Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2013
Boa noite meninas.
Hoje vimos partilhar convosco a nossa participação no projeto Bilingue que está a ser desenvolvido no contexto onde estamos a realizar a nossa prática pedagógica.
O projeto consiste na implementação do inglês nas aulas de estudo do meio, ou seja, os conteúdos programados para estudo do meio são dados em inglês.
No início da nossa prática sentimo-nos receosas uma vez que não dominamos este língua. Mas ao longo das nossas intervenções, os nossos receios foram desaparecendo pois tivemos sempre o apoio da nossa professora cooperante e da professora de inglês, que acompanha os alunos 1 hora por semana.
As nossas intervenções nas aulas de inglês consistiam na revisão da aula dada no dia anterior pela professora de inglês, que por vezes nos fornecia alguns materiais para a nossa aula.
Neste momento, ao refletirmos sobre o nosso percurso neste projeto, conseguimos perceber que este foi para nós uma mais-valia, visto que este implicava um estudo sobre os conteúdos que íamos apresentar. Deste modo, acabamos por relembrar algumas aprendizagens que fomos esquecendo com o decorrer do tempo.
No nosso ponto de vista este projeto apresenta algumas desvantagens. Uma delas prende-se com o facto de a nossa professora cooperante ter de dar 6 horas semanais de inglês mesmo não tendo formação nesta área. Outra desvantagem que identificamos corresponde à sobreposição de horários. Este projeto acaba por ocupar todas as horas programadas para a área das expressões, ou seja, as crianças não têm oportunidade de se desenvolverem nesta área. Por último, achamos que os conteúdos de estudo do meio deveriam de ser primeiro transmitidos em português e só depois em inglês. Contudo o projeto prevê que os conteúdos sejam dados apenas em inglês.
Relativamente às vantagens, para os alunos este projeto é positivo, na medida em que estes podem contactar com uma nova língua que será essencial para o seu futuro.
O que acham deste projeto? Concordam com as vantagens e desvantagens que identificamos?
Têm algum projeto deste género no vosso contexto? Participam em algum projeto?
Beijinhos e continuação de bom trabalho
Ana Vivas e Sabrina Duarte