Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2013
Descobre as minhas vivências II

 

Olá!


Cá estou eu mais uma vez para vos mostrar as atividades que faltavam apresentar desde o último post (Descobre as minhas vivências!) e que se têm desenvolvido na minha sala preferida. Os temas principais desenvolvidos incidiram sobre o "exercício físico e contacto com a natureza", "direitos das crianças", "Natal". Estes temas surgiram em diálogo entre as minhas estagiárias e a educadora desta sala, pois todas as semanas têm uma reunião em que abordam, não só o que têm de planificar, como também o grupo de crianças, algum problema que surja, entre outros assuntos.

Relativamente às atividades realizadas para o primeiro tema mencionado, estas consistiram num momento de relaxamento, na realização de um circuito com três àreas de jogo e caminhada pelas ruas de Verdemilho. Estas atividades correram bem, foram bem recebidas pelas crianças e, o principal objetivo foi cumprido, nomeadamente o de as crianças reconhecerem a importância do exercício físico e de caminhar (conhecem a freguesia e contactam com a natureza).

Para o segundo tema, algumas das atividades que foram realizadas consistiram na leitura da história "Direitos das crianças" de M.ª João Carvalho e da audição de uma canção, procurando abordar a importância dos direitos. Depois, as restantes atividades procuraram dar mais ênfase ao direito a ter uma famíla e ao direito a brincar. Das atividades realizadas destacamos a modelagem do brinquedo preferido; atividades de livre iniciativa no exterior, na qual colocámos à disposição das crianças diferentes recursos (caixa de areia e água, blocos, etc)que elas puderam explorar livremente e realização de um painel com as famílias das crianças.Todas estas atividades, de uma forma geral, correram conforme o previsto e ficámos a saber que as crianças reconhecem a importância de se ter direitos e identificam quais são os seus direitos.

Por fim, as atividades realizadas para o Natal, consistiram na realização de uma árvore de natal com pinhas (decoração da sala), carta ao pai natal (recorte e colagem), decoração do selo para pôr no envelope, dramatização de uma peça de teatro e cantar uma canção de Natal (festa de natal). Sendo uma época que as crianças gostam muito, por vezes estavam um pouco agitadas. Mas receberam bem as atividades, realizando-as com gosto e entusiasmo.


Continuação de um bom trabalho,

Carolina e Catarina


tags: ,

publicado por ana-resende às 19:39

De danielafferreira a 12 de Dezembro de 2013 às 15:12
Olá Carolina e Catarina :)

Gostei do vosso post, pois dão a conhecer o que têm feito no vosso contexto. Isto é, referem os temas que têm abordado e quais as atividades que realizaram em cada tema.
Ao ler o vosso post houve alguns aspetos que me chamaram a atenção. Quando referem que “(…) estas consistiram num momento de relaxamento, na realização de um circuito com três áreas de jogo e caminhada pelas ruas de Verdemilho”, gostaria de saber quais foram as três áreas de jogo?
Quando dizem que “das atividades realizadas destacamos a modelagem do brinquedo preferido”, gostaria que explicassem melhor esta atividade. O brinquedo preferido de cada criança ou do grupo de crianças?
A vossa atividade de livre iniciativa no exterior é interessante, pois as crianças podem explorar diferentes recursos livremente. Muitas vezes, as crianças não têm a oportunidade de brincar livremente com os recursos que vocês referem, como caixa de areia, água.


Beijinhos,
Daniela Ferreira


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários