Blog da UC de Gestão de Comunidades de Aprendizagem online
pesquisar neste blog
posts recentes

Balanço final do trabalho por projeto

Balanço do Projeto de Intervenção

Balanço Geral

As decorações do Natal

Reflexão Intermédia

O Diário de Turma e o Conselho de Turma!

A importância do estágio supervisionado para a formação de professores

Alguma angústias e preocupações durante a prática pedagógica

Estratégias !

Momento de autonomia das crianças

arquivos

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

participar

participe neste blog

Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2013
O meu projeto

 Olá meninas :)

Hoje venho-vos dar a conhecer o meu projeto, foi implementado numa sala do pré-escolar e realizado por crianças entre os 4 e os 5 anos.

O meu projeto tem como tema provérbio e matemática e estava dividido em 5 sessões.

Ao longo destas sessões foram vários os conceitos que foram trabalhados, tanto relacionado com os provérbios como com a matemática.

Inicialmente, numa primeira sessão, fizemos uma dramatização do provérbio " A união faz a força". Esta dramatização consistia no tradicional jogo da corda. Enquanto que de um lado da corda estavam 5 crianças, do outro lado apenas estava uma. Desta forma pretendia-se iniciar o contacto das crianças com os provérbios. Foi dada a sua definição (adaptada à faixa etária das crianças), ensinamos o provérbio cujo tinha feito a sua dramatização e pedimos às criaças que no dia seguinte trouxessem um provérbio. Provérbios estes que foram analisados na segunda sessão.

Na terceira sessão demos inicio à matemática. Levá-mos cinco provérbios em que haviam números e as crianças tinham de identificar o que estes tinham em comum (os números), a partir daí trabalhamos o sentido de número, as crianças tinham de identificar vários números representados de diversas formas e por último realizaram uma ficha sobre os números.

Na quarta e quinta sessão trabalhamos a adição e a subtração com as barras cuisinaire. Iniciámos sempre as sessões com provérbios que eram o nosso ponto de partida para as restantes atividades, "descodificavamos" o que o provérbio queria dizer, pois assim era mais fácil a sua compreensão por parte das crianças.

Explicamos as crianças o que eram as contas de somar e subtrair e com as barras cuisinaire trabalhamos estas mesmas operações.

Na adição, as crianças através das barras tinham de compor uma conta cujo resultado fosse 6, enquanto que na subtração, eu dava a conta e elas tinham de chegar ao resultado.

O projeto foi implementado com sucesso e atingidos os objetivos definidos.

Como correu o vosso projeto? Atingiram os objetivos definidos?

Mudariam alguma coisa nas sessões que realizaram?

Continuação de bom trabalho.

bjinhos para todas

Ivete Teixeira



publicado por imgt às 15:48

De mrmo a 4 de Dezembro de 2013 às 23:01
Olá Ivete :)

Primeiramente gostaria de saber como foi organizado o desenvolvimento do projeto com o grupo de crianças com quem estás a implementá-lo. Ou seja, trabalhaste com todo o grupo de crianças ao longo do projeto ou se fizeste grupos para cada sessão, por exemplo.

Considero que quando referes “Iniciámos sempre as sessões com provérbios que eram o nosso ponto de partida para as restantes atividades, "descodificavamos" o que o provérbio queria dizer, pois assim era mais fácil a sua compreensão por parte das crianças”, mostras que tens o cuidado de tentar “descodificar”, como referes, o que estás a desenvolver para que todas as crianças compreendam o que está a ser trabalhado.

Gostaria de saber que evidências possuis que te levam a afirmar que o teu projeto de intervenção e de investigação foi implementado com sucesso e os objetivos definidos atingidos.

Continuação de bom trabalho!
Beijinho.
Márcia Oliveira


De imgt a 5 de Dezembro de 2013 às 09:26
Olá Márcia.
O projeto foi implementado com o grupo das crianças dos 5 anos e com duas de 4 anos.
As sessões eram realizadas na parte da tarde, enquanto os mais pequenos dormiam a sesta. Achámos que as atividades seriam um pouco complexas para as crianças dos 3 anos. Contudo, no final das sessões os mais velhos faziam um apanhado do que tinha sido trabalhado para os mais novos, exceto as sessões de matemática.
As evidências que possuo que me levam a afirmar que os objetivos definidos foram atingidos foi a forma com decorreram as sessões, que te permitem obter um feedback, e mais tarde a análise dos dados.
Continuação de bom trabalho.
bjs
Ivete Teixeira


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados



Email

Password


Este Blog tem comentários moderados


Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Dezembro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9

15
17
19

24
25
26
27
28

29
30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários