Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2013
Temática do projeto
Olá meninas.

Hoje venho partilhar convosco o tema do meu projeto.
O meu trabalho insere-se no âmbito do seminário temático sobre a diversidade linguística e cultural e desenvolvimento da comunicação e expressão.

Desta forma optei por escolher um tema que fosse ao encontro dos meus interesses e que estivesse relacionado com a temática geral do seminário, pelo que acabei por me centrar no ensino da poesia. Esta temática foi escolhida com a convicção de que o texto poético desperta o interesse das crianças, através de todos os elementos formais que o caraterizam, desde a regularidade do ritmo, da musicalidade, da sonoridade e das figuras de estilo. Assim, com este tema conseguimos desenvolver nas crianças a comunicação e a expressão. Neste caso mais específico, do texto poético, focar-me-ei mais na expressão, a partir da função expressiva da linguagem existente neste tipo de género literário.

O meu trabalho de investigação, tem o intuito de sensibilizar as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico para a diversidade linguística e cultura, como forma de aprofundar conhecimentos sobre o ensino da poesia. Neste sentido, a questão de investigação que me orientará todo o trabalho é: De que forma atividades de sensibilização à diversidade linguística contribuem para o ensino da poesia, em crianças do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico?

Para melhor responder a esta questão procurei encontrar alguns pressupostos teóricos que me ajudassem a preparar um melhor projeto para desenvolver com as crianças.

Assim em relação à sensibilização da diversidade linguística é importante não esquecermos que na era da globalização os indivíduos estão cada vez mais em contacto com outras culturas diferentes. Neste sentido, a educação deverá preocupar-se com questões relacionadas com a preservação do vasto leque de línguas e culturas existentes no mundo atual de forma a assegurar a sua diversidade. Deste modo, segundo Marques (2010), “Importa, pois, consciencializar os alunos desde cedo para a importância de respeitar o Outro e a diversidade, sem contudo perderem a sua raiz identitária” (p. 47).

Para o ensino da poesia, Jean (1989), indica que a poesia não tem a função de apenas comunicar, mas “pode contribuir para ajudar o psiquismo a equilibrar-se e o imaginário a construir e a equilibrar os seus domínios”. Ainda de acordo com o mesmo autor, este defende que a poesia na sala de aula deve ser abordada através da leitura e da escrita, em simultâneo, pois “qualquer atividade poética destinada às crianças e aos adolescentes é dupla: a poesia lê-se, diz-se e escreve-se. A relação entre as práticas de leitura e as práticas de escrita é indivisível, dialética” (p. 12).

Deste modo foi importante perceber qual a importância da educação para a diversidade linguística e cultural nos primeiros anos de escolaridade e como esta pode ser um instrumento para o ensino da poesia.


O que acham do meu tema? Também têm a mesma convicção que eu perante o texto poético?



Beijinhos e continuação de bom trabalho

Ana Vivas



Referências Bibliográficas

Marques, C. (2010). Educação para a Era Planetária: Diversidade Linguística e Cultural. Dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro, Departamento de Didática e Tecnologia Educativa.

Jean, G. (1989). Na Escola da Poesia. (M. Carvalho, Trad.) Lisboa: Horizontes Pedagógicos.
tags:

publicado por ana-vivas às 10:55

3

De marciaandreia a 12 de Dezembro de 2013 às 13:38
Olá Ana Vivas :)

Antes de mais parabéns pela temática escolhida, penso que é um tema interessante e que os alunos devem ter grande interesse. E tal como referiste no post e eu concordo plenamente, o texto poético não é só um texto, é uma forma de desenvolver o imaginário das crianças.
Agora tenho duas questões para te colocar, como estabeleceste a relação entre a diversidade linguística e cultural com o texto poético? Que atividades desenvolveste para sensibilizar as crianças para o diferentes, para o respeito pelo outro?

Continuação de um bom trabalho!

Beijinhos,
Márcia Santos


De ssd a 12 de Dezembro de 2013 às 19:34
Boa noite Ana,

gostei muito de ler o teu post, uma vez que como tua colega de díade pude presenciar todo este percurso, desde da tua escolha para o teu relatório de estágio, até à implementação do projeto, que pude desenvolver contigo, uma vez que achamos por bem ter um projeto em comum.
Relativamente ao ensino da poesia, penso que seja uma mais-valia para as crianças. Conforme Moreira (2012) o texto poético "é uma dimensão da linguagem com o poder da imaginação e de criatividade" (p. 24). Assim sendo, e fazendo uma retrospetiva de todo o nosso projeto, esta afirmação faz todo o sentido, pois por exemplo, quando as crianças tiveram de realizar um poema sobre as línguas, puderam dar asas à sua imaginação e criatividade, e tivemos ótimos resultados e poemas lindíssimos de crianças tão novas. A poesia é então um tipo de texto que permite despertar nas pessoas tudo o que há de bom!

Beijinho,

Sabrina Duarte.

Referências bibliográficas:

Moreira, S. (2012). Escrever textos poéticos e sensibilizar à diversidade linguística. Relatório de Estágio em Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Universidade de Aveiro: Departamento de Educação.



De ana-resende a 13 de Dezembro de 2013 às 15:53
Olá Ana :)

Gostei de ler o teu post, pois dás-nos a conhecer a temática do teu relatório de estágio.

Começando por responder às tuas questões, considero que o teu tema é muito interessante e importante para ser trabalhado com as crianças, pois como a Márcia diz, o texto poético permite ás crianças entrarem no mundo da imaginação. O autor Gourevitch (n.d), relativamente ao universo poético infantil, foca três fatores que considera que são constantes, nomeadamente a originalidade da expressão das emoções, a originalidade da expressão do mundo e integração do mundo imaginário no real. Quando a criança aprecia o modo como as palavras dão vida a tudo o que nomeiam; o respeito pelo código linguístico ou a sua subversão são caminhos que ela explora a seu belo prazer. (referido por Veloso, n.d, p.48).
Segundo Georges Jean (1995), a poesia desde a infância, na escola, pode ajudar a viver mas também a sobreviver, e a acreditar que o futuro existe, apesar de tudo! (referido por Veloso, n.d, p. 51)
Referes que o tema que escolheste foi ao encontro dos teus interesses, mas gostava de saber se tiveste em consideração também os interesses das crianças?
Conseguiste recolher dados suficientes para responder à tua questão? A que conclusão chegaste?
Em que te baseias para afirmares: "Deste modo foi importante perceber qual a importância da educação para a diversidade linguística e cultural nos primeiros anos de escolaridade e como esta pode ser um instrumento para o ensino da poesia".

Continuação de um bom trabalho,
Ana Resende

Referência bibliográfica:
Veloso, R. (n.d). Eu poético na construção da infância. Escola superior de educação de Paula Frassinetti.


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post