Terça-feira, 15 de Novembro de 2011
Passada a primeira etapa da unidade curricular em que se procurou fazer uma análise dos conceitos subjacentes (que poderá/deverá ser aprofundada), como sugerido no seu início do semestre (ver aqui), vamos tentar explorar este espaço para partilhar e refletir sobre as atividades de Prática Pedagógica (PP) dos diferentes grupos. Possibilita-se assim o acompanhamento das atividades da PP mais largado e concorre-se para a atividade reflexiva solicitada no portefólio da PP.
Tendo em conta o acima referido de forma tentativa, os objetivos da comunidade são:
1. Promover a troca de experiências no que respeita às atividades em desenvolvimento na PP, bem como a partilha de estratégias e materiais didáticos. A título de exemplo, na aula passada, foi sugerido que a abordagem ao sistema reprodutor (no 1º CEB), partisse de perguntas dos alunos, formuladas anonimamente;
2. Discutir as dificuldades com que se vão defrontando na PP. Da interação na sala de aula, parece que uma das dificuldades passa por atender às necessidades específicas dos alunos, nomeadamente dos alunos com Necessidade Educativas Especiais. Em que medida se trata de uma dificuldade sentida por todos?
3. Facilitar a interajuda tendo em vista procurar ultrapassar as dificuldades acima referidas (pelo menos algumas espera-se!!!);
Acordou-se realizar o trabalho a distância, apesar de todas as terças (das 18h00 às 17h30) estar no meu gabinete, comprometendo-se os grupos a todas as semanas introduzir pelo menos uma mensagem e reagir às mensagens dos colegas.
Deixarei uma nova mensagem com uma proposta de categorias de análise da interação, que até ao momento tem sido reduzida.
Bom trabalho!
publicado por
mjoao às 19:02

