou surpreendida, etc..
“Jogo dos abraços” e “Jogo da toca dos coelhos”
- Promoção da interação social da criança
- Valorização da sua autoestima
- Ao som de uma música as crianças circulam pelo espaço. De seguida o adulto diz “Abraço de 3” e as crianças têm que se abraçar num grupo de 3 crianças e, assim sucessivamente.
- No jogo da toca dos coelhos, a turma está dividida em duas partes. Uma será as tocas e outra será os coelhos;
- As crianças escolhidas para as tocas devem espalhar-se por todo o espaço e tomar a posição de pé com as pernas afastadas, sem se mexerem;
- Dar a ordem de correr, pelo espaço, aos “coelhos”. Quando ouvirem “Coelhos às tocas”, os coelhos põem-se de gatas debaixo das pernas das tocas;
- O adulto deverá colocar-se atrás de uma toca qualquer, para que um coelho fique sem lugar. O coelho que fica sem toca perde um ponto;
- Depois de quatro ou cinco jogadas, as crianças trocam de posição. Os coelhos tomam o lugar das tocas e vice-versa;
- Ganha a criança com mais pontos porque ficou menos vezes sem toca;
- No final do jogo será entregue à criança, com mais pontos, um diploma;
- Em cada jogo será valorizada a autoestima através de apoio e reforços positivos, de elogios, de contacto corporal caloroso e da entrega do diploma, dado pelo adulto.

Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas... qualquer questão exponham ;)

Continuação de um  bom trabalho,

Carolina e Catarina


tags: , , ,

publicado por ana-resende às 20:20

De joanaazevedo a 12 de Dezembro de 2013 às 23:52

Olá Carolina e Catarina :)

Gostei de ler este vosso post, onde apresentam as atividades que realizaram no âmbito do vosso projeto.
Gostaria de saber se as crianças gostaram destas atividades e se nestas atividades participaram todas as crianças.


Beijinhos,
Joana Ferreira


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários