Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2013
Olá meninas :)
Esperamos que o vosso estágio esteja a correr bem.
Hoje vimos partilhar neste post um aspeto que consideramos importante discutir e saber a vossa opinião.
O 1.º Ciclo do Ensino Básico sofreu algumas alterações no horário escolar. Todavia, esta alteração pode variar de agrupamento para agrupamento.
Relativamente ao nosso contexto o horário escolar no ano letivo anterior era das 09h00 ao 12h00 e das 13h30 ás 15h30, havendo um intervalo na parte da manhã.
Este ano letivo o horário sofreu uma alteração na parte da tarde, isto é, os alunos passaram a ter mais 30 minutos de aulas. Assim, as aulas no nosso contexto terminam ás 16h00. O que acham desta alteração de horário?
Na nossa sala verificamos que os alunos ainda não se adaptaram ao novo horário, sendo que a partir, aproximadamente, das 15h30 os alunos começam a ficar irrequietos, distraindo-se mais facilmente. Como estão dentro de uma sala durante muito tempo, começa a haver mais barulho, pois os alunos começam a conversar uns com os outros.
Na nossa opinião, esta alteração de horário não faz muito sentido, uma vez que os alunos estão muito tempo dentro de uma sala.
Para resolver um pouco esta situação, pensamos que uma das formas seria haver um intervalo para que as crianças pudessem espairecer e brincar, pois assim seria mais produtivo e os alunos conseguiriam aprender melhor.
É importante que os alunos tenham um tempo para brincar, pois “o ser que brinca e joga é também um ser que age, sente, pensa, aprende e se desenvolve intelectual e socialmente (Waldirléia Cabrera e Rosana Salvi, 2005, citado por Fialho et. al, 2009, p.116). Ao brincar os alunos desenvolvem-se e ao mesmo tempo recuperam a “força” para uma nova parte da aula.
E no vosso contexto, houve alteração no horário relativamente ao ano letivo anterior?
Se sim, como reagem os vossos alunos a esta alteração? Reagem como os nossos alunos?
Continuação de bom estágio.
Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira
Referência bibliográfica:
Fialho, A., Nídio, A., Andrade, A., Magalhães, A., Batalha, A. P., Pereira, B., et al. (2009). (Re)Aprender a Brincar - Da Especificidade à Diversidade. Ponte Delgada: Universidade dos Açores.
Olá meninas:)
A conhecer os alunos com quem estão a trabalhar diria que têm em mãos uma tarefa nada fácil, ou seja, mantê-los implicados nas atividades até que chegue a hora da saída.
A meu ver, não serão uns 30 minutos muito produtivos a menos que se consigam arranjar atividades em que todos os alunos se sintam implicados a realizá-las.
Mas, uma vez que esses 30 minutos a mais, relativamente ao ano letivo transato, já foram implementados resta-vos arranjar estratégias para que eles fiquem atentos e façam o que é pretendido. Acho que um pequeno intervalo a meio da tarde vos ajudaria.
Procurem averiguar temas que eles gostavam de ver abordados e tirem um pouco do final do tempo da tarde para trabalhar esses temas. Desta forma, eles podem sentir-se mais motivados e assim consequentemente, ficarem mais calmos.
Desejo-vos boa sorte :)
Continuação de um bom trabalho.
Beijinho,
Vânia Castro
Olá meninas :)
Estou a realizar a minha prática pedagógica em contexto de educação de infância, assim sendo não assisti a nenhuma alteração de horário.
Contudo, compreendo que os alunos a partir de uma certa hora já começam a ficar inquietos e que o seu rendimento não é o mesmo.
Concordo plenamente com o que vocês disseram de haver um intervalo para que as crianças pudessem espairecer e brincar, pois assim ficariam mais focados e implicados nas atividades.
Obrigada pela partilha.
Continuação de um bom trabalho.
Beijinho
Gisela Silva
Olá meninas :)
Agradeço a vossa explicação e aproveito para acrescentar algumas coisas que vão ao encontro do que a Márcia disse.
Acredito que as crianças se encontrem mais irrequietas da parte da tarde mas penso que não é por essa meia hora que fará a diferença, ou melhor, como a Márcia disse há que adequar as estratégias aos momentos. Assim, penso que o professor poderá arranjar estratégias que vão ao encontro das crianças e que estas se encontrem implicadas. Penso que a forma como é feito o horário também tem isso em conta, pelo menos na sala em que me encontro a estagiar. Por exemplo, segunda de manhã os alunos vêm mais agitados, com algumas regras esquecidas e por esse motivo a hora da biblioteca ao primeiro tempo ajuda a retomar às atividades. No final dos dias estão inseridas as áreas das expressões, oferta complementar e português. As duas primeiras áreas não remetem para os conteúdos como as outras e assim é possível promover atividades mais lúdicas que façam com que as crianças não se apercebam do tempo a passar. Posso constatar isto uma vez que ponho em prática nas minhas intervenções e penso que quanto mais tempo houvesse mais os alunos queriam ficar.
Beijinho,
Samanta
Comentar post