Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2013
Hummm... Salada de fruta
Olá meninas :)

Com este post vimos partilhar umas das atividades que desenvolvemos com os nossos alunos…
Numa das nossas intervenções fizemos, a partir de uma ficha de exercícios de matemática, uma salada de fruta com os alunos.
Nessa ficha colocamos uma receita de uma salada de fruta e a partir dessa receita era pedido aos alunos que respondessem a várias questões. Essa receita estava enquadrada num enunciado e era a base para resolver as respetivas questões. É fundamental que a receita esteja contextualizada num problema, pois assim torna-se mais fácil a compreensão por parte dos alunos.
Nesta ficha de exercícios trabalhamos a leitura de números por extenso, classes e ordens, a operação adição, o dobro e as horas.
Depois dos alunos resolverem os exercícios elaboramos a nossa receita da salada de fruta, escrevendo-a no quadro com a ajuda dos alunos.
De seguida, confecionamos a salada de fruta, onde os alunos ajudaram a descascar e a partir as frutas. Por fim, foi distribuído um copo com fruta a cada aluno.
Concluímos que a partir de uma receita podemos trabalhar diversas áreas. Isto é, com a receita podemos não só trabalhar matemática como também português (texto instrucional).
Os alunos gostaram desta atividade, uma vez que não se ficou só pela ficha de exercícios mas puderam confecionar a sua salada de fruta.
O que acham desta atividade?


Continuação de bom trabalho.
Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira
tags: , ,

publicado por joanaazevedo às 16:55

16

De mrmo a 4 de Dezembro de 2013 às 23:21
Olá meninas :)

Considero que exploravam bem a receita, pois trabalharam a partir dela a leitura de números por extenso, classes e ordens, a operação adição, o dobro e as horas. Ou seja, não se ficaram só por levar uma receita e confecioná-la.

Gostaria que me esclarecessem uma coisa: Vocês aproveitaram uma receita de uma salada de fruta para trabalhar exercícios de matemática. No entanto, não foi essa receita que confecionaram, pois não? O que vocês fizeram foi explorar uma receita para que depois as crianças elaborassem a sua própria receita, é isso?

Relativamente a quando dizem “ De seguida, confecionamos a salada de fruta, onde os alunos ajudaram a descascar e a partir as frutas”, queria saber como é que organizaram as crianças Ou seja, como é que fizeram a distribuição das crianças para que umas descascassem e outras partissem as frutas.

Continuação de um bom trabalho !
Beijinho
Márcia Oliveira


De joanaazevedo a 7 de Dezembro de 2013 às 16:01
Olá Márcia :)

A receita da ficha de exercícios não foi a confecionada, uma vez que a quantidade de ingredientes colocada nessa receita era elevada.
O que fizemos foi explorar essa receita e depois ajustamos a quantidade de ingredientes à turma, alterando também alguns ingredientes.
Respondendo à tua última questão, um grupo de alunos ficou responsável por contar a quantidade de cada peça de fruta, de forma a registar no quadro a nossa receita. Ao mesmo tempo, dois outros grupos descascavam e partiam as frutas. Depois outros alunos ficaram responsáveis por distribuir a salada de fruta pelos seus colegas.

Continuação de bom trabalho.

Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira


De baptista a 5 de Dezembro de 2013 às 11:12
Olá meninas :)

Considero interessante a vossa atividade, em primeiro lugar, porque a partir de uma receita trabalharam quer a Língua Portuguesa quer a Matemática. No entanto, a partir da Matemática trabalharam vários conteúdos e isso é importante pois, estão a mostrar aos que a partir de várias atividades podem trabalhar esta área de conteúdo em questão.

Para além disto, também é interessante, uma vez que vocês não se limitaram a expor os conteúdos, mas sim a envolver os alunos na aprendizagem desses mesmos conteúdos.

De facto, foi uma atividade onde os alunos estiveram ativamente envolvidos e certamente que isso teve alguma influência na implicação dos mesmos.

Contudo, gostaria de saber: todos os alunos ajudaram a descascar e a partir as frutas? Se não, o que ficou a fazer esse(s) aluno(s) enquanto os outros descascavam e partiam as frutas?

Continuação de bom trabalho.

Beijinho.

Sandra Baptista.


De joanaazevedo a 7 de Dezembro de 2013 às 16:07
Olá Sandra :)

Relativamente ás tuas questões, podes ir ver à resposta que demos ao comentário da Márcia.


