Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2013
A minha reflexão intermédia

Olá meninas : )

Venho-vos apresentar alguns dos aspetos que referi e refleti ao longo deste tempo de intervenção e que fazem parte da minha reflexão intermédia.

A primeira fase é uma mais-valia para que a fase de intervenção (fase seguintes) corra bem, pois esta primeira fase é de integração e adaptação, tanto para nós (díade) como para todas as crianças.

Na segunda fase (fase de intervenções intencionalizadas) iniciámos a realização das planificações, ao qual decidimos executá-las em conjunto, uma vez que a nosso ver é bastante importante como trabalho colaborativo. Este trabalho de equipa só nos traz vantagens, existe a troca de ideias, a interajuda, o render do tempo e assim conseguimos organizar todas as tarefas da melhor forma para ambas.

No que diz respeito às planificações/atividades, trabalhamos muito em torno do conhecimento do mundo, o que não implica que não se abordem as outras áreas de conteúdo, muito pelo contrário, temos como objetivo relacionar todas as áreas existindo assim interdisciplinaridade e que as atividades sejam contextualizadas e não surjam sem sentido.

Ao longo destas nove semanas de intervenção, como era de esperar, já consigo refletir sobre o meu percurso, desde as planificações às atividades realizadas, como da forma como decorrem os momentos em sala, a minha postura, a minha relação com as crianças como à gestão do tempo dispensado para cada momento e cada atividade. Todo este processo de reflexão ajuda-nos a melhorar como “educadoras”, uma vez que conseguimos identificar os aspetos positivos, os negativos, os que devemos melhorar, as estratégias adotadas …

Em relação às intervenções, é verdade que inicialmente ia muito receosa, mas ao mesmo tempo com vontade de trabalhar e mostrar que escolhi o curso certo. Todo o receio e nervosismo eram provocados pelos resultados que obtive na minha primeira prática (1º Ciclo do Ensino Básico). No entanto, ao longo desta intervenção (Pré-escolar) senti que todos esses estados menos bons para uma boa intervenção iam diminuindo e assim foi possível criar uma postura mais segura e confiante (não querendo dizer que não tenho lacunas como “educadora”, sei perfeitamente que tenho de continuar a trabalhar para melhorar a cada dia que passa). Sem dúvida, que a firmeza é um aspeto que nós devemos ter sempre em consideração, transmitindo o respeito pelo grupo, para que este consiga transmitir o mesmo.

Um aspeto que na minha opinião foi melhorado, tanto por mim pela minha parte como pela minha colega de díade, foi o cumprimento de horários. Inicialmente, passávamos imenso tempo na manta, o que fazia com que as crianças ficassem impacientes e acabavam por se desconcentrar e perturbar pelo “aborrecimento” que sentiam.

Na minha opinião o trabalho de díade é muito vantajoso e gratificante, uma vez que existe a interajuda. O facto de eu e a Gisela Silva planificarmos juntas e apoiarmo-nos mutuamente é fulcral para uma boa prática e sobretudo para ultrapassar momentos menos bons e que nos prejudicam emocionalmente; é sem dúvida uma ajuda. O trabalho com a orientadora cooperante também é essencial para a nossa evolução, tanto na sala como no em “trabalho de casa”, ela é muito presente, ajuda-nos dá-nos o feedback das nossas planificações e intervenções, se tivermos dúvidas é bastante esclarecedora dando-nos sempre que necessário ideias para tornar as atividades mais interessantes.

 

Beijinhos e continuação de um bom trabalho :)

Inês Alves



publicado por ines-luciana às 11:54

De baptista a 9 de Dezembro de 2013 às 18:50
Olá Inês :)

Os aspetos que referes e sobre os quais refletiste são aspetos importantes e que nos permitem desenvolver enquanto futura educadoras e professoras, mas certamente também nos ajudarão enquanto pessoas.

Concordo contigo quando referes a primeira fase como sendo uma mais-valia, uma vez que é o período de observação que nos permite conhecer as crianças individualmente e as crianças enquanto grupo, os seus interesses, as rotinas e as dinâmicas do grupo e da sala, bem como o próprio contexto. posteriormente todos estes aspetos serão depois mobilizados para as intervenções.

No entanto, gostaria de saber se no período de observação pudeste interagir com o grupo de crianças.

No que diz respeito às intervenções e ao receio que referes, no início julgo que isso é um sentimento comum a muitas de nós, pois estamos perante um contexto novo, a vivenciar uma experiência nova e queremos fazer, como se costuma dizer “tudo bem à primeira”. De facto, nem sempre é possível fazermos tudo bem “à primeira”, até porque ainda estamos a aprender com esta experiência. Não sei se concordarás comigo.

Continuação de bom estágio, embora esteja prestes a terminar :)

Beijinho.

Sandra Baptista.


De ines-luciana a 9 de Dezembro de 2013 às 20:04
Olá Sandra Baptista : )

Em relação à tua questão a resposta é afirmativa, uma vez que desde o início tive a oportunidade de interagir com as crianças, ajudando-as tantos nas suas rotinas como durante a realização das atividades planificadas pela orientadora cooperante e as crianças.
Esta prática sem dúvida que é uma mais-valia para todas nós apesar de todo o trabalho que nos possa dar, mas com esforço e dedicação tudo se consegue.


Obrigada e continuação de um bom trabalho para ti também : )
Beijinhos
Inês Alves



Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários