Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2013
Projetos "À descoberta de Portugal" e "À descoberta do Mundo"

 

 Olá meninas  :)

O nosso projeto de intervenção referente à unidade curricular de Seminário de Intervenção Educacional A2 (SIEA2), teve como auxílio a criação da atividade “À descoberta de Portugal”, sendo uma maneira das crianças partirem do país onde vivem (Portugal) e também surgiu a partir do interesse das crianças em conhecer melhor Portugal, para o mundo (conhecer países de diferentes continentes). As atividades “À Descoberta de Portugal” e “ À Descoberta do Mundo” foram realizadas uma vez que os temas fundamentais deste projeto são a Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural (SDLC) e a Educação para a Cidadania/ Direito à Comunicação (EC/DC).

Nas atividades relacionadas com o projeto “ À Descoberta de Portugal”, inicialmente foi explorado com o  grupo o mapa de Portugal e as cidades que eles já conheciam (de ouvir falar / ter visitado). Posteriormente foram abordadas quatro cidades de Portugal, nomeadamente Porto (por ser uma cidade bastante conhecida e pertencer ao Norte – Litoral), Guarda (pelas diferenças atmosféricas e pertencer ao Interior), Lisboa (por ser uma cidade bastante conhecida e por ser a capital) e por fim Faro (por pertencer ao sul). Também surgiu o interesse por parte das crianças em abordar a cidade de Aveiro (cidade onde residem) e a vila de Baião (interesse por parte de umas das crianças- familiares).

Dentro de cada cidade foram abordadas as seguintes categorias:

- Gastronomia típica;

- Fruta típica;

- Doçaria típica;

- Casas típicas;

- Estádios de futebol;

- Rios / Pontes;

- Monumentos históricos.

 

Através destas categorias e da exploração das imagens, foram realizados jogos que permitiram avaliar os conhecimentos adquiridos, por exemplo a mistura das imagens de cada categoria tendo as crianças que fazer a ligação imagem- cidade/vila.

Após essa avaliação dos conteúdos, as crianças com o auxílio da educadora, organizaram toda a informação numa tabela sendo assim melhor a sua visualização, sendo iniciado depois o projeto de intervenção “À Descoberta do Mundo”.

 

 

Beijinhos e continuação de um bom trabalho:)

Gisela Silva e Inês Alves



publicado por ines-luciana às 19:52

De ssd a 9 de Dezembro de 2013 às 22:28
Boa noite meninas...

Acho muito interessante trabalharem este tema já no pré-escolar... Grande parte das vezes estes são temas apenas abordados no 1.º ciclo. No entanto, se os temas forem trabalhados conforme a faixa etária das crianças, isto só será uma mais-valia para elas e permite prepará-las para a próximo nível de ensino.
Pelo que percebi a atividade "À descoberta de Portugal" foi o ponto de partida para o vosso projeto, que se intitula de "À descoberta do mundo". O projeto é comum às duas? As sessões são realizadas pelas duas,ou cada uma de vós tem as próprias sessões?
O facto de partirem do interesses das crianças é uma boa estratégia, uma vez que as crianças deste modo se motivam e implicam na realização das atividades com mais facilidade.
Todas as crianças participaram no projeto, ou trabalharam apenas com um grupo em específico?

Beijinho e continuação de um bom trabalho!

Sabrina Duarte


De ines-luciana a 10 de Dezembro de 2013 às 13:09
Olá Sabrina Duarte : )
Obrigada pelos teus comentários em relação ao nosso projeto.
O projeto “À descoberta de Portugal” foi visto tanto para nós como para as crianças como ponto de partida deste projeto de intervenção. Em resposta à tua primeira questão, sim temos um projeto em comum, onde as sessões são realizadas pelas duas (continuamos com o esquema da prática pedagógica com intervenções semanais de responsabilidade individual), sendo esta uma forma de não nos centrarmos apenas na temática de cada uma, abrangendo uma maior bagagem de conhecimentos, e também uma maneira de nos ajudarmos mutuamente.
Em relação à realização das sessões todo o grupo participa pelo menos em duas atividades, as outras duas são feitas por grupinhos de quatro/cinco crianças. Os grupos são constituídos por crianças que se mostram entusiasmadas, um dos grupos é o “tal” específico do país e o outro são elas que pedem para trabalhar.


Continuação de um bom trabalho : )
Beijinhos,
Gisela Silva e Inês Alves


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários