Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2013
O meu projeto

 Olá meninas :)

Hoje venho-vos dar a conhecer o meu projeto, foi implementado numa sala do pré-escolar e realizado por crianças entre os 4 e os 5 anos.

O meu projeto tem como tema provérbio e matemática e estava dividido em 5 sessões.

Ao longo destas sessões foram vários os conceitos que foram trabalhados, tanto relacionado com os provérbios como com a matemática.

Inicialmente, numa primeira sessão, fizemos uma dramatização do provérbio " A união faz a força". Esta dramatização consistia no tradicional jogo da corda. Enquanto que de um lado da corda estavam 5 crianças, do outro lado apenas estava uma. Desta forma pretendia-se iniciar o contacto das crianças com os provérbios. Foi dada a sua definição (adaptada à faixa etária das crianças), ensinamos o provérbio cujo tinha feito a sua dramatização e pedimos às criaças que no dia seguinte trouxessem um provérbio. Provérbios estes que foram analisados na segunda sessão.

Na terceira sessão demos inicio à matemática. Levá-mos cinco provérbios em que haviam números e as crianças tinham de identificar o que estes tinham em comum (os números), a partir daí trabalhamos o sentido de número, as crianças tinham de identificar vários números representados de diversas formas e por último realizaram uma ficha sobre os números.

Na quarta e quinta sessão trabalhamos a adição e a subtração com as barras cuisinaire. Iniciámos sempre as sessões com provérbios que eram o nosso ponto de partida para as restantes atividades, "descodificavamos" o que o provérbio queria dizer, pois assim era mais fácil a sua compreensão por parte das crianças.

Explicamos as crianças o que eram as contas de somar e subtrair e com as barras cuisinaire trabalhamos estas mesmas operações.

Na adição, as crianças através das barras tinham de compor uma conta cujo resultado fosse 6, enquanto que na subtração, eu dava a conta e elas tinham de chegar ao resultado.

O projeto foi implementado com sucesso e atingidos os objetivos definidos.

Como correu o vosso projeto? Atingiram os objetivos definidos?

Mudariam alguma coisa nas sessões que realizaram?

Continuação de bom trabalho.

bjinhos para todas

Ivete Teixeira



publicado por imgt às 15:48

De carolina-dias a 6 de Dezembro de 2013 às 00:44
Ola Ivete,

obrigada pela partilha do que realizaste para o teu relatório de estágio.
Estive a ler todos os comentários das colegas e penso que as questões formuladas pelas mesmas são pertinentes e eram algumas que, após ter lido o teu post, também suscitaram dúvidas. Desta forma, de maneira a não estar a repetir-me perguntando o mesmo, aproveito para felicitar-te sobre o teu projeto. Não deve ser fácil trabalhar questões como o provérbio e a matemática interligados e, ainda para mais, com crianças tão pequenas.
Relativamente às tuas questões, no geral penso que correu bem. Não era obrigatório realizarmos atividades relacionadas com a nossa temática, mas quisemos realizar 4 atividades que incidissem mais sobre o tema, por forma a também termos uma observação mais focalizada nas questões da autoestima e das competências sociais. Penso que conseguimos atingir os nossos objetivos uma vez que, como estamos a realizar estudos de caso, as crianças evoluíram desde o início até agora nas questões que queríamos observar. Nas atividades que realizámos o que mudávamos apenas é a realização das atividades com as crianças que estamos a analisar e não em grande grupo. Em grande grupo a agitação instalou-se e a atividade demorava mais tempo.
E tu? Não mudavas nada nas tuas sessões?

Continuação de bom trabalho :)

Beijinho, Carolina.


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários