Terça-feira, 10 de Dezembro de 2013
Olá :)
Como último post decidimos dar a conhecer as atividades realizadas para o relatório de estágio de cada uma. Como já referimos num post anterior, o tema da Carolina é o "Bem-estar emocional e a aprendizagem" e, o tema da Catarina é o "Bem-estar emcional e as competências sociais". De salientar que estas atividades apensa incidem na promoção da autoestima e das competências sociais, não sendo estas o cerne do nosso trabalho, uma vez que se tratam de questões que são trabalhadas no dia-a-dia com as crianças. Assim estas atividades foram apensa realizadas como um complemento à ação que é realizada ao longo de todos os dias.
Atividades | Características | Descrição |
“Pedir desculpa” e “Painel da simpatia” | - Promoção da importância do pedido de desculpa - Apropriação de boas condutas (agradecer sempre, responder “de nada” quando alguém agradece, pedir com “por favor”, …) | - Sessão de leitura do livro “Desculpa!”, de Norbert Landa e Tim Warnes; - Diálogo acerca do conteúdo do livro, transpondo para ações do dia-a-dia; - Realização de uma lista de boas condutas; - Painel de simpatia: sempre que um colega for simpático, etc., com outra criança, esta assinala num painel um sorriso, de maneira a identificar a criança que foi simpática; - Distribuição de um prémio, de forma a premiar as crianças que tiveram comportamentos simpáticos. |
“Sei Participar e sei escutar” e “Rede da amizade” | - Promoção das regras de participação - Respeito pelos colegas e pelo trabalho colaborativo
- Saber “escutar” atentamente o outro
- Partilha de elogios
- Identificação das qualidades do outro | - Maleta “Oficina de contos”: com recurso a este material, a criança retira um cartão de uma das categorias existentes (personagem principal, objeto, lugares, amigo, desejo, inimigo e situação final); - Definição das crianças de onde começa e termina a história. Cada criança, ao olhar para a imagem do seu cartão, tem que ser capaz de acrescentar uma parte à história, sabendo que apenas pode falar na sua vez, que tem de escutar atentamente o colega por forma a continuar a história corretamente; - Cada criança passa um objeto ao colega próximo e dá-lhe um elogio. |
“Brinco sem agressividade” e “Caixa mágica” | - Promoção da “não-agressividade” no brincar
- Importância de comportamentos pacíficos
- Perceção da individualidade de cada um
- Demonstrar a importância da sua existência e da sua maneira de ser | - Visualização do filme: “The Incredibles” (aborda a temática da violência e da importância de modelos); - Breve diálogo sobre o filme; - Distribuição por cada criança de uma imagem de um “Incredible”. No lugar da cabeça deste vão colar uma fotografia da sua cara. De seguida têm que mencionar as razões pelas quais podem ser também consideradas um super-herói. Por fim, decoram o fato do super-herói a seu gosto; - Questionar o grupo acerca da pessoa que consideram ser mais especial do mundo; - O adulto mostra uma caixa com um espelho no interior, a cada criança (pede-se que guarde segredo da descoberta até todos verem). Ao abrirem a caixa a criança observa a sua própria imagem refletida no espelho; - Questionar a criança de como se sente ao ver que é especial, se ficou surpreendida, etc.. |
“Jogo dos abraços” e “Jogo da toca dos coelhos” | - Promoção da interação social da criança - Valorização da sua autoestima | - Ao som de uma música as crianças circulam pelo espaço. De seguida o adulto diz “Abraço de 3” e as crianças têm que se abraçar num grupo de 3 crianças e, assim sucessivamente. - No jogo da toca dos coelhos, a turma está dividida em duas partes. Uma será as tocas e outra será os coelhos; - As crianças escolhidas para as tocas devem espalhar-se por todo o espaço e tomar a posição de pé com as pernas afastadas, sem se mexerem; - Dar a ordem de correr, pelo espaço, aos “coelhos”. Quando ouvirem “Coelhos às tocas”, os coelhos põem-se de gatas debaixo das pernas das tocas; - O adulto deverá colocar-se atrás de uma toca qualquer, para que um coelho fique sem lugar. O coelho que fica sem toca perde um ponto; - Depois de quatro ou cinco jogadas, as crianças trocam de posição. Os coelhos tomam o lugar das tocas e vice-versa; - Ganha a criança com mais pontos porque ficou menos vezes sem toca; - No final do jogo será entregue à criança, com mais pontos, um diploma; - Em cada jogo será valorizada a autoestima através de apoio e reforços positivos, de elogios, de contacto corporal caloroso e da entrega do diploma, dado pelo adulto. |
Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas... qualquer questão exponham ;)
Continuação de um bom trabalho,
Carolina e Catarina
Olá meninas :)
Gostei muito de poder ler as atividades que realizaram, mais concretamente com as vossas crianças. Contudo, e como vocês referiram no início do post este trabalho em de ser realizado diariamente com elas. Achei as atividade que desenvolveram muito interessantes e divertidas, uma boa forma de as crianças conseguirem atingir o que pretendem com o vosso trabalho.
