Olá meninas :)
O nosso projeto de intervenção referente à unidade curricular de Seminário de Intervenção Educacional A2 (SIEA2), teve como auxílio a criação da atividade “À descoberta de Portugal”, sendo uma maneira das crianças partirem do país onde vivem (Portugal) e também surgiu a partir do interesse das crianças em conhecer melhor Portugal, para o mundo (conhecer países de diferentes continentes). As atividades “À Descoberta de Portugal” e “ À Descoberta do Mundo” foram realizadas uma vez que os temas fundamentais deste projeto são a Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural (SDLC) e a Educação para a Cidadania/ Direito à Comunicação (EC/DC).
Nas atividades relacionadas com o projeto “ À Descoberta de Portugal”, inicialmente foi explorado com o grupo o mapa de Portugal e as cidades que eles já conheciam (de ouvir falar / ter visitado). Posteriormente foram abordadas quatro cidades de Portugal, nomeadamente Porto (por ser uma cidade bastante conhecida e pertencer ao Norte – Litoral), Guarda (pelas diferenças atmosféricas e pertencer ao Interior), Lisboa (por ser uma cidade bastante conhecida e por ser a capital) e por fim Faro (por pertencer ao sul). Também surgiu o interesse por parte das crianças em abordar a cidade de Aveiro (cidade onde residem) e a vila de Baião (interesse por parte de umas das crianças- familiares).
Dentro de cada cidade foram abordadas as seguintes categorias:
- Gastronomia típica;
- Fruta típica;
- Doçaria típica;
- Casas típicas;
- Estádios de futebol;
- Rios / Pontes;
- Monumentos históricos.
Através destas categorias e da exploração das imagens, foram realizados jogos que permitiram avaliar os conhecimentos adquiridos, por exemplo a mistura das imagens de cada categoria tendo as crianças que fazer a ligação imagem- cidade/vila.
Após essa avaliação dos conteúdos, as crianças com o auxílio da educadora, organizaram toda a informação numa tabela sendo assim melhor a sua visualização, sendo iniciado depois o projeto de intervenção “À Descoberta do Mundo”.
Beijinhos e continuação de um bom trabalho:)
Gisela Silva e Inês Alves