Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2013
Projeto de Intervenção "À descoberta do Mundo"

 

 

Olá caro grupo!

Neste post queremos apresentar o nosso projeto de intervenção relativo à unidade curricular de Seminário de Intervenção Educacional A2 (SIEA2), tendo como temas fulcrais a Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural (SDLC) e a Educação para a Cidadania/ Direito à Comunicação (EC/DC).

A nossa prática pedagógica durante as intervenções semanais de responsabilidade individual (última fase) está totalmente envolvida no projeto de intervenção que estamos a desenvolver, não sendo esquecidos os interesses e motivações das crianças, pois todo este projeto é organizado consoante as ideias delas, ideias essas que foram discutidas entre todos na primeira semana de desenvolvimento do projeto.

O nosso trabalho de projeto é constituído por cinco semanas (três sessões em cada semana). Em cada semana é explorado/trabalhado um país diferente (Egito, Brasil, França e Guiné-Bissau), sendo que estes quatro países estão relacionados com o grupo de trabalho. As atividades realizadas em cada semana de intervenção são idênticas para todos os países tendo como atividades a exploração dos costumes e gastronomia de uma forma específica; trabalho de pesquisa realizado pelas crianças de forma a perceberem qual a realidade desse país para posteriormente construir a maquete com os conhecimentos adquiridos com a visualização dos vídeos e imagens; dança típica executada com acessórios caraterísticos da cultura e atividade linguística. No entanto, existe uma atividade (realizada sempre à terça feira de manhã) que não é comum no trabalho realizado, como exemplos temos:

- Egito: os diferentes percursos de Portugal até ao Egito; que transportes utilizar;

- Brasil: os animais em vias de extinção e as causas da sua extinção;

- França: as diferenças/semelhanças entre os jardins-de-infância (Portugal) e école maternelle (França);

- Guiné-Bissau: em desenvolvimento.

Para avaliação dos resultados do nosso projeto temos como instrumentos de recolha de dados a videogravação, notas de campo e grelha de avaliação das atividades preenchida por cada elemento do grande grupo com o auxílio da díade e entrevistas que irão ser feitas às crianças na última semana de projeto de intervenção (próxima semana).

 

 

Beijinhos e continuação de um bom trabalho :)

 

Gisela Silva e Inês Alves 



publicado por ines-luciana às 19:55

15

De marisaasilva a 9 de Dezembro de 2013 às 22:29
Olá meninas :)

Deixem-me começar por dizer que gostei do vosso projeto e da forma como o abordam. Apesar de não estar ligada a estes temas considero que são importantes, uma vez que permitem às crianças ter a consciência da existência de outras línguas, o contacto com outros costumes e tradições,...
Gostei também do facto de terem atendido aos interesses das crianças e planear o vosso projeto de acordo com estas ideias. É importante que as crianças se sintam ouvidas e pertencentes àquele contexto, tendo também um papel ativo nas suas aprendizagens, não se limitando a executar aquilo que foi pensado pelo educador e, muitas vezes sem envolvimento de ambas as partes. Face a isto sentiram que tinham um grupo motivado para estas atividades? E que iam ao encontro do que as crianças pretendiam?
Queria também saber como foram realizadas estas sessões. Em grande grupo? Caso contrário, como escolheram os alunos que iriam participar nas sessões?
Nas sessões havia o contacto com as diversas línguas, para além das pesquisas realizadas pelas crianças?

Continuação de bom trabalho para esta reta final :)

Beijinhos,
Marisa


De ines-luciana a 10 de Dezembro de 2013 às 12:58
Olá Marisa : )

Obrigada pelos teus comentários em relação ao nosso projeto.
Sendo este projeto construído essencialmente por eles é normal que a sua motivação seja ainda maior. Temos como exemplo disso, o facto de inicialmente estarem organizados grupos específicos para cada país (cada um deles com cinco elementos), mas deparamo-nos com uma grande motivação por parte de outros elementos o que fez com que nós organizássemos diferentes grupinhos ficando responsáveis por diferentes atividades. Esta motivação e interesse sem dúvida que surgiu durante estas semanas pelo simples facto de estas crianças perceberem que eram as suas ideias a ser desenvolvidas.
Em relação à realização das sessões todo o grupo participa pelo menos em duas atividades, as outras duas são feitas por grupinhos de quatro/cinco crianças. Os grupos são constituídos por crianças que se mostram entusiasmadas, um dos grupos é o “tal” específico do país e o outro são elas que pedem para trabalhar.
Nas sessões nós damos-lhes a conhecer um pouco da língua, dizendo lhes algumas palavras e expressões de cada país.


Continuação de um bom trabalho : )
Beijinhos,
Gisela Silva e Inês Alves


De samantacaleiro a 11 de Dezembro de 2013 às 23:32
Olá meninas :)
Adorei ler o vosso comentário. Acho que são objetivas e claras e pegam nas questões de uma forma profundo. Penso que o mais importante é as crianças serem parte ativa do processo e vocês não deixaram isso de parte. As crianças têm vez e voz e dessa forma encontram-se mais implicadas nas atividades. Gostaria de saber, que não fiquei a perceber muito bem, se os grupos após trabalharem o seu país apresentam ou não o que fizeram aos restantes colegas.
Beijinho,
Samanta :)


De ines-luciana a 23 de Dezembro de 2013 às 03:03
Olá Samanta : )

Obrigada pelo teu comentário.
Respondendo à tua questão, todos os grupos no final de cada dia apresentavam ao resto do grupo os trabalhos realizados. Esta prática é fulcral no processo deste projeto, pois é o momento de partilha dos saberes adquiridos sobre cada país.

Beijinhos,
Gisela Silva e Inês Alves : )


De marciaandreia a 12 de Dezembro de 2013 às 14:50
Olá Inês e Gisela :)

Antes de mais muitos parabéns pelo desenvolvimento no vosso projeto e pelas temáticas que escolheram trabalhar. :)
Dado que todas as atividades do vosso projeto foram acordadas com as crianças como foi planear atividades de uma semana para a outra, tentando sempre ir ao encontro dos interesses e gostos das crianças?
Por fim, vocês durante o poste referiram que "em cada semana é explorado/trabalhado um país diferente (Egito, Brasil, França e Guiné-Bissau), sendo que estes quatro países estão relacionados com o grupo de trabalho", a minha questão é, como é que os países estão relacionados com o vosso grupo de trabalho? Tiveram algum critério para a escolha destes quatro países?

Continuação de um bom trabalho!

Beijinhos,
Márcia Santos


De ines-luciana a 23 de Dezembro de 2013 às 03:07
Olá Márcia Santos : )

Obrigada pelo teu comentário.
Em relação à tua primeira questão, foi um pouco complicado e cansativo planificar tantas atividades de uma semana para a outra, pois era muito trabalho a fazer, pouco tempo e muito em que pensar pois íamos sempre ao encontro dos interesses do grande grupo.
A seleção dos países foi feita consoante as crianças com familiares/amigos de outros países, sendo esta escolha uma motivação para a prática deste trabalho por projeto.

Beijinhos,
Gisela Silva e Inês Alves


De danielafferreira a 12 de Dezembro de 2013 às 16:20
Olá Gisela e Inês :)

Gostei do vosso post, pois dão a conhecer, de uma forma simples, os vossos projetos e quais as atividades que fizeram.
Tal como referem, devemos ir de encontro aos interesses das crianças, sendo que assim estas vão estar mais motivadas e implicadas nas atividades que estão a realizar.
Tal como a Márcia, fiquei com a mesma dúvida. Quando referem que “em cada semana é explorado/trabalhado um país diferente (Egito, Brasil, França e Guiné-Bissau), sendo que estes quatro países estão relacionados com o grupo de trabalho”, gostaria de saber como é que os quatro países estão relacionados com o grupo de trabalho?
As vossas atividades são interessantes, pois assim as crianças ficaram a conhecer melhor os quatro países. Todas as crianças participaram em todas as atividades? Se não, como geriram as crianças que não participaram nas atividades do vosso projeto?


Beijinhos,
Daniela Ferreira


De ines-luciana a 23 de Dezembro de 2013 às 03:13
Olá Daniela Ferreira : )

Obrigada pelo teu comentário.
Como já respondemos anteriormente, a seleção dos países foi feita consoante as crianças com familiares/amigos de outros países, sendo esta escolha uma motivação para a prática deste trabalho por projeto.
Inicialmente estava responsável pela pesquisa/execução de tarefas um grupo específico por cada país (cinco elementos cada um), mas com o decorrer das sessões/semanas a implicação das crianças era muito o que fez com que todas as crianças que quisessem participar podiam-no fazer. Em relação às crianças que não queria participar era-lhes permitido selecionar no placar de atividades a área que queriam.

Beijinhos,
Gisela Silva e Inês Alves


De ssd a 12 de Dezembro de 2013 às 19:07
Boa noite meninas,

parabéns pelo vosso projeto, pois pelo que percebi tiveram sempre em consideração os interesses e motivações das crianças. Pelo que me recordo, da vossa apresentação do projeto, vocês teriam de planificar as vossas sessões de semana para semana, uma vez que, como já referi tinham em conta o que as crianças mais preferiam. Essa estratégia acabou por se manter? Se assim foi, dou-vos os parabéns, sendo que não é fácil planificar as atividades e prepará-las com tão pouco tempo de antecedência.
Quando referem "Em cada semana é explorado/trabalhado um país diferente (Egito, Brasil, França e Guiné-Bissau), sendo que estes quatro países estão relacionados com o grupo de trabalho", que motivos foram esses que vos levou a escolher estes países?
E por quantas crianças é constituído este grupo?
Que critérios usaram para selecioná-las?

Beijinho e continuação de um bom trabalho!

Sabrina Duarte




De ines-luciana a 23 de Dezembro de 2013 às 03:22
Olá Sabrina : )

Obrigada pelo teu comentário.
Respondendo à tua primeira questão, a estratégia utilizada acabou por se manter, ou seja, planificar de semana para semana consoante os interesses e motivações das crianças.
Como já respondemos anteriormente, a seleção dos países foi feita consoante as crianças com familiares/amigos oriundos de outros países, sendo esta escolha uma motivação para a prática deste trabalho por projeto.
Os grupos de trabalho são constituídos por cinco elementos, mas com o decorrer das sessões/semanas a implicação das crianças era tanta, que fez com que todas as crianças que quisessem participar o pudessem fazer.

Beijinhos,
Gisela Silva e Inês Alves


De joanaazevedo a 12 de Dezembro de 2013 às 19:58
Olá Gisela e Inês :)

Gostei do vosso post, pois dão-nos a conhecer de uma forma clara em que consiste o vosso projeto de intervenção.
Achei interessante proporcionarem às crianças um trabalho de pesquisa, envolvendo-as na construção do seu próprio conhecimento, fazendo assim com estas estejam mais implicadas.
Por fim, gostaria de saber como é que as crianças reagiram ao vosso projeto.



Beijinhos,
Joana Ferreira


De ines-luciana a 23 de Dezembro de 2013 às 03:25
Olá Joana : )

Obrigada pelo teu comentário.
Na última semana do trabalho por projeto realizamos uma entrevistas a todas as crianças do grupo. Essa entrevista consistia em abordar todas as atividades realizadas no decorrer do projeto, para assim termos um feedback destas em relação a tudo o que foi feito. As respostas foram todas bastante positivas e se pudessem todas gostavam de continuar com este projeto.

Beijinhos,
Gisela Silva e Inês Alves


De ana-resende a 13 de Dezembro de 2013 às 16:06
Olá meninas :)

Obrigada por partilharem este post, uma vez que apresentam a temática do vosso relatório de estágio, bem como as atividades desenvolvidas, que a meu ver são muito interessantes.
Neste sentido, gostava de saber como é que surgiu o tema? Foram vocês que escolheram ou foi uma sugestão da vossa orientadora?
Como já referiram, acho muito importante atenderem às ideias das crianças e, a partir daí, desenvolverem as atividades, pois as crianças ficam muito mais implicadas e interessadas naquilo que estão a fazer. Sentiram isso?
Gostava de saber como é que as crianças reagiram ao vosso projeto? Quais eram os vossos objetivos para com as atividades desenvolvidas? Conseguiram atingir esses objetivos? Mudavam alguma coisa? O quê?

Continuação de um bom trabalho,
Ana resende


De raquel-dias a 22 de Dezembro de 2013 às 20:40
Olá meninas,

Estão de parabéns. Uma vez que tinha que planificar de uma semana para a outro, de acordo com os interesses das crianças, conseguiram obter resultados com êxito.
Através das reuniões de PPS A2 pude acompanhar o vosso trabalho e considero que foram sempre evoluindo. Algo que saliento no vosso projeto de intervenção didático são as maquetes, que mostram o culminar de todo o trabalho.

Beijinho,
Raquel Dias


De ines-luciana a 23 de Dezembro de 2013 às 03:27
Olá Raquel : )

Obrigada pelo teu comentário e especialmente pelo teu apoio e animo ao longo desta prática pedagógica : )

Beijinhos,
Gisela Silva e Inês Alves


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post