Por fim, tenho umas questões para vos colocar, conseguiram alcançar os vossos objetivos? Conseguiram promover e desenvolver o que tinham planeado? Quais foram os instrumentos de recolha de dados que utilizaram?
Continuação de um bom trabalho :)
Beijinhos,
Márcia Santos
Olá Márcia :)
Obrigada pelo teu comentário.
Relativamente à tua primeira questão, no geral, conseguimos atingir os objetivos, pelo menos para o dia em que realizámos as atividades. Contudo, estas temáticas têm que ser trabalhadas constantemente no dia-a-dia das crianças, sendo importante que o adulto adote uma atitude de promoção das competências sociais e autoestima, uma vez que as crianças aprendem muito por observação/imitação.
Pensamos que conseguimos desenvolver e promover o que tinhamos planeado. Quanto aos instrumentos de recolha de dados, recorremos ao registo fotográfico, à tomada de notas, ao "Painel da simpatia", bem como às fichas individuais do SAC e as grelhas de observação das competências sociais.
beijinho,
Carolina e Catarina.
Olá Carolina e Catarina :)
Gostei de ler este vosso post, onde apresentam as atividades que realizaram no âmbito do vosso projeto.
Gostaria de saber se as crianças gostaram destas atividades e se nestas atividades participaram todas as crianças.
Beijinhos,
Joana Ferreira
Olá Joana :)
Obrigada pelo teu comentário.
Achamos que as crianças gostaram de participar nas atividades que propusemos. Por exemplo, na atividade do "Painel da simpatia", observámos a preocupação das crianças em respeitar as regras de boa conduta, recorrendo ao uso das palavras mágicas no seu dia-a-dia.
Nas oito atividades que criámos, apenas na caixa mágica é que trabalhámos com as nove crianças assinaladas, no sentido de faciliar a recolha de dados.
beijinho,
Carolina e Catarina
Olá Carolina e Catarina,
Gostei do vosso post, pois dão-nos a conhecer as atividades do vosso relatório de estágio mas também apresentam a descrição dessas atividades.
As vossas atividades são interessantes, uma vez que trabalham aspetos que fazem parte do dia-a-dia das crianças.
Beijinhos,
Daniela Ferreira
Olá Daniela :)
Obrigada pelo teu comentário.
Era nosso objetivo com este post dar-vos a conhecer as atividades que tínhamos realizado, no sentido de ficar a saber a vossa opinião. Ficamos muito contentes de teres achado as atividades interessantes, pois esforçamo-nos para isso.
beijinho,
Carolina e Catarina
Olá Carolina e Ana : )
Todos nós sabemos a importância de estabelecer as regras e comportamentos adequados principalmente no pré-escolar. Como refere as OCEPE (1997) o “planeamento realizado com a participação das crianças, permite ao grupo beneficiar da sua diversidade, das capacidades e competências de cada criança, num processo de partilha facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento de todas e de cada uma.” Desta forma gostaria de saber se as regras e os comportamentos foram realizados com a participação das crianças e se notaram alterações nos comportamentos das mesmas após o estabelecimento das regras.
Beijinhos,
Sofia
Olá Sofia :)
Obrigada pelo teu comentário.
Relativamente à tua questão, atarvés da história que lemos intittulada "Desculpa" fizemos a ponte para as regras de boa conduta. Assim, foram as crianças que mencionaram quais são as palavras mágicas que temos que ter sempre presente no nosso dia-a-dia. Com esta atividade, pelo menos durante as semanas em que o painal foi utilizado, verificámos uma mudança significativa no comportamento da maior parte das crianças, pois evidenciarm preocupação em cumprir as regras e, assim melhorar o seu comportamento.
beijinhos,
Carolina e Catarina
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