Continuação de bom trabalho.

Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira



De carolina-dias a 5 de Dezembro de 2013 às 23:54
Olá meninas :)

mas que post saboroso :p
adorei a ideia que tiveram em, através da salada de fruta, trabalhar várias questões relacionadas com a matemática e, ainda, o texto instrucional relacionado com o português. Sentem que conseguiram, através desta atividade, atingir todos os objetivos que pretendiam? Como é que as crianças se sentiram?
A criatividade em ensinar as crianças é uma mais-valia que um professor deve ter, para que não seja um ensino expositivo, sem que os alunos não intervenham. Através deste post, parece-me que conseguiram contrariar esta questão e serem bastante criativas :) parabéns!
Uma atividade, na minha opinião, bastante interessante, produtiva e que enche a barriga :)

Continuação de bom trabalho :)

Beijinho, Carolina.


De joanaazevedo a 7 de Dezembro de 2013 às 16:13
Olá Carolina :)

Com esta atividade trabalhamos sobretudo a matemática, mas os alunos também tiveram contacto com o texto instrucional.
Sim, atingimos todos os objetivos que pretendíamos.
Os alunos estavam envolvidos na atividade e entusiasmados. Os alunos gostaram da atividade, principalmente a elaboração da salada de fruta.

Continuação de bom estágio.

Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira


De marisaasilva a 6 de Dezembro de 2013 às 10:32
Olá gémeas :)
Também gostei muito desta atividade, uma vez que conseguem explorar os conteúdos propostos de uma forma mais lúdica e, estou certa, de que mais prazerosa, tanto para os alunos, como para vocês. Acho que é neste tipo de estratégias que devemos tentar nos focar. Para que não seja o ensino "transmissivo", onde os alunos têm apenas um papel passivo na aprendizagem.
Como sentiram os alunos nesta atividade? E durante a realização das fichas? Também eles preferem este tipo de atividades?
Para além das competências trabalhadas, ainda sabe melhor comer o resultado das mesmas :)

Beijinhos e continuação de bom trabalho.
Marisa


De danielafferreira a 7 de Dezembro de 2013 às 16:28
Olá Marisa :)

Como tu disseste é este tipo de estratégias que devemos utilizar, pois é uma mais-valia para os alunos.
Como escrevemos no comentário de resposta à Carolina, os alunos estavam envolvidos, entusiasmados e gostaram da atividade.
Os alunos na sua maioria adoram matemática, no entanto, estão mais implicados se houver uma parte mais prática.
Os alunos preferem este tipo de atividades, uma vez que não é só a realização de uma ficha mas também existe uma parte mais prática, onde podem colocar a "mão na massa".

Continuação de bom trabalho.

Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira


De imgt a 6 de Dezembro de 2013 às 11:52
Olá meninas
Achei a vossa atividade muito interessante.
No semestre passado também realizamos uma receita de salame com a qual foi trabalhada a matemática também. Mais propriamente, a metade e o dobro.
No meu ponto de vista os alunos ficam mais motivados com estas atividades, tem a altura em que têm de trabalhar e de seguida têm uma parte mais lúdica.
Parabéns pelo sucesso da atividade.
Continuação de bom trabalho.
Beijinhos
Ivete Teixeira


De ana-resende a 6 de Dezembro de 2013 às 19:35
Olá meninas :)

Obrigada por partilharem connosco esta atividade, pois é uma atividade muito interessante e lúdica, pois permite que os alunos aprendam matemática e, também português, pondo as "mãos na massa".
Assim, conseguiram proporcionar aos alunos uma aula diferente, uma aula mais prática, que permite aos mesmos perceberem melhor o que estão a aprender. Verificaram isso?
Considero que o professor ao adotar atividades mais lúdicas para as crianças, permite que estas estejam mais implicadas e interessadas naquilo que estão a aprender e, consequentemente contribui para o seu sucesso académico.
Segundo, Bettelheim (n.d), as atividades lúdicas são instrumentos da criação da identidade pessoal, na medida em que elas, nessa perspetiva, estabelecem uma ponte entre a realidade interior e a realidade exterior. Esse é o lado construtivo das atividades lúdicas. (referido por Luckesi, n.d). Ou seja, com as atividades lúdicas as crianças acabam por perceber melhor as novas aprendizagens, conseguindo, muitas das vezes, contrariar as noções erradas que tinham sobre determinado assunto.

Continuação de um bom trabalho,
Ana Resende

Referência bibliográfica:
Luckesi, C. (n.d). Ludicidade e Atividades Lúdicas:
uma abordagem a partir da experiência interna.


De danielafferreira a 7 de Dezembro de 2013 às 18:35
Olá Ana :)

Com esta atividade trabalhamos sobretudo a matemática mas os alunos também tiveram contacto com o texto instrucional.
Sim, os nossos alunos estavam envolvidos na atividade, aprendendo assim melhor.
Concordamos contigo, nós devemos fazer com os alunos atividades mais lúdicas, pois assim conseguimos que estes estejam mais implicados e, por conseguinte, aprendam melhor.


Continuação de bom trabalho :)
Beijinhos,
Daniela Ferreira e Joana Ferreira


De andreiacsilva a 7 de Dezembro de 2013 às 12:36
Olá meninas :)

Achei muito interessante esta atividade que proporcionaram às crianças e de o fazerem de forma integrada com as diferentes áreas. Considero que se deve procurar privilegiar construção articulada das aprendizagens, numa abordagem integrada das diferentes áreas.
Além disso, vocês referem que as crianças estiveram envolvidas na atividade, desenvolvendo as suas aprendizagens, ao contrário do tipo de ensino com que muitas vezes nos deparamos no nosso dia-a-dia - o ensino transmissivo - que se caracteriza por uma transmissão de conteúdos, no qual a criança apresenta um papel passivo, recetor de informação e aprende por memorização (Cachapuz, Praia e Jorge, 2002). Sendo que, na maioria das vezes, as crianças decoram o que lhes é transmitido e não compreendem.

Continuação de um bom trabalho :)

Andreia Silva

Referência Bibliográfica
Cachapuz, A.; Praia, J. & Jorge, M. (2002). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências.


De ssd a 8 de Dezembro de 2013 às 12:10
Bom dia meninas,

gostei muito da vossa atividade, pois como referem permitiu que trabalhassem a interdisciplinariedade, o que permite que haja uma correspondência entre as várias áreas e facilita a compreensão das crianças. Através da utilização de situações do dia-a-dia, as crianças têm oportunidade de experimentarem, como o caso da salada de fruta.
Assim como vocês, também já realizei com as crianças uma atividade com fruta, que consistiu na criação de uma espetada.
Através desta atividade, para além de celebrar o Dia da Alimentação e de transmitir a importância de uma alimentação saudável, também pude trabalhar questões da matemática, como as sequências e as estimativas. Cada criança teve de realizar o projeto da sua espetada, respeitando uma determinada sequência. Posteriormente, também tiveram de estimar em quantos pedaços se poderiam cortar cada peça de fruta.

Beijinho e continuação de um bom trabalho!

Sabrina Duarte


De joanaazevedo a 14 de Dezembro de 2013 às 00:00
Olá Sabrina,

É interessante o facto de a partir de uma espetada de fruta conseguires trabalhar as sequências e as estimativas.
Ao ler o teu comentário surgiu-nos esta dúvida. Tu deste uma sequência às crianças e elas tinham que construir uma espetada de acordo com a sequência dada?

Beijinhos,
Joana Ferreira e Daniela Ferreira


De vaniacastro a 8 de Dezembro de 2013 às 15:33
Olá meninas :)
Penso que fizeram uma boa exploração da receita que tinham em mãos.
Por um lado puderam trabalhar várias áreas como mencionaram mas também, com recurso à receita trabalharam essas áreas de forma lúdica. O que na minha perspetiva é uma mais valia para que os alunos percebam melhor e de forma mais rápida determinada temática.
Penso que estão no bom caminho :)
Continuação de um bom trabalho.
Beijinho,
Vânia Castro


De giselaasilva a 10 de Dezembro de 2013 às 18:43
Olá meninas :)
Achei muito interessante e apelativa a vossa atividade.
Na minha opinião é muito bom realizar atividades mais práticas para não ser só teoria, pois os alunos a partir de um certo momento já começam a ficar impacientes e desconcentrados. Com a realização de atividades mais práticas os alunos ficam mais motivados.
Parabéns pela atividade.


Continuação de um bom trabalho.
Beijinhos
Gisela Silva


Comentar post

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post