Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2013
Alteração do horário do 1.º CEB

Olá meninas :)

 

 Esperamos que o vosso estágio esteja a correr bem.

 Hoje vimos partilhar neste post um aspeto que consideramos importante discutir e saber a vossa opinião.

 O 1.º Ciclo do Ensino Básico sofreu algumas alterações no horário escolar. Todavia, esta alteração pode variar de agrupamento para agrupamento.

Relativamente ao nosso contexto o horário escolar no ano letivo anterior era das 09h00 ao 12h00 e das 13h30 ás 15h30, havendo um intervalo na parte da manhã.

Este ano letivo o horário sofreu uma alteração na parte da tarde, isto é, os alunos passaram a ter mais 30 minutos de aulas. Assim, as aulas no nosso contexto terminam ás 16h00. O que acham desta alteração de horário?

Na nossa sala verificamos que os alunos ainda não se adaptaram ao novo horário, sendo que a partir, aproximadamente, das 15h30 os alunos começam a ficar irrequietos, distraindo-se mais facilmente. Como estão dentro de uma sala durante muito tempo, começa a haver mais barulho, pois os alunos começam a conversar uns com os outros.

Na nossa opinião, esta alteração de horário não faz muito sentido, uma vez que os alunos estão muito tempo dentro de uma sala.

Para resolver um pouco esta situação, pensamos que uma das formas seria haver um intervalo para que as crianças pudessem espairecer e brincar, pois assim seria mais produtivo e os alunos conseguiriam aprender melhor.

É importante que os alunos tenham um tempo para brincar, pois “o ser que brinca e joga é também um ser que age, sente, pensa, aprende e se desenvolve intelectual e socialmente (Waldirléia Cabrera e Rosana Salvi, 2005, citado por Fialho et. al, 2009, p.116). Ao brincar os alunos desenvolvem-se e ao mesmo tempo recuperam a “força” para uma nova parte da aula.

E no vosso contexto, houve alteração no horário relativamente ao ano letivo anterior?

Se sim, como reagem os vossos alunos a esta alteração? Reagem como os nossos alunos?

 

 

Continuação de bom estágio.

Beijinhos,

Daniela Ferreira e Joana Ferreira

 

 

 

Referência bibliográfica:

Fialho, A., Nídio, A., Andrade, A., Magalhães, A., Batalha, A. P., Pereira, B., et al. (2009). (Re)Aprender a Brincar - Da Especificidade à Diversidade. Ponte Delgada: Universidade dos Açores.

 

 

 

 

 


tags: , ,

publicado por danielafferreira às 21:37

26

De vaniacastro a 8 de Dezembro de 2013 às 15:27
Olá meninas:)
A conhecer os alunos com quem estão a trabalhar diria que têm em mãos uma tarefa nada fácil, ou seja, mantê-los implicados nas atividades até que chegue a hora da saída.
A meu ver, não serão uns 30 minutos muito produtivos a menos que se consigam arranjar atividades em que todos os alunos se sintam implicados a realizá-las.
Mas, uma vez que esses 30 minutos a mais, relativamente ao ano letivo transato, já foram implementados resta-vos arranjar estratégias para que eles fiquem atentos e façam o que é pretendido. Acho que um pequeno intervalo a meio da tarde vos ajudaria.
Procurem averiguar temas que eles gostavam de ver abordados e tirem um pouco do final do tempo da tarde para trabalhar esses temas. Desta forma, eles podem sentir-se mais motivados e assim consequentemente, ficarem mais calmos.
Desejo-vos boa sorte :)
Continuação de um bom trabalho.
Beijinho,
Vânia Castro


De giselaasilva a 11 de Dezembro de 2013 às 19:53
Olá meninas :)

Estou a realizar a minha prática pedagógica em contexto de educação de infância, assim sendo não assisti a nenhuma alteração de horário.
Contudo, compreendo que os alunos a partir de uma certa hora já começam a ficar inquietos e que o seu rendimento não é o mesmo.
Concordo plenamente com o que vocês disseram de haver um intervalo para que as crianças pudessem espairecer e brincar, pois assim ficariam mais focados e implicados nas atividades.

Obrigada pela partilha.
Continuação de um bom trabalho.
Beijinho
Gisela Silva


De samantacaleiro a 11 de Dezembro de 2013 às 20:51
Olá meninas :)
Agradeço a vossa explicação e aproveito para acrescentar algumas coisas que vão ao encontro do que a Márcia disse.
Acredito que as crianças se encontrem mais irrequietas da parte da tarde mas penso que não é por essa meia hora que fará a diferença, ou melhor, como a Márcia disse há que adequar as estratégias aos momentos. Assim, penso que o professor poderá arranjar estratégias que vão ao encontro das crianças e que estas se encontrem implicadas. Penso que a forma como é feito o horário também tem isso em conta, pelo menos na sala em que me encontro a estagiar. Por exemplo, segunda de manhã os alunos vêm mais agitados, com algumas regras esquecidas e por esse motivo a hora da biblioteca ao primeiro tempo ajuda a retomar às atividades. No final dos dias estão inseridas as áreas das expressões, oferta complementar e português. As duas primeiras áreas não remetem para os conteúdos como as outras e assim é possível promover atividades mais lúdicas que façam com que as crianças não se apercebam do tempo a passar. Posso constatar isto uma vez que ponho em prática nas minhas intervenções e penso que quanto mais tempo houvesse mais os alunos queriam ficar.

Beijinho,
Samanta


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post