Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2013
Descobre as minhas vivências II

 

Olá!


Cá estou eu mais uma vez para vos mostrar as atividades que faltavam apresentar desde o último post (Descobre as minhas vivências!) e que se têm desenvolvido na minha sala preferida. Os temas principais desenvolvidos incidiram sobre o "exercício físico e contacto com a natureza", "direitos das crianças", "Natal". Estes temas surgiram em diálogo entre as minhas estagiárias e a educadora desta sala, pois todas as semanas têm uma reunião em que abordam, não só o que têm de planificar, como também o grupo de crianças, algum problema que surja, entre outros assuntos.

Relativamente às atividades realizadas para o primeiro tema mencionado, estas consistiram num momento de relaxamento, na realização de um circuito com três àreas de jogo e caminhada pelas ruas de Verdemilho. Estas atividades correram bem, foram bem recebidas pelas crianças e, o principal objetivo foi cumprido, nomeadamente o de as crianças reconhecerem a importância do exercício físico e de caminhar (conhecem a freguesia e contactam com a natureza).

Para o segundo tema, algumas das atividades que foram realizadas consistiram na leitura da história "Direitos das crianças" de M.ª João Carvalho e da audição de uma canção, procurando abordar a importância dos direitos. Depois, as restantes atividades procuraram dar mais ênfase ao direito a ter uma famíla e ao direito a brincar. Das atividades realizadas destacamos a modelagem do brinquedo preferido; atividades de livre iniciativa no exterior, na qual colocámos à disposição das crianças diferentes recursos (caixa de areia e água, blocos, etc)que elas puderam explorar livremente e realização de um painel com as famílias das crianças.Todas estas atividades, de uma forma geral, correram conforme o previsto e ficámos a saber que as crianças reconhecem a importância de se ter direitos e identificam quais são os seus direitos.

Por fim, as atividades realizadas para o Natal, consistiram na realização de uma árvore de natal com pinhas (decoração da sala), carta ao pai natal (recorte e colagem), decoração do selo para pôr no envelope, dramatização de uma peça de teatro e cantar uma canção de Natal (festa de natal). Sendo uma época que as crianças gostam muito, por vezes estavam um pouco agitadas. Mas receberam bem as atividades, realizando-as com gosto e entusiasmo.


Continuação de um bom trabalho,

Carolina e Catarina


tags: ,

publicado por ana-resende às 19:39

10

De marciaandreia a 12 de Dezembro de 2013 às 12:32
Olá meninas :)

Gostei muito de publicarem um pouco do que têm estado a fazer no vosso contexto, apresentando assim, os temas que estão a abordar e um pouco das atividades que estão a implementar com as crianças. :)
Relativamente à temática "direitos das crianças", vocês referem como uma atividade realizada a criança de um painel realizado com as famílias das crianças, e o que eu gostaria de saber é se foram apenas as crianças que o construíram? Ou as famílias participaram na sua construção? Como fizeram esse painel?
Também achei super interessante terem levado caixas de areia e água e blocos para que as crianças pudessem explorar e brincar livremente, pois normalmente não têm oportunidade de brincar com a água, por exemplo.

Continuação de um bom trabalho,

Beijinhos,
Márcia Santos


De carolina-dias a 17 de Dezembro de 2013 às 13:00
Olá Márcia :)

Obrigada pelo teu comentário e pelo facto de teres gostado do mesmo.
Relativamente à tua questão sobre a temática "Direito das crianças", a mesma foi realizada apenas pelas crianças. Apesar de não ter havido a participação da família, as crianças fizeram questão de mostrar a família que desenharam mas, também, a família dos amigos aos pais e avós, entre outros.
O painel estava afixado no corredor da instituição, sendo que todos tinham acesso ao mesmo. As crianças estavam distribuidas ao longo do painel e tinham que desenhar a família nas molduras criadas por nós.
Na atividade que envolveu os recursos da caixa de areia, água, etc., o nosso intuito também era esse, uma vez que as crianças não têm contacto com estes recursos no dia-a-dia.

Beijinho,
Carolina e Catarina


De danielafferreira a 12 de Dezembro de 2013 às 15:12
Olá Carolina e Catarina :)

Gostei do vosso post, pois dão a conhecer o que têm feito no vosso contexto. Isto é, referem os temas que têm abordado e quais as atividades que realizaram em cada tema.
Ao ler o vosso post houve alguns aspetos que me chamaram a atenção. Quando referem que “(…) estas consistiram num momento de relaxamento, na realização de um circuito com três áreas de jogo e caminhada pelas ruas de Verdemilho”, gostaria de saber quais foram as três áreas de jogo?
Quando dizem que “das atividades realizadas destacamos a modelagem do brinquedo preferido”, gostaria que explicassem melhor esta atividade. O brinquedo preferido de cada criança ou do grupo de crianças?
A vossa atividade de livre iniciativa no exterior é interessante, pois as crianças podem explorar diferentes recursos livremente. Muitas vezes, as crianças não têm a oportunidade de brincar livremente com os recursos que vocês referem, como caixa de areia, água.


Beijinhos,
Daniela Ferreira


De carolina-dias a 17 de Dezembro de 2013 às 13:11
Olá Daniela :)

Obrigada pelo teu comentário.
Relativamente à tua primeira questão, na primeira área de jogo as crianças tinham que atirar uma bola contra uns cones que estavam expostos mais à frente, por forma a derrubá-los. O objetivo deste exercício era observármos e trabalhármos a noção óculo-manual. Quanto à segunda área de jogo, a mesma consistia em saltar com um pé por cima de alguns arcos, sendo que por exemplo nos arcos com a cor verde só podiam saltar com o pé direito e, nos arcos com a cor azul só podiam saltar com o pé esquerdo. O objetivo deste exercício era observármos e trabalhármos a lateralidade. Por fim, na última área de jogo, as crianças tinham que saltar dentro de um saco, tinham que executar a posição do avião e tinham que passar por cima de uma linha marcada com fita-cola branca. O objetivo deste exercício era observármos e trabalhármos o equilíbrio das crianças.
Na atividade do brinquedo preferido, cada criança realizou o seu, ficando exposto junto ao painel onde desenharam a família. Incidimos no brinquedo preferido, pois as crianças todos os dias fazem questão de trazer um brinquedo de casa e falar sobre ele ao resto da turma. Ao deparármo-nos que as crianças tinham este gosto quisémo-lo aprofundar, trabalhando desta forma.

Beijinho,
Carolina e Catarina


De joanaazevedo a 12 de Dezembro de 2013 às 18:15
Olá Carolina e Catarina :)

Gostei do vosso post, pois dão-nos a conhecer algumas das atividades que desenvolveram durante as vossas intervenções com as crianças.
É bom saber que vocês, juntamente com a educadora da sala envolveram as crianças com a natureza e com o exercício físico. É de salientar que as crianças ao terem contato com a Natureza aprendem muito e sobre muitos aspetos, como por exemplo, sobre plantas, animais e árvores.
Vocês numa parte do vosso post referem que houve a “ realização de um painel com as famílias das crianças”, gostaria de saber mais especificamente qual o papel das famílias na elaboração deste painel. O que fizeram?

Beijinhos,
Joana Ferreira


De carolina-dias a 17 de Dezembro de 2013 às 13:16
Olá Joana :)

Obrigada pelo teu comentário.
Sendo que estamos num meio rural-urbano quisémos ficar a conhecer melhor Verdemilho. Nada melhor que uma caminhada para explorar esta freguesia, juntamente com as crianças e a educadora. Durante a caminhada, como tu referiste, observámos campos agrícolas, tratores, diversas árvores de fruto, ecopontos, entre outros. Tiveram, também, a oportunidade de brincar no parque-infantil, saindo assim da rotina.
Relativamente à tua questão, sugerimos-te que leias o comentário que efetuámos à Márcia. Se mesmo assim tiveres alguma dúvida, não exites em perguntar.

beijinho,
Carolina e Catarina


De ssd a 12 de Dezembro de 2013 às 19:53
Boa noite meninas,

algum dos temas que referiram fazem parte do vosso projeto de intervenção?
Penso que estes temas sejam muito pertinentes, uma vez que, é importante que as crianças tomem conhecimento do quão é importante o exercício físico e o contacto com a natureza, para que possam crescer com a consciência do que é bom para terem uma vida saudável. Os direitos das crianças é também uma temática interessante para ser trabalhada, sendo que estes direitos foram criados para elas e são elas as principais interessadas, pelo que é importante lhes darem a conhecer quais os seus direitos.
Quando referem que todas as semanas se reúnem para tratar de questões como "o grupo de crianças", a que se referem? Todas as semanas trabalham com grupos diferentes de crianças? Nunca desenvolvem atividades para todo o grupo?

Beijinho e continuação de um bom trabalho!

Sabrina Duarte


De carolina-dias a 17 de Dezembro de 2013 às 13:22
Olá Sabrina :)

Obrigada pelo teu comentário.
Relativamente à tua primeira pergunta, apesar destas atividades não fazerem parte do nosso projeto de intervenção, através das atividades planeadas conseguimos observar e tirar dados que nos ajudam no relatório de estágio de cada uma.
Quanto à última questão, pensamos que te referes a isto "Estes temas surgiram em diálogo entre as minhas estagiárias e a educadora desta sala, pois todas as semanas têm uma reunião em que abordam, não só o que têm de planificar, como também o grupo de crianças, algum problema que surja, entre outros assuntos", se for, quando dizemos o grupo de crianças estamos a falar das 24 crianças. Pois todas as semanas reunimo-nos com a educadora para falar de todas as crianças. Foi nesse intuito que dissemos essa expressão. Esperamos que te tenhamos esclarecido.

beijinho,
Carolina e Catarina


De marisaasilva a 13 de Dezembro de 2013 às 15:19
Olá meninas :)
Como sabem não devemos ter muitas dúvidas, uma vez que vamos acompanhado as vivências de cada díade :)
Gostei muito das vossas atividades, uma vez que tentam atender aos interesses do grupo.
No 1.º semestre tivemos oportunidade de realizar algumas das mesmas estratégias. Também fizemos algumas caminhadas pelas ruas da Quinta do Picado, convidando também as famílias das crianças a nos acompanharem. Com isto possibilitávamos, não só a perceção da importância do exercício físico para o bem estar, como tentávamos envolver a família e a comunidade.
Sempre que o tempo permitia, disponibilizávamos diversos materiais no espaço exterior: caixa de água, cartões, tecidos, rolos, fios, mangas de plástico, caixas e paletes para construções, permitindo a livre exploração das crianças. Através destas estratégias, as crianças conseguem desenvolver a autonomia, livre iniciativa e a resolução de problemas, uma vez que o educador tem apenas o papel de incentivar e questionar, de forma a suscitar novas explorações.
São estratégias mais trabalhosas, que não se resumem apenas a planificação de acordo com os interesses dos educador, mas exigem a refleção e ação de forma a envolver todas as crianças para a mobilização de diversas competências.
Com isto, sentimos um grupo de crianças muito mais felizes e motivadas para irem ao jardim de infância. Apesar de serem grupos diferentes, sentem que acontece o mesmo no vosso contexto?

Continuação de bom trabalho e boa festa de Natal! ;)
Beijinho,
Marisa


De carolina-dias a 17 de Dezembro de 2013 às 13:35
Olá Marisa :)

Obrigada pelo teu comentário :)
A vossa ideia de integrar a família na caminhada é interessante, não tínhamos pensado nisso, talvez porque não iríamos ter muita adesão dado o horário em que se realizou.Vocês tiveram muitas famílias a participar?
A segunda atividade que falaste, também, se proporcionou porque estava bom tempo, senão seria mais difícil de pô-la em prática. Os nossos objetivos com esta atividade, também eram os mesmo que os vossos, nomeadamente de desenvolver a autonomia, a livre iniciativa e a resolução de problemas. Pensamos que conseguimos atingir estes objetivos, ainda que tenha sido só por um dia.
Por fim, sentimos o mesmo que vocês sentiram. Isto evidenciou-se através dos sorrisos das crianças estampado nas caras.

beijinho,
Carolina e Catarina


